quinta-feira, 24 de maio de 2018

OFICINA DE CINEMA SUPER 8 ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS



As inscrições para a oficina “Tomada Única” estão abertas até 31 de maio e podem ser feitas pelo site www.curta8.com.br. O resultado será divulgado no dia 12 de junho. O evento faz parte do Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba que acontecerá, de 4 a 7 de outubro, no Teatro da CAIXA Cultural Curitiba


O “CURTA 8 – Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba” promove, nos dias 16 e 17 de junho de 2018, a sua oficina “Tomada Única”. Nela, além de tomarem conhecimento das técnicas de filmagem em super 8 – e da operação dos equipamentos –, os participantes selecionados receberão um cartucho de película e uma filmadora. Cada rolo de filme super 8 possui a duração de 3’20’’ (três minutos e 20 segundos), se o filme for gravado em 18 quadros por segundo. Após a oficina, os participantes terão duas semanas para produzir seus filmes – que devem ser totalmente captados e montados na câmera, para serem exibidos na mostra competitiva do Festival.

A oficina é gratuita e segue a proposta de captação em tomada única, a exemplo de eventos de super 8 que vêm conquistando o público em países da Europa, tais como França, Espanha, Suíça e Alemanha. Nesses festivais, são exibidos apenas filmes montados diretamente na câmera. Ao realizador é permitido utilizar qualquer efeito de manipulação fotográfica durante a exposição para criar as transições nos cortes. Contudo, é proibida qualquer edição posterior nas imagens captadas, o que exige planejamento prévio e conhecimento básico de fotografia de cinema.

O resultado é sempre uma surpresa, tanto para o público como para os produtores que assistem aos filmes pela primeira vez durante o festival. A sonorização também fica a critério dos próprios realizadores, que podem optar pela execução de um CD com trilha sonora ou realizar performances, dublagens, ou mesmo a execução ao vivo do som a partir de instrumentos tocados durante a exibição do filme.

As inscrições para a Oficina Tomada Única estão abertas até o dia 31 de maio, devendo ser feitas exclusivamente pelo site www.curta8.com.br. Os pretendentes devem apresentar o argumento do filme que desejam realizar. Ao longo dos últimos 13 anos, a Oficina já produziu mais de 150 filmes em super 8. Várias deles participaram de festivais internacionais de cinema, e muitos foram premiados.

O CURTA 8, que tem a promoção da Lei de Incentivo à Cultura de Curitiba e o incentivo da Caixa Econômica Federal, acontecerá de 4 a 7 de outubro, no Teatro da CAIXA Cultural Curitiba. Mais informações sobre o festival, estão disponíveis no site www.curta8.com.br.


SERVIÇO
Oficina Tomada Única do CURTA 8 – Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba
Data: 16 e 17 de junho de 2018
Horário: sábado, das 9h às 18h; e domingo, das 9h às 13h.
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR).
Inscrições: Pelo site www.curta8.com.br até 31 de maio. As inscrições são gratuitas. O resultado será divulgado no dia 12 de junho.
Classificação: Maiores de 16 anos

Nenhum comentário: