segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Inscrições abertas para palestras sobre Fotografia Norte Americana e Arte Contemporânea

As palestras fazem parte do Ciclo de Encontros de História da Arte – Unifesp e Fundação Ema Klabin onde serão abordados aspectos da História da Arte e historiografia artística, assim como processos curatoriais
Fonte- Striking Beauty, Weegee, 1940
Em outubro, a Fundação Ema Klabin em parceria com a Unifesp promove as  palestras “Fotografia norte-americana, entre o documental e o artístico” (dia 14) e Arte Contemporânea e público (dia 28). Os encontros possuem vagas limitadas e as inscrições podem ser realizadas no site da casa-museu: http://emaklabin.org.br.
Ministrada pelo escritor Marcos Fabris, a palestra  “Fotografia norte-americana, entre o documental e o artístico” tem por objetivo problematizar as fronteiras entre fotografia documental e fotografia artística, investigando os novos parâmetros de produção, distribuição e consumo imagéticos verificados no aparato cultural moderno norte-americano. Será considerada a produção do fotojornalista Arthur Fellig, mais conhecido por Weegee, para descrever e avaliar os avanços estéticos propostos pelo fotógrafo.

 Fotos - Ana Teixeira
Já na palestra sobre “Arte Contemporânea e público”, a artista Ana Teixeira  mostrará registros de seus trabalhos que situam-se na esfera das interações humanas e seu contexto social. Além de apresentar as ações realizadas por ela em espaços públicos de diversos países, Ana abordará também textos do artista conceitual francês Daniel Buren que tratam da questão “artista e público”, na tentativa de ampliar as discussões sobre o assunto.
Sobre os palestrantes:
Marcos Fabris é doutor pela FFLCH-USP com pós-doutorado na Universidade de Columbia (Nova York), Université Paris Ouest Nanterre (Paris), MAC-USP e FFLCH-USP (São Paulo). É autor dos livros Correspondências: pintura, fotografia e o retrato da modernidade e Trabalho da encenação – ensaios sobre fotografia norte-americana. Suas publicações e palestras mais significativas incluem reflexões sobre arte moderna europeia e fotografia europeia, norte-americana e latino-americana.
Ana Teixeira é artista, formada pela ECA (USP) e mestra em Poéticas Visuais pela mesma Universidade. Seu trabalho transita por diferentes meios, com interesse particular pelo desenho e pela arte participativa, tendo a literatura e o cinema como suas principais referências. Nos últimos anos,  participou de exposições e residências em diferentes partes do mundo. Ministra cursos sobre arte contemporânea e foi curadora do educativo da 1ª Frestas -Trienal de Artes do SESC Sorocaba, SP, em parceria com Samantha Moreira e Jorge Menna Barreto, em 2014. Trabalhos da artista podem ser vistos em: www.anateixeira.com
Serviço:
Palestras:
Dia 14/10/17 - sábado -  Fotografia norte-americana, entre o documental e o artístico - Marcos Fabris 
Dia 28/10/17 - sábado -  Palestra  “Arte Contemporânea e público” - Ana Teixeira 
Horário: 11h às 13h
Vagas: 30 por palestra
Investimento: R$ 35,00 por palestra
Inscrições:   http://emaklabin.org.br
Fundação Ema Klabin
Endereço: Rua Portugal, 43, Jardim Europa - São Paulo.  Tel: 11 3897-3232    www.emaklabin.org.br

Nenhum comentário: