quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Casa Kozák intensifica sua programação e passa a ser Casa de Leitura e Centro Cultural



            A conhecida casa nº 588 da Rua Padre Julio Saavedra, do bairro Uberaba, onde viveu o documentarista tcheco Vladimir Kozák, será reaberta  no final de outubro como Casa da Leitura e Centro Cultural. Para celebrar a adequação do espaço, nos dias 27 e 28 terá uma programação especial e gratuita.
            Na sexta (27), a partir das 9h30h, haverá apresentação da Banda Lyra Curitibana tocando repertório especial para as crianças. Às 10h, terá roda de leitura, voltada ao público adolescente, com o conto “A Branca dos Mortos e os Sete Zumbis”, de Fabio Yabu. A obra é uma releitura macabra do clássico dos Irmãos Grimm, Branca de Neve. E às 14h terá a Feira de Histórias, que é um encontro de vários contadores com o público leitor. Diferentes narrativas e formas de contar se intercalam num jogo dinâmico em que uma história puxa outra e assim por diante.
Já no sábado (28), a partir das 10h, com programação ao público de todas as idades, terá “Histórias de um tempo real”, a conversa propõe a descoberta de personagens e enredos incríveis no momento da leitura. Logo em seguida, às 11h, acontece o encontro “Múltiplas leituras em Shakespeare”. Indicado para crianças a partir de 10 anos, o objetivo é conhecer os personagens e as histórias criados pelo grande escritor inglês William Shakespeare, além de conversar sobre essas histórias e compartilhá-las através das obras de outros artistas.
            Essas atividades marcam a reabertura do local, que passa a se chamar Casa da Leitura Vladimir Kozák e a funcionar como um centro cultural. Como parte do Programa Curitiba Lê, a Casa da Leitura Vladimir Kozák realizará empréstimos de livros, além de oferecer um acervo especializado em literatura e artes. Terá também atividades de contação de histórias e mediação literária, atendendo um público variado de crianças, jovens, adultos e idosos.
Além das atividades do Curitiba Lê, a unidade oferecerá cursos livres nas áreas de artes visuais (pintura em tela) e música (violão). Em breve, oferecerá cursos de teatro e ilustração.  Para inaugurar essa nova fase, a Casa da Leitura ganhará novo mobiliário e um projeto de comunicação visual adequado ao seu funcionamento. A Casa da Leitura Vladimir Kozak funciona das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira.


Serviço:
Programação de reabertura da Casa da Leitura Vladimir Kozak
27 de Outubro (sexta) - Atividades agendadas com escolas:
 10h – Roda de Leitura
14h – Feira de Histórias

28 de Outubro (sábado) - Atividades para público em geral:
10h – HISTÓRIAS DE UM TEMPO REAL
Príncipes, Rainhas, Marquesas e Sultões... Os nobres sempre figuram nas histórias encantadas e nos contos. Mas, será que essa realeza toda tem alguma coisa a ver com a realidade? Vamos nos divertir conversando sobre isso e descobrindo vários personagens e enredos incríveis nesse momento de leitura e contação de histórias!
Classificação: Indicado para todas as idades

11h – MÚLTIPLAS LEITURAS EM SHAKESPEARE
A idéia do encontro é a de conhecer os personagens e as histórias criados pelo grande escritor inglês William Shakespeare, conversar sobre essas histórias e compartilhá-las através de outras obras de artistas diversos.
Nesse encontro vamos visitar o “Rei Lear” através de 10 quadros de grandes pintores, além de trechos do próprio texto do autor.
Classificação: a partir de10 anos, jovens, adultos

Crédito da foto: Cido Marques/ FCC.

Nenhum comentário: