terça-feira, 18 de abril de 2017

ÚLTIMAS SEMANAS PARA VER EXPOSIÇÃO SHTIM SHLIM, DO GRUPO OS TAPETES CONTADORES DE HISTÓRIAS, NA CAIXA CULTURAL CURITIBA


Instalação encanta adultos e crianças. Evento vai até o dia 30


A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, até o dia 30 de abril, a instalação interativa Shtim Shlim – O sonho de um aprendiz. Quem estiver em Curitiba durante o feriado de Tiradentes (21 de abril) poderá percorrer o trajeto proposto pelo grupo Os Tapetes Contadores de Histórias e conhecer o herói Shtim Shlim. A história é inspirada no conto popular dos povos nômades do norte da África. O horário de visitação é das 10h às 20h, de terça-feira a sábado. No domingo, das 10h às 19h.

Os arte-educadores do Programa Gente Arteira podem fazer visitas mediadas com o público em geral. Para isso, basta o visitante solicitar o acompanhamento de um dos integrantes da equipe durante o trajeto. Todos participam de atividades de formação específicas para cada evento. Bruno Ferreira é um deles. “Qualquer pessoa pode pedir a nossa mediação durante esta e outras exposições em cartaz. No caso de Shtim Shlim, particularmente, procuro instigar o visitante a observar cada detalhe da instalação, pois todos os elementos fazem parte da história. Aqui, o que mais surpreende é justamente a possibilidade de o visitante entrar dentro da história”, observa o arte-educador.   

A tenda montada na Galeria Mezanino guarda um cenário especial que cria toda a magia do conto africano, com iluminação e música, além de muitos tapetes e objetos gigantes, que ajudam a ambientar a história. Para entrar na tenda e chegar ao mundo de Shtim Shlim, os visitantes tiram os sapatos.

Shtim Shlim – O sonho de um aprendiz ganhou como melhor espetáculo e melhor cenário no Prêmio Zilka Salaberry, premiação dedicada ao teatro da infância e da juventude. No Prêmio CBTIJ (Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude), conquistou a melhor direção de produção e recebeu o Selo de Altamente Recomendado pelo Cepetin (Centro de Pesquisa e Estudo de Teatro Infantil).

A história
Quando criança, Shtim Shlim tem um sonho estranho e premonitório: ele vê o sol entrando pela manga direita de sua camisa e a lua entrando pela esquerda. O pai interpreta o sonho do menino dizendo que ele vai se casar duas vezes. Ele cresce com essa visão na cabeça e, quando jovem, decide partir em busca de conhecimento com um velho mago que ensina “o tudo e a magia acima do tudo”, mas que mata os seus discípulos após o teste final. Com a ajuda da filha do feiticeiro, ele consegue se salvar e volta para a casa do pai. O mago fica furioso e vai atrás dele.

“A partir desse ponto da história, Shtim Shlim e o velho mago começam uma grande batalha de magia. Eles se transformam em diferentes objetos e animais. É uma grande aventura”, conta o ator, idealizador e coordenador geral, Cadu Cinelli.

Serviço
Infantil: Shtim Shlim – O sonho de um aprendiz
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Galeria Mezanino – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: até 30 de abril de 2017 (terça a domingo)
Horário: 10h às 20h, de terça-feira a sábado. Aos domingos, das 10h às 19h.
Informações: (41) 2118-5114 e (41)2118.5427

Nenhum comentário: