segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

CAIXA CULTURAL CURITIBA RECEBE ESPETÁCULO DO GRUPO FOGUETES MARAVILHA

SÍNDROME DE CHIMPANZÉ USA FICCÃO CIENTÍFICA PARA ABORDAR CONFLITOS HUMANOS NA CAIXA CULTURAL CURITIBA

Comédia do grupo Foguetes Maravilha promete provocar a reflexão sobre temas como a necessidade que temos uns dos outros



A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 20 a 22 de janeiro, a comédia Síndrome de Chimpanzé, estrelada por elenco do grupo Foguetes Maravilha, do Rio de Janeiro. Em cena, os atores Felipe Rocha, Renato Linhares e Marina Provenzano formam a tripulação de astronautas russos que se vê isolada numa distante estação espacial quando uma catástrofe global extermina a humanidade. Daí por diante, eles têm que administrar os recursos que se esgotam pouco a pouco, tentando manter a lucidez em um cotidiano invadido por delírios e acidentes que ameaçam sua existência.

Síndrome de Chimpanzé tem nos filmes de ficção científica dos anos 1970 o ponto de partida para uma odisseia através de aspectos que nos tornam humanos – os medos, os desejos, as esperanças, as obsessões. Espetáculo também traz referências a filmes como “Solaris”, “A última esperança da Terra”, “Barbarella”, “2001, Uma odisseia no espaço” e “Planeta dos Macacos”. 

“O tema da aventura espacial é um pretexto para falar do que nos é próximo – a necessidade que temos do outro, as dificuldades nos relacionamentos, a consciência de que somos mortais. Os astronautas encurralados em uma estação espacial também podem ser vistos como um casal fechado em uma relação que se esgotou. E a própria viagem aos confins do sistema solar é uma viagem íntima, de reconhecimento da própria identidade, com seus limites e possibilidades”, contextualiza o autor e diretor Alex Cassal. 

Espetáculo explora as trocas de papéis e interpretações múltiplas e leva o espectador ao envolvimento e à reflexão. “A peça explora dramaturgicamente a subjetividade da memória, das emoções e dos desejos, propondo que cada espectador faça suas próprias conexões e encontre os fios que vão conduzi-lo através da história. Não como um enigma, mas como uma trajetória que oferece caminhos diversos. É um espetáculo que busca atualizar o nosso olhar sobre as relações que estabelecemos, questionando nossos códigos e estatutos”, destaca o ator Felipe Rocha. 


Serviço
Teatro: Síndrome de Chimpanzé
Local: CAIXA Cultural Curitiba, Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: 20 a 22 de janeiro de 2017 (sexta a domingo)
Horário: sexta-feira e sábado, às 20h. Domingo, às 19h.
Ingressos: vendas a partir de 14 de janeiro (sábado). R$ 20 e R$ 10 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura.
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: não recomendado para menores de 16 anos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Nenhum comentário: