Exercícios do Olhar – Conhecimento e visualidade
Carmen S. G. Aranha
Número de páginas: 112
Estudar os sentidos da criatividade humana e tentar mapeá-las são os grandes desafios aos quais se propõe Exercícios do olhar – Conhecimento e visualidade, lançamento de Editora Unesp em parceria com a Funarte, neste lançamento conjunto da Coleção Arte e Educação. A obra, escrita pela professora de artes Carmen S. G. Aranha, procura encontrar, por meio de análise e exemplos, certas correlações visuais nas obras de arte ao longo da história.
Ao desenvolver um trabalho de investigação empírica junto a professores de artes plásticas, Aranha constatou que a produção artística genuína é gerada quando ao aluno é proporcionada a liberdade criadora, que emerge da inspiração. Sem isso, os alunos mostram dificuldades em desenvolver a arte. O passo seguinte dos estudos foi buscar a raiz dessas dificuldades, o que levou a autora a observar a cultura como chave da questão que se apresentava. Considerando o olhar como síntese desta cultura, a obra analisa a criatividade plástica como uma das maneiras de codificação das relações culturais em materialidades características das artes visuais.
Após um estudo de caso de quatro anos, em que observou alunos de ensino Fundamental e Médio em visitas a exposições do Museu de Arte Contemporânea, Aranha desenvolveu seu trabalho buscando as relações estabelecidas entre o olhar e a produção artística exposta. As conclusões da pesquisa são apresentadas em Exercícios do Olhar e revelam que tal relação constitui as bases da organização do conhecimento do mundo. Os resultados obtidos apontam também para a idéia de criatividade como característica inerente ao homem.
Ao estudar organização do conhecimento visual, a autora busca ainda as mudanças essenciais provocadas na linguagem da arte ao longo da história. Para isso, a obra remonta ao barroco, com sua expressividade e profundidade no espaço bidimensional. Deste ponto, a autora analisa então as transformações da arte clássica em certas estruturas da arte moderna do século XX. Por fim, o livro se ocupa em mostrar as relações de passagem para as tensões características da arte atual.
Sobre a autora - Carmen S. G. Aranha é professora associada da Divisão Técnico-científica de Educação e Arte do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo desde 1993. Atuou no Ensino Fundamental e no Ensino Médio como professora de Artes Plásticas e História da Arte. Foi docente da Fundação Armando Álvares Penteado entre 1982 e 1993, na cadeira de Metodologia do Ensino para Professores de Arte.
Lançamento da Editora UNESP
Ao desenvolver um trabalho de investigação empírica junto a professores de artes plásticas, Aranha constatou que a produção artística genuína é gerada quando ao aluno é proporcionada a liberdade criadora, que emerge da inspiração. Sem isso, os alunos mostram dificuldades em desenvolver a arte. O passo seguinte dos estudos foi buscar a raiz dessas dificuldades, o que levou a autora a observar a cultura como chave da questão que se apresentava. Considerando o olhar como síntese desta cultura, a obra analisa a criatividade plástica como uma das maneiras de codificação das relações culturais em materialidades características das artes visuais.
Após um estudo de caso de quatro anos, em que observou alunos de ensino Fundamental e Médio em visitas a exposições do Museu de Arte Contemporânea, Aranha desenvolveu seu trabalho buscando as relações estabelecidas entre o olhar e a produção artística exposta. As conclusões da pesquisa são apresentadas em Exercícios do Olhar e revelam que tal relação constitui as bases da organização do conhecimento do mundo. Os resultados obtidos apontam também para a idéia de criatividade como característica inerente ao homem.
Ao estudar organização do conhecimento visual, a autora busca ainda as mudanças essenciais provocadas na linguagem da arte ao longo da história. Para isso, a obra remonta ao barroco, com sua expressividade e profundidade no espaço bidimensional. Deste ponto, a autora analisa então as transformações da arte clássica em certas estruturas da arte moderna do século XX. Por fim, o livro se ocupa em mostrar as relações de passagem para as tensões características da arte atual.
Sobre a autora - Carmen S. G. Aranha é professora associada da Divisão Técnico-científica de Educação e Arte do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo desde 1993. Atuou no Ensino Fundamental e no Ensino Médio como professora de Artes Plásticas e História da Arte. Foi docente da Fundação Armando Álvares Penteado entre 1982 e 1993, na cadeira de Metodologia do Ensino para Professores de Arte.
Lançamento da Editora UNESP
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