Duas apresentações da Orquestra de Câmara de Curitiba são as opções de música erudita para o fim de semana. O grupo apresenta-se com solo e direção musical do pianista Marco Antonio de Almeida A Orquestra de Câmara de Curitiba faz duas apresentações neste fim de semana com o pianista Marco Antonio de Almeida, paranaense radicado na Alemanha, onde tem se destacado como professor e concertista. No programa estão peças de Bach, Haydn e Mozart escritas para piano e orquestra. As apresentações acontecem na Capela Santa Maria – Espaço Cultural, nesta sexta-feira (15), às 20h, e sábado (16), às 18h30, com ingressos a R$ 10 e R$ 5 (mais um quilo de alimento não perecível). Premiado em concursos internacionais e reconhecido como um dos mais importantes intérpretes de Mozart, Marco Antonio de Almeida consolidou sua carreira internacional desde que se estabeleceu na Alemanha. Depois de trabalhar vários anos no Brasil com o pianista Gilberto Tinetti, Almeida completou seus estudos de pós-graduação na Escola Superior de Música de Hamburgo. Participou como concertista de diversos festivais europeus e gravou um CD com a Orquestra de Câmara Filarmônica de Berlim. O pianista dedica especial atenção à divulgação da música brasileira no exterior, gravando e incluindo em seu repertório composições de Villa-Lobos e Ernesto Nazareth. Mesmo vivendo na Alemanha, teve atuação em eventos musicais no Brasil. Foi o criador e diretor artístico do Festival de Música de Cascavel (1990 a 1994), diretor do Festival de Música de Londrina e professor do Festival de Inverno de Campos do Jordão. Atualmente é professor da Escola Superior de Música e Teatro de Hamburgo e da Universidade de Halle (Alemanha). Para as apresentações em Curitiba, Marco Antonio de Almeida escolheu três peças para piano e orquestra dos três maiores compositores da história da música. O Concerto em Fá Menor, de Johann Sebastian Bach (1685-1750), é uma das criações do compositor alemão caracterizada pela forte influência do estilo italiano. O Concerto em Ré Maior é o mais conhecido dos três que foram compostos para piano por Franz Joseph Haydn (1732-1809). Segundo o pianista, o que chama atenção nessa obra é sua linha melódica viva, suas nuances harmônicas e sua clara estrutura no sentido clássico da forma de concerto. Um dos movimentos faz referência à dança húngara. Dos três compositores, o que mais dedicou sua produção ao piano foi Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1750). São 102 composições escritas para esse instrumento. O Concerto em Lá Maior (KV 414), que será executado por Marco Antonio de Almeida, é um dos que dão início a uma série de 17 concertos vienenses, feitos exclusivamente para agradar o grande público de Viena. O próprio Mozart descreve-os como “obras fáceis de ouvir”. Ele disse, em carta a seu pai, que “os concertos são brilhantes e agradáveis para os ouvidos, sem cair no conservadorismo. Sem saber por que, os conhecedores e não conhecedores deverão sair dos concertos felizes”. Serviço: Apresentações da Orquestra de Câmara de Curitiba com o pianista Marco Antonio de Almeida. Datas e horários: 15 de agosto (sexta-feira), às 20h, e 16 de agosto de 2008 (sábado), às 18h30 Local: Capela Santa Maria – Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)
quarta-feira, 13 de agosto de 2008
Orquestra de Câmara faz concerto com o pianista Marco Antonio de Almeida
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