Tema: 1968
De 4 a 6 de agosto de 2008
Na Cinemateca de Curitiba
Promoção:
Universidade Tuiuti do Paraná/UTP
Cinemateca de Curitiba
Entrada franca
Dia 4, às 19h:
Palestra com a Professora Dra. Ana Maria Burmester - UFPR.
Às 21h:
BARRA 68 (Brasil, 2001). Duração 80’. Direção de Vladimir Carvalho. A luta de Darcy Ribeiro nos anos 60 para criar e implantar a Universidade de Brasília e as repetidas agressões sofridas pela UNB após já estar concluída, desde o golpe militar até os acontecimentos de 1968, quando foram detidos numa quadra de esportes cerca de 500 estudantes.
Dia 5, às 19h:
Palestra com o Professor José A. Vasconcelos – UTP/USP.
Às 21h:
OS ONZE DE CURITIBA, TODOS NÓS (BR/PR, 1995). Duração 50’. Direção de Valêncio Xavier. No ano de 1978 em Curitiba, um grupo de destacados intelectuais curitibanos, que combatiam a ditadura militar, é preso e humilhado, sob a acusação de “incutir” marxismo em crianças de uma conhecida escola infantil da cidade. Filme clássico do documentário paranaense.
Dia 6, às 19h:
Palestra com o Professor Dr. Marcos Napolitano – USP.
Às 21h:
HÉRCULES 56 (Brasil, 2007). Duração 94’. Direção de Silvio Da-Rin. Documentário. Na Semana da Independência, de 1969, o embaixador americano no Brasil, Charles Burke Elbrick, foi seqüestrado. Em sua troca foi exigida a divulgação de um manifesto revolucionário e a libertação de 15 presos políticos, que representam diversas tendências políticas que se opunham à ditadura militar. Banidos do território nacional e com nacionalidade cassada, eles são levados ao México no avião da FAB Hércules 56. Através de entrevistas com os sobreviventes, os fatos desta época são relembrados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário