quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Cinemateca apresenta mostra de cinema universitário



O Metrô – Festival do Cinema Universitário começa nesta quarta-feira (11) na Cinemateca de Curitiba. Compõem a programação 47 curtas-metragens de estudantes de cinema de diversos cantos do Brasil. Além das projeções, o festival promoverá debates e oficinas sobre temas diversos, como crítica cinematográfica e formatação de projetos para inscrição em leis de incentivo e eventos de mercado.
O “Metrô” é organizado pela produtora de cinema “O Quadro” e, conforme o diretor artístico Wellington Sari, a ideia de produzir o evento surgiu da inexistência de um festival de cinema universitário na cidade após a última edição do Putz - Festival Universitário de Cinema e Vídeo de Curitiba em 2010.  
O Festival, que vai até o dia 16 de outubro, é dividido em estações. São 19 filmes na Mostra Competitiva e 28 na Mostra Paralela. Além dos curtas contemporâneos, o festival terá a Estação Retrospectiva, com a exibição em 35mm de um filme do acervo da Cinemateca de Curitiba, e a estação Putz e a Estação Fbcu/Sal Grosso, com sessões que prestam homenagem a outros festivais universitários de tradição.
De acordo com o diretor artístico, existem diversas ligações entre os filmes, mas não são oferecidos mapas para orientação. “Há uma série de trilhos e conexões possíveis entre os filmes, mas acho mais divertido quando o espectador é estimulado a descobri-los por si mesmo. Ou seja, pensamos com cuidado sobre a ordem dos curtas em cada programa. O espectador pode simplesmente curtir a viagem e só olhar pela janela, ou pode tentar desvendar as tais conexões. A escolha é do público”, explica Sari.
As sessões ocorrem na Cinemateca de Curitiba e todas as atividades são gratuitas. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria uma hora antes das sessões. Confira o roteiro dessa viagem pelo cinema universitário aqui: metrouniversitario.wordpress.com/por-dia-e-horario/.


Serviço:
Metrô – Festival do Cinema Universitário
Local: Cinemateca de Curitiba (R. Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 - São Francisco)
Datas: 11 a 16 de outubro de 2017
Ingresso: gratuito

Nenhum comentário: