terça-feira, 12 de agosto de 2008

O ATENTADO






A HISTÓRIA DE UMA MULHER-BOMBA EM ISRAEL
SE CONFUNDE COM A REALIDADE

De Yasmina Khadra


Amin, cirurgião israelense de origem palestina, sempre se recusou a tomar partido nos conflitos que opõem seu povo de origem a seu povo de adoção e dedicou-se integralmente a seu trabalho e à esposa, que ama apaixonadamente. Até que um dia um kamikase se faz explodir dentro de um restaurante em Tel-Aviv e Amin é obrigado a reconhecer o corpo mutilado da bela Sihem, sua mulher, acusada de ser a mulher-bomba, a protagonista daquele cruel atentado suicida.

Uma cena comum nesta guerra, mas que revira o destino de Amin.Sentindo-se duplamente traído, ele começará uma investigação que o conduzirá ao coração do inferno e o colocará frente a uma situação que ele se recusava a enfrentar após tantos anos de vida na neutralidade. Yasmina Khadra consegue a grandeza de colocar em cena o trágico destino de judeus e palestinos em um texto empolgante, que prende o leitor da primeira à última página. Lançado na França, em setembro do ano passado, O ATENTADO foi indicado para o prêmio Goncourt e já recebeu o prêmio Découverte Figaro Magazine-Fouquet's.

“A trajetória de uma mulher palestina em direção ao terrorismo, uma descida aos infernos de uma cruel atualidade, O atentado, de Yasmina Khadra é, sem dúvida, um dos mais belos romances do ano e um dos mais impressionantes.”
Edmonde Charles-Roux da Academia Goncourt.

“Uma viagem iniciática ao coração do terrorismo que põe por terra todas as certezas. Entender e sensibilizar foram sempre as palavras-chaves deste escritor que nunca havia cumprido tão bem a missão para a qual foi designado.”
Alexandra Lemasson. Le Magazine Littéraire

EM TEMPO - Os romances de Yasmina Khadra (pseudônimo de Mohamed Moulessehoul), escritor argelino foram traduzidos em 14 países: Estados Unidos, Inglaterra, Espanha, Holanda, Alemanha, Suíça, Itália, entre outros. É considerado por J.M. Coetzee, Prêmio Nobel de Literatura 2003, como um dos maiores escritores da atualidade.



UM LANÇAMENTO DA

Nenhum comentário: