sexta-feira, 4 de março de 2016

Atração do Lollapalooza, Marrero lança clipe de “Aquele Mesmo Lance”


Com um álbum na carreira, lançado no fim do ano pela Skol Music e preparando uma apresentação especial para o festival Lollapalooza, oMarrero lança agora o clipe de “Aquele Mesmo Lance” https://www.youtube.com/watch?v=B6REpZYs4ao.

O vídeo, dirigido por Rui MendesCrisWinter e Richard Kovacs, mostra a banda na mesma vibe de seu disco de estreia: priorizando a importância da música e da energia dos artistas, sem muita preocupação com efeitos. “Sinto que o Marrero é uma das poucas bandas por aí que representam o rock de verdade, com sentimento, com emoção mesmo. Trabalhar com eles foi algo que eu escolhi e me orgulho”, afirmou Rui Mendes.

Mais informações: http://www.skol.com.br/music/

EXPOSIÇÃO NA CAIXA CULTURAL INVESTIGA DESEJO E ROTINA NA CHAPADA DIAMANTINA



Com instalações, vídeos e esculturas, mostra Coisas existente em função do desejo, de Marcos Zacariades, abre no dia 08 de março

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta a exposição Coisas existentes em função do desejo, do artista baiano Marcos Zacariades. A mostra abre no dia 08 de março e fica aberta à visitação até o dia 24 de abril, nas galerias Térreo e Mezanino.

A exposição é um conjunto de 12 obras, entre instalações, vídeos, esculturas e assemblagens. O trabalho pode ser lido como um percurso pela fronteira entre a ética e a moral contemporâneas. O resultado nasceu da observação do contexto da mineração na Chapada Diamantina, na Bahia, onde vive o artista – do cenário extrativista do garimpo de diamantes, do legado das minas exauridas em meados do século 20 e de minas que ainda se mantêm na região.

O projeto é fruto da residência artística realizada pelo artista no Bellagio Center, em Bellagio, na Itália, entre setembro e outubro de 2013, como artista convidado da Rockefeller Foundation. “O meu processo de criação envolve, na maioria das vezes, uma relação com o arranjo social em que vivo ou observo. Procuro investigar as questões humanas e percebê-las de acordo com o seu tempo e lugar, para, a partir daí, conceber e materializar as obras que exponho”, explica Marcos.

Na obra Sempre-viva (A cadeira do dentista), por exemplo, um buquê reúne 900 dentes coletados entre 2003 e 2005 no Posto de Saúde Municipal de Andaraí. Muitos dos dentes contêm um diamante incrustado no lugar da cárie que, possivelmente, motivou a sua retirada da dentadura anônima. Junto ao buquê está uma antiga cadeira odontológica, proveniente de um depósito da Prefeitura local, que guarda uma memória da quantidade de dentes arrancados naquela peça, dando outro significado à extração.

Já o vídeo Coisas existentes em função do desejo, que dá nome à exposição, apresenta imagens captadas entre 2004 e 2013 da festa do Divino, em Andaraí. No evento anual, um grande mastro de madeira, proveniente de uma árvore derrubada na região, é içado por uma procissão masculina. O ritual conjuga um misto de transe coletivo e euforia devocional.

O vídeo se relaciona com a obra Banquete de migalhas, composto por pequenos pedaços de madeiras nobres (jacarandá, aroeira, peroba, entre outras), coletados nas matas de Andaraí. Muitos dos fragmentos são restos de árvores derrubadas que, depois de polidos com esmero, exprimem um valor dúbio de resquício e de jóia.

O percurso do visitante chega à Carta de ABC, uma instalação na qual um tapete de mais de 70 máquinas de escrever torna-se um obstáculo à passagem até a fossa ao fundo da sala. Originalmente, a Carta de ABC é uma publicação de alfabetização que foi editada até meados do século 20, mas que continuou sendo impressa e distribuída com modificações, sobretudo nas regiões do Norte e Nordeste do Brasil até pouco tempo atrás. A instalação foi inspirada pela obra literária de Herberto Sales, Cascalho (1944), que disseca a vida dos garimpeiros e do mundo da mineração diamantífera nos anos 1930, o aprendizado rude de uma realidade miserável e violenta.

Apesar de toda a crítica voltada para um modelo social que foi consolidado nesses anos de exploração das lavras e da relação predatória do homem com a natureza, não se vê denuncismo ou revanche. “O que move todas essas criações é o sentimento de compaixão e amor ao lugar; não identifico vilões históricos, apenas os protagonismos no contexto e a na finitude destes objetos”, conclui o artista.

Atividades paralelas
O artista Marcos Zacaríades aproveita a passagem por Curitiba para ministrar uma oficina de processo criativo no dia 12 de março (sábado), com inscrições gratuitas pelo e-mail gentearteirapr@caixa.gov.br. Já a curadora da mostra, a crítica de arte Alejandra Muñoz, apresenta a palestra Arte e antropologia: dos restos materiais às vozes silenciadas, no dia 22 de março (terça-feira), no teatro da CAIXA Cultural Curitiba, com entrada gratuita.

Informações e entrevistas:
(41) 9639-0234

Serviço:
Exposição: Coisas existentes em função do desejo – Marcos Zacaríades
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Galerias Térreo e Mezanino, Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Abertura: 08 de março, 19h
Visitação: 09 de março a 24 de abril
Horário das Galerias: terça a sábado, das 10h às 20h. Domingo, das 10h às 19h
Ingressos: entrada franca
Informações: (41) 2118-5114
Classificação etária: não recomendado para menores de 14 anos

Oficina: Processo criativo, com o artista Marcos Zacaríades
Local: CAIXA Cultural Curitiba - Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba (PR)
Data: 12 de março de 2016
Hora: sábado, às 15h
Inscrições gratuitas: para maiores de 12 anos de idade, até o dia 09 de março pelo e-mail gentearteirapr@caixa.gov.br
Informações: (41) 2118-5114
Vagas: limitadas

Palestra: Arte e antropologia: dos restos materiais às vozes silenciadas, com a curadora da exposição e crítica de arte Alejandra Muñoz
Local: Teatro da CAIXA Cultural Curitiba - Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba (PR)
Data: 22 de março de 2016
Hora: terça-feira, às 19h
Ingressos: entrada franca
Informações: (41) 2118-5114

Estúdio Delírio recebe programação diversificada durante Festival de Curitiba


Espaço vai abrigar sete espetáculos, incluindo “Fim de Jogo” da Mostra Oficial 
O recém-inaugurado Estúdio Delírio, administrado pelo Grupo Delírio Cia. de Teatro, vai apresentar uma extensa programação no Festival de Teatro deste ano. São diversas montagens do próprio grupo, sendo que algumas estreiam no evento, e ainda um espetáculo da Mostra Oficial, de São Paulo. 
Cinco espetáculos são do grupo Delírio, sendo duas estreias. “Breve Temporada na Casa dos Loucos” é uma adaptação do conto “Enfermaria número 6”, do russo Anton Tchekhov. O espetáculo é uma pequena e bizarra história sobre os humanos. Não fala sobre a loucura e sim sobre os “normais” e as opções mesquinhas do dia a dia, as omissões, os medos e a ausência de paixão pela vida. Outra estreia é “Bonsai”, adaptação do romance homônimo do chileno Alejandro Zambra. Trata da história de amor entre Julio e Emília e também do fim deste amor. 
Três espetáculos encenados recentemente em Curitiba, com boa repercussão de público, voltam em cartaz no Festival de Curitiba. Uma delas é “Paixões Desenfreadas”, em que três atores interpretam todos os personagens, femininos e masculinos, num espetáculo em que a palavra assume a cena e a atuação é a verdadeira razão do acontecimento teatral. Em “Se Eu Morresse Amanhã” o público verá um sujeito crente que pode tudo e que sabe da vida mais do que dele próprio. Porém, se depara com sua última noite e precisa convencer a Morte que lhe dê mais alguns dias ou algumas horas para consertar o que é impossível de ser consertado em tão pouco tempo. 
Apropriação de Memórias Póstumas de Brás Cubas, o espetáculo “Memórias Póstumas + Machado de Assis” conta a história de Brás Cubas que, morto, relata as próprias memórias. O grupo leva ao palco a liberalidade poética de Machado, munido da sua conhecida sutileza, ironia fina e humor negro. 
Em “Fim de Jogo”, que integra a Mostra Oficial do Festival, o velho Hamm (Renato Borghi) está cego e paralítico. Seu parceiro Clov (Elcio Nogueira Seixas) tem uma estranha enfermidade que o impede de sentar-se. Junto deles, Nagg (Adriano Borghi) e Nell (Maria de Castro Borghi), pais de Hamm. Os personagens dividem um abrigo, refugiados de uma terra devastada. No jogo da sobrevivência, Hamm dá as ordens. A peça começa quando o jogo se aproxima do fim. 
Outra opção é a peça “Primeiro de Abril”. Um casal convida o público a participar de sua vida, problematizando o mundo lá fora e sua própria relação. Por meio de suas paixões, angústias, tédio e conflitos os personagens se desnudam em cenas do cotidiano em que a intimidade aos poucos se transforma do microcosmo afetivo para a vida em sociedade. 
A venda de ingressos é feita pelo site  www.festivaldecuritiba.com.br e nas bilheterias oficiais do evento no Shopping Mueller, Palladium Shopping Center, ParkShoppingBarigüi e Pátio Batel. 
FOTOS CHICO NOGUEIRA 
Confira a programação do Estúdio Delírio para o Festival de Teatro e programe-se: 
24 e 25 de março21h Mostra Oficial – Fim de Jogo
26 de março16h – Breve Temporada na Casa dos Loucos18h – Se eu Morresse Amanhã20h – Primeiro de Abril22h – Paixões Desenfreadas
27 de março18h – Primeiro de Abril20h – Memórias Póstumas + Machado de Assis22h – Breve Temporada na Casa dos Loucos 
28 de março16h – Paixões Desenfreadas18h – Memórias Póstumas + Machado de Assis20h – Breve Temporada na Casa dos Loucos22h – Se eu Morresse Amanhã
 29 de março16h – Bonsai18h – Paixões Desenfreadas22h – Breve Temporada na Casa dos Loucos
30 de março16h – Memórias Póstumas + Machado de Assis18h – Breve Temporada na Casa dos Loucos20h – Paixões Desenfreadas22h – Bonsai
31 de março16h – Paixões Desenfreadas20h – Bonsai22h – Breve Temporada na Casa dos Loucos
1º de abril16h – Bonsai18h – Se eu Morresse Amanhã20h – Memórias Póstumas + Machado de Assis22h – Breve Temporada na Casa dos Loucos
2 de abril16h – Breve Temporada na Casa dos Loucos18h – Memórias Póstumas + Machado de Assis20h – Bonsai
3 de abril
16h – Paixões Desenfreadas18h – Breve Temporada na Casa dos Loucos20h – Bonsai 

ESTÚDIO DELÍRIORua Saldanha da Gama, 69 – Centro. Curitiba-PR.Informações: 41 3016-3769

NENHUM DE NÓS LANÇA NOVO DISCO EM CURITIBA



Ingressos estão à venda para show no dia 23 de abril no Teatro Guaíra

A banda gaúcha Nenhum de Nós vem a Curitiba para o show de lançamento de seu mais recente trabalho, Sempre é hoje. O quinteto sobe ao palco do Teatro Guaíra no dia 23 de abril, sábado, às 21h. Os ingressos estão à venda pelo site Disk Ingressos.

Lançado no ano passado, este é o 16º disco de carreira da banda. No novo álbum, o Nenhum de Nós aparece revigorado, atento e criativo. Com 29 anos de estrada e com quase 2 mil shows na carreira, é hoje um dos principais grupos em plena atividade na história do pop & rock brasileiro.

As 10 faixas inéditas foram gravadas na serra gaúcha, durante o inverno de 2014, em 12 dias de imersão total com o produtor JR Tostói. O nome do disco é uma homenagem ao lendário guitarrista argentino Gustavo Cerati, da banda Soda Stereo, que faleceu em 2014. É dele a frase siempre es hoy. O trabalho apresenta composições maduras e arejadas, que ressaltam a sonoridade da banda, lapidada com guitarras, acordeão e violões.

Trajetória
Em 2016, o Nenhum de Nós completará 30 anos de carreira. Com mais de um milhão de discos vendidos, participações em grandes festivais, shows internacionais, vários prêmios, reconhecimento de público e crítica, e uma legião de fãs espalhados por todo o país, a banda já ultrapassou a marca de 1900 shows. Com a mesma formação desde seu início, foi pioneiro no rock brasileiro ao incorporar acordeon entre seus instrumentos.

Com sucessos como Camila CamilaAstronauta de mármore (versão para Starman, de David Bowie) e Vou deixar que você se vá, é uma das bandas mais respeitadas do cenário pop-rock brasileiro. Integram o grupo Thedy Corrêa (vocal), Veco Marques (guitarra), Carlos Stein (guitarra), João Vicenti (acordeón e teclados) e Sady Homrich (bateria). Como músico convidado, Estevão Camargo no baixo.

Informações e entrevistas:
Heitor Humberto – (41) 9639-0234

Serviço:
Música: Nenhum de Nós – show de lançamento do álbum Sempre é hoje
Local: Teatro Guaíra - Rua XV de Novembro, 971, Centro – Curitiba (PR)
Data: 23 de abril de 2016
Hora: sábado, às 21h
Ingressos: à venda pelo Disk Ingressos - www.diskingressos.com.br e (41) 3315-0808
Plateia: R$ 120 e R$ 60 (meia - conforme legislação)
Primeiro balcão: R$ 100 e R$ 50 (meia - conforme legislação)
Bilheteria Teatro Guaíra: de segunda-feira a domingo, das 10h às 22h
Informações: (41) 3315-0808
Lotação máxima: 2.173 lugares

NENHUM DE NÓS LANÇA NOVO DISCO EM CURITIBA



Ingressos estão à venda para show no dia 23 de abril no Teatro Guaíra

A banda gaúcha Nenhum de Nós vem a Curitiba para o show de lançamento de seu mais recente trabalho, Sempre é hoje. O quinteto sobe ao palco do Teatro Guaíra no dia 23 de abril, sábado, às 21h. Os ingressos estão à venda pelo site Disk Ingressos.

Lançado no ano passado, este é o 16º disco de carreira da banda. No novo álbum, o Nenhum de Nós aparece revigorado, atento e criativo. Com 29 anos de estrada e com quase 2 mil shows na carreira, é hoje um dos principais grupos em plena atividade na história do pop & rock brasileiro.

As 10 faixas inéditas foram gravadas na serra gaúcha, durante o inverno de 2014, em 12 dias de imersão total com o produtor JR Tostói. O nome do disco é uma homenagem ao lendário guitarrista argentino Gustavo Cerati, da banda Soda Stereo, que faleceu em 2014. É dele a frase siempre es hoy. O trabalho apresenta composições maduras e arejadas, que ressaltam a sonoridade da banda, lapidada com guitarras, acordeão e violões.

Trajetória
Em 2016, o Nenhum de Nós completará 30 anos de carreira. Com mais de um milhão de discos vendidos, participações em grandes festivais, shows internacionais, vários prêmios, reconhecimento de público e crítica, e uma legião de fãs espalhados por todo o país, a banda já ultrapassou a marca de 1900 shows. Com a mesma formação desde seu início, foi pioneiro no rock brasileiro ao incorporar acordeon entre seus instrumentos.

Com sucessos como Camila CamilaAstronauta de mármore (versão para Starman, de David Bowie) e Vou deixar que você se vá, é uma das bandas mais respeitadas do cenário pop-rock brasileiro. Integram o grupo Thedy Corrêa (vocal), Veco Marques (guitarra), Carlos Stein (guitarra), João Vicenti (acordeón e teclados) e Sady Homrich (bateria). Como músico convidado, Estevão Camargo no baixo.

Informações e entrevistas:
Heitor Humberto – (41) 9639-0234

Serviço:
Música: Nenhum de Nós – show de lançamento do álbum Sempre é hoje
Local: Teatro Guaíra - Rua XV de Novembro, 971, Centro – Curitiba (PR)
Data: 23 de abril de 2016
Hora: sábado, às 21h
Ingressos: à venda pelo Disk Ingressos - www.diskingressos.com.br e (41) 3315-0808
Plateia: R$ 120 e R$ 60 (meia - conforme legislação)
Primeiro balcão: R$ 100 e R$ 50 (meia - conforme legislação)
Bilheteria Teatro Guaíra: de segunda-feira a domingo, das 10h às 22h
Informações: (41) 3315-0808
Lotação máxima: 2.173 lugares

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA “III FESTIVAL DE FINOS FILMES – MOSTRA COMPETITIVA DE CURTA METRAGEM”



Até 1 de abril, realizadores nacionais e internacionais podem inscrever suas realizações no III Festival de Finos Filmes, que acontece de 4 a 11 de maio, em S. Paulo.  Para a inscrição, os filmes devem ter no máximo até 20 minutos. Não há categorização por nacionalidade ou gênero; a pré-condição é que o realizador não tenha nenhum longa-metragem em seu currículo.  Em 2015, foram inscritas cerca de 600 produções, de diferentes países; destes, foram selecionados 15, que concorreram em cinco categorias.   Em 2016, a abertura, para convidados, será no dia 3 de maio e o encerramento, com a cerimônia de premiação, em 11 de maio. O Finos Filmes conta com apoio do MIS – Museu de Imagem e Som, de São Paulo, e da FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado.

“O Finos Filmes chega à sua terceira edição, reafirmando nosso compromisso de tornar-se a vitrine da nova geração de cineastas”, afirma Felipe Arrojo Poroger,  curador do festival. 

Para esta terceira edição, serão programadas mostras paralelas e debates.  Para a mostra competitiva, serão escolhidos 15 curtas, que serão apresentados gratuitamente em horários alternados nos auditórios do MIS, FAAP, Cinusp, todos em São Paulo, e concorrem a Melhor Filme, Melhor Filme Nacional, Melhor Diretor, Melhor Roteiro e ao Prêmio de Reconhacimento Artístico. Em 2015, foram escolhidos, respectivamente, Aïssa (Clément Tréhin-Lalanne, França); Carranca (Wallace Nogueira e Marcelo Mattos de Oliveira, Brasil); 2 Girls 1 Cake (Jens Dahl, Dinamarca); O Caminhão do Meu Pai (Maurício Osaki, Vietnã – Brasil); E (Alexandre Wahrhaftig, Helena Ungaretti e Miguel Antunes Ramos, Brasil).

Para informações sobre regulamento e mais detalhes sobre inscrições, acesse https://www.facebook.com/finosfilmes, ou o sitewww.finosfilmes.com.br.

PIB brasileiro cai 3,8% em 2015 e Banco Central mantém taxa de juros

 O PIB brasileiro apresentou retração de 3,8% em 2015, após registrar crescimento zero no ano de 2014. A queda, menor do que os 3,9% projetados pelos analistas, decorre de uma retração de 1,4% do PIB na comparação com o trimestre imediatamente anterior, tendo sido fortemente influenciada pela diminuição de 6,2% da indústria, seguida pela retração de 2,7% do setor de serviços. Sob a ótica da despesa, o investimento liderou a retração em 2015, ao cair 14,1% na comparação com o ano anterior, seguido pela queda de 4% no consumo das famílias e de 1% no consumo do governo. Apenas a agropecuária (na ótica da oferta), com crescimento de 1,8%, e as exportações líquidas (na ótica da despesa), com crescimento de 6,1%, apresentaram resultados positivos no ano, mas insuficientes para levar o PIB para o quadrante positivo. Dentro da indústria, chama atenção a redução de 9,7% na produção da indústria de transformação, o que, em parte, explica a queda de 14,3% na importação de bens e serviços. Diante do cenário nacional recessivo e do cenário internacional incerto, marcado pelas desvalorizações cambiais, pelo baixo crescimento e pelos juros negativos, o COPOM decidiu, na noite de ontem, manter a taxa SELIC em 14,25% ao ano, com apenas dois votos pedindo o aumento de 0,5% nos juros.
Comentário: A queda do PIB em 2015 era fato consumado e de conhecimento de todos desde o início do ano, mas a dimensão que esta queda tomou surpreendeu a quase totalidade dos analistas. A estratégia de “ajuste fiscal” (que, na realidade, promoveu uma deterioração das contas públicas) junto com o aumento dos juros, desvalorização cambial e a redução do crédito levaram a uma diminuição expressiva do PIB, que terá reflexos no resultado de 2016. A violência da recessão, que trouxe o desemprego para 9%, juntamente as incertezas internacionais, criam um cenário onde o aumento dos juros figura como uma arrematada insanidade, propensa a aprofundar a recessão, deteriorar ainda mais as combalidas finanças públicas e exercer uma influência irrisória (se não negativa) nos índices inflacionários. Por esta razão, a decisão do Banco Central de manutenção da Selic pode ser entendida como uma postura conservadora, tendo em vista que vários analistas já apontam a necessidade de redução mais acelerada da taxa de juros como forma de promover a retomada do crescimento econômico.

Fiuk lança música inédita e sai em turnê intimista



 

Fiuk passou três anos afastado dos estúdios e agora está registrando novas canções para seu terceiro álbum solo e primeiro com 100% de autonomia artística em parceria com o selo independente Angorá. Ele acaba de lançar, em seu canal oficial na Vevo, uma versão acústica da inédita, “Desejo Proibido”, na seção “Nós na Sala” (http://www.vevo.com/watch/BRK6S1500003) e sairá numa turnê nesse formato.

A partir de 27 de março, Fiuk viaja o Brasil com o “Nós na Sala”. Acompanhado apenas por seu violão, ele tocará a nova “Desejo Proibido”, sucessos como “Linda tão Linda”, “Quero Toda Noite” e outras surpresas.

Seguem as datas:
27/03 - Recife / PE
03/04 - São Paulo / SP
09/04 - Rio de Janeiro / RJ
17/04 - Goiânia / GO
24/04 - Brasília / DF
30/04 - Jundiaí / SP

Canais oficiais Fiuk:

FESTA NO SOVIET ANTECIPA AGITO DO LOLLAPALOOZA


 
A festa Esquenta Lolla antecipa o clima do festival Lollapalooza nesta sexta-feira (4/3) na pista do Soviet. O club do Grupo Taco, que abre às 23h, faz uma seleção de artistas com shows confirmados no festival para criar as playlists dos DJs da noite: o convidado GRUNNÜP e os residentes Dimis, Fefo e Pedrô. Os destaques ficam com Florence and The Machine, Jack Ü, Halsey e Mumford & Sons. O Esquenta Lolla é uma parceria da casa com o site Curitiba Cult e tem apoio da Universal Music Brasil e do Link - Club Promotion. A noite tem double de vodka e Ypióca até 2h e cerveja Desperados a R$ 8,90 a noite toda. A entrada de R$ 25 tem desconto na lista amiga, saindo por R$ 15 até 1h, e estudantes que entram até 0h pagam R$ 10.
 
Já no sábado (5/3), os DJs Judy, Duda Rezende, Fefo, Pedrô e Pépe esquentam a pista com muito pop, R&B e EDM a partir das 23h. Até 1h, double de vodka, gin e Bacardi. Durante toda a noite, a cerveja Desperados sai por R$ 8,90. A entrada é R$ 30, saindo a R$ 15 para estudantes até 0h e R$ 20 com lista amiga até 1h. A lista amiga pode ser acessada através do Soviet App, disponível para iOS e Android.
 
 
SOVIET
 
Esquenta Lolla
DATA: Sexta-feira, 4 de março
HORÁRIO: 23h
ENTRADA: R$ 25, estudantes pagam R$ 10 até 0h, lista amiga R$ 15 até 1h.
 
DATA: Sábado, 5 de março
HORÁRIO: 23h
ENTRADA: R$ 30, estudantes pagam R$ 15 até 0h, lista amiga R$ 20 até 1h.
 
ENDEREÇO: Rua. Bispo Dom José, 2277 - Batel, Curitiba - PR
 

Exposição conta história dos quadrinhos curitibanos através de seus personagens


A cronologia das histórias em quadrinhos da cidade por meio de seus personagens está na exposição “Fabulosa Galeria de Personagens dos Quadrinhos de Curitiba”, que abre na próxima sexta-feira (4), às 19h, na Sala Lápis do Museu da Gravura, no Solar do Barão. Com curadoria de Fulvio Pacheco, a mostra em formato de álbum de figurinhas tem entrada gratuita e fica em cartaz até o dia 1º de maio.

A galeria inicia com o Chico Fumaça de 1926 de autoria de Alceu Chichorro, passando por personagens como o Homem Relâmpago, do Poty Lazarotto, Maria Erótica, de Claudio Seto, Smilinguido, da Marcia D´Haese, Marcozinho, do Tako X, Loira Fantasma, do Fulvio Pacheco, Curitibinha, do Marcos Vaz, Amely, da Pryscila Vieira, Barão do Serro Azul, do Marcelo Lopez, Malu, do José Aguiar e vários outros, totalizando 65 personagens.
De acordo com Pacheco, a exposição pretende mostrar que existe uma cronologia de quadrinhos consistente em Curitiba e de considerável volume. "A tradição da cidade quanto aos quadrinhos é conhecida em todo país, com méritos como a Grafipar, editora responsável pela maior produção de quadrinhos vista fora do eixo Rio-São Paulo, a primeira Gibiteca do Brasil e a Gibicon ", lembra Pacheco.
A ideia do álbum surgiu com a Monografia “A História da Gibiteca e dos Quadrinhos em Curitiba” editada em 2006 por Fulvio como trabalho de conclusão de curso da Faculdade de Artes do Paraná. O artigo está à disposição para consulta na Gibiteca de Curitiba.

SERVIÇO:
Exposição “Fabulosa Galeria de Personagens dos Quadrinhos de Curitiba”
Local: Sala Lápis, Museu da Gravura da Cidade de Curitiba – Solar do Barão
Data e horário: Abertura dia 4 de março de 2016 (sexta-feira), às 19h. Visitação: 5 de março a 1º de maio, das 9h às 12h e 14h às 18h (terça a sexta-feira) e das 12h às 18h (sábado e domingo)
Entrada gratuita

PROJETO bRASIL TEM SESSÃO EXTRA NESTE SÁBADO


 
Espetáculo, produzido com patrocínio da Petrobras, fica em cartaz até o domingo no Teatro José Maria Santos - Sessão extra será realizada no sábado às 17h
 
Encerra neste final de semana a temporada em Curitiba do novo espetáculo da companhia brasileira de teatro, "PROJETO bRASIL". As apresentações acontecem de quinta-feira até domingo, às 20 horas. No sábado haverá também uma sessão extra às 17h. Ainda existem ingressos disponíveis para todas.  
 
Resultado de dois anos de pesquisas, intenso trabalho e viagens para as cinco regiões do país, a montagem traz um conjunto de performances criadas a partir da reflexão dos artistas sobre o país. "PROJETO bRASIL" tem direção de Marcio Abreu e conta no elenco com os atores Giovana Soar, Nadja Naira e Rodrigo Bolzan e o músico Felipe Storino.
 
A estreia nacional ocorreu no Rio de Janeiro, em outubro, após uma pré-estreia com apenas três sessões em Curitiba, todas lotadas. Em janeiro deste ano retomou a estrada, com agendas em Brasília (14 a 17 de janeiro, no CCBB) e Manaus (27 e 28 de janeiro, no Teatro Amazonas). Depois da temporada na capital paranaense, a companhia levará "PROJETO bRASIL" para Porto Alegre, Salvador e São Paulo.
 
"PROJETO bRASIL" vem tendo uma ótima repercussão. Neste começo de ano, foi indicado na premiação da Associação dos Produtores de Teatro do Rio de Janeiro nas categorias melhor ator (para Rodrigo Bolzan) e melhor autoria (Soar, Abreu, Naira e Bolzan). O resultado sai em março. Já o Prêmio Questão de Crítica, realizado pela revista eletrônica de mesmo nome, e cujos vencedores serão divulgados em abril, indicou o espetáculo em oito categorias: espetáculo, direção, dramaturgia, ator (Bolzan), atriz (Soar), cenografia (Fernando Marés), direção de movimento (Marcia Rubin) e direção musical/trilha original (Felipe Storino). Com o trabalho anterior "Krum", a companhia brasileira de teatro acaba de vencer o Prêmio Cesgranrio de Teatro, no Rio de Janeiro, na categoria melhor espetáculo.
 
REFLEXÕES ARTÍSTICAS DE UMA LONGA JORNADA
 
Entre 2013 e 2014, a companhia brasileira de teatro viajou por capitais das cinco regiões brasileiras, passando por Salvador, Manaus, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Brasília. Foram apresentados espetáculos de seu repertório e, numa outra frente, o grupo realizou seminários, palestras, leituras e vivências com o público e outros artistas. As andanças não se deram apenas em ambientes artísticos ou culturais, mas também em outros cantos das cidades visitadas.
 
Dessas viagens, trocas de informações com pessoas diversas e, também, das reflexões artísticas que o percurso gerou, foi montado um mosaico criativo. O resultado está entrelaçado na sequência de cenas de "PROJETO bRASIL". Elas são independentes e em formatos diversos, que privilegiam ora a fala, ora a música, o corpo, a luz - como define Marcio Abreu, “discursos”.
 
FALAR, SEM FALAR
 
“Mas não são discursos unívocos, nem iguais na forma”, diz o diretor. “O espetáculo traz um conjunto bem heterogêneo que inclui palavra, performance, música, teatro. É mais sensorial do que narrativo; convoca, implica, provoca”. Os integrantes da companhia se deixaram afetar pelos encontros com outros criadores brasileiros e com o público teatral, pela vivência espontânea, pelos muitos materiais, pensamentos e ações produzidos nesse trajeto. O primeiro fruto disso tudo é o que vem ao palco. Não se trata, reitera Abreu, de um retrato documental, mas sim da reverberação artística da experiência.
 
Assumindo os riscos de criar uma peça a partir do olhar para o país num momento como o de hoje, a companhia brasileira de teatro se dedicou à tarefa com o rigor técnico, o apreço pela pesquisa e a inquietação que lhe são peculiares. As rotas percorridas, as situações vividas, histórias e bibliografias lidas, o caminho foi aos poucos sendo construído.
 
"Desde o começo não queríamos falar explicitamente sobre o país", conta o diretor Marcio Abreu. "Com o decorrer do trabalho, isto se concretizou: falar sem falar expressamente, tratar de outras coisas para tratar do Brasil. Esta outra dimensão de trabalho é um reflexo também da impossibilidade de falar sobre o país, num momento onde as coisas ainda estão acontecendo, numa velocidade muito grande". A impossibilidade de dar conta de tudo por meio da palavra também refletiu no formato do espetáculo, com uma aproximação no rumo de outras formas de expressão como a performance.
 
A MONTAGEM
 
O preto sobre o preto está em cena, e num sobrepalco redondo se instala uma floresta de microfones – alguns são utilizados, outros não -, como se estivessem prontos para um pronunciamento. E a fala acontece, de fato, mas não da forma mais convencional.  É neste cenário que são realizadas as cenas independentes que compõem o "PROJETO bRASIL". Há momentos de texto propriamente dito, inspirados em discursos reais, como a Ministra da Justiça da França Christiane Taubira ou o ex-presidente uruguaio Jose Mujica, bem como criações da própria companhia, além de cenas que buscam outras possibilidades de expressão.
 
São tratados temas como política, igualdade, consumo exacerbado, economia de mercado, ética, o caráter descartável de tudo na nossa sociedade, a ânsia por compreender e se comunicar.  Outras questões remetem ao trabalho do grupo, como o papel do ator, do teatro e da arte. Os figurinos, também em preto, remetem a um “fim de festa”, como define Marcio.
 
PATROCÍNIO
 
O "PROJETO bRASIL" nasceu da inserção do grupo na seleção pública de Manutenção de Companhias de Teatro da Petrobras, que concede patrocínio por três anos para pesquisa, montagem e circulação. No primeiro ano, foi realizada a circulação com as cinco peças do repertório pelas cinco regiões do Brasil. Em cada escala, também dedicaram-se à troca de informações com artistas e anônimos, plateias e transeuntes.
 
Marcio Abreu e a companhia vêm de grandes sucessos no Brasil e no exterior, como Vida (2010), Esta Criança (2012) e Krum (2015). Com essa nova montagem, delineiam-se novos rumos, de recriação da sua dramaturgia já muito particular, desde os ensaios até a montagem, afirmando-se em um novo desafio de linguagem.
 
PROJETO bRASIL em Curitiba
 
ÚLTIMA SEMANA EM CARTAZ, até 6 de março.
 
Horários: quinta-feira (3/3) a domingo, 20h. No sábado (5/3), sessão extra às 17 horas.
 
Classificação indicativa: 16 anos
 
Ingressos: R$ 20 e R$ 10
 
Funcionários da Petrobras com crachá e clientes Petrobras com cartão pagam meia entrada na compra de até 02 ingressos. Associados do Clube do Assinante Gazeta do Povo e associados da SATED têm desconto de 50%. Desconto não cumulativo com outros benefícios previstos em lei. Não serão aceitos cheques.
 
 

Companhia curitibana leva ao palco trilogia sobre fragilidades humanas



            A montagem “A trilogia: quarto, saída e elevador”, da companhia curitibana Ganesh, estreia nesta semana na Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento. O projeto reúne três peças de diferentes autores que se complementam de maneira singular. Todas reverenciam as relações humanas cotidianas, expondo os indivíduos e suas fragilidades. A trilogia será apresentada de 3 a 6 de março, e nos dias 12 e 13 de março, com sessões às 18h e 20h.
            Com dramaturgia de Humberto Gomes e Airen Wormhoudt, a montagem provoca o olhar do público em um lugar comum e intimista. A utilização do espaço alternativo para a realização de “A Trilogia” salienta um dos principais objetivos da Ganesh: permitir a formação de um público voyeur que se posicione diante de seis personagens e compartilhe de seus momentos, fragmentos, paixões, frustrações, feracidades e ilusões.
“A Trilogia” é realizada pela Cia. Ganesh por meio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura de Curitiba, com apoio da Unicultura - Universidade Livre da Cultura, Trento Edições Culturais, Formiga Produtora e Casa #B  e patrocínio da Uninter. Sua realização conta com a direção de Humberto Gomes, dos atores Janja, Tiago Luz, Thiago Banik, Mayara Nassar, Luiz Bertazzo e Airen Wormhoudt.

           Sinopse - Matilde se encontra com Rui – um escritor libertário. O casal da peça “Quarto de Hotel” não se vê há anos. Porém, Matilde (personagem extremamente materialista, obsessiva e possessiva) o procura quando este começa a fazer sucesso. Ela cria uma imagem ideal de si e tenta mostrar ao parceiro como está “mudada”. Porém, Rui enxerga mais “além” e compreende que no fundo ela continua a mesma. Sentimentos de paixão, fúria, cobiça e solidão são abordados com maestria, regados a Beethoven e sua Nona Sinfonia.
Em “Saída de Emergência”, Bia e Beatriz se encontram no auge de uma crise nervosa ao terem se deparado com uma profunda solidão. Através de uma linguagem norteadora e, ao mesmo tempo, abstrata, maturidade e imaturidade se unem para refletir sobre as decisões tomadas, os caminhos percorridos, os erros e os acertos.
           Em um “Elevador”, dois estranhos ficam presos e passam a colocar em pauta seus traumas, suas escolhas profissionais, seus sentimentos e seus valores.  Ao final do espetáculo, o público terá partilhado das experiências de Rui e Matilde, refletido com Beatriz e Bia e assimilado escolhas com Otávio e Bernardo.
           
            A companhia – A Cia. Ganesh, idealizada e fundada por Humberto Gomes, iniciou suas atividades em Curitiba, 2006, realizando trabalhos de pesquisa teatral em espaços alternativos. O grupo tem como prioridade o público e os caminhos de como atingi-lo, não somente pela reflexão, mas também fomentando uma discussão sobre como instigá-lo a mudar parâmetros e atitudes, e transformar a si mesmo e seus conceitos.
               Ao longo desses nove anos de existência, a Cia. Ganesh contou com a contribuição de diversos artistas. Todos os trabalhos e pesquisas realizados contam com parcerias, a partir da troca e do trabalho de atores que são convidados a se incorporar ao grupo.

Serviço:
A Trilogia: Quarto, Saída e Elevador
Local: Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento (R. Claudino dos Santos, 58 – São Francisco)
Datas e horários: 3 a 6 de março, e dias 12 e 13 de março, às 18h e 20h
Entrada franca.