quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Novas exposições entram em cartaz no Museu da Gravura

 
 

            O Museu da Gravura Cidade de Curitiba recebe novas exposições a partir desta quinta-feira (24). Juliane Fuganti, Dulce Osinski, Ricardo Carneiro, Everly Giller, Maya Weishof, Eduardo Cardoso Amato, Viniciús Buzzatto, Miriam Fischer e mais os artistas vencedores do 6º Prêmio Ibema apresentam suas novas produções na linguagem da gravura. Confira:
 
6º pRÊMIO IBEMA DE GRAVURA
Coletiva de artistas selecionados e premiados
Apresentação do resultado da sexta edição do Salão Ibema de Gravura. O concurso, maior do gênero promovido pela iniciativa privada no país, traz para a exposição os 20 artistas selecionados e premiados.
 
PARA CIMA DO CHÃO HÁ O INVISÍVEL
Artistas: Maya Weishof e Eduardo Cardoso Amato
Os artistas Maya Weishof e Eduardo Cardoso Amato partem da linguagem da gravura para localizar discussões relativas à noção de território – conceito norteador de suas poéticas para essa mostra em especial. Essa prática gráfica é aliada ao auxílio de produção de Elisa Cordeiro, e do pensamento curatorial de Isadora Mattiolli.
 
FUGANTI OSINSKI CARNEIRO GILLER
Artistas:  Juliane Fuganti, Dulce Osinski, Ricardo Carneiro e Everly Giller
A mostra reúne quatro artistas gravadores que têm em comum, além da amizade de longa data, o fato de terem dado seus primeiros passos em gravura nas oficinas do Solar do Barão. Com temáticas e poéticas distintas, esses artistas seguiram em suas trajetórias artísticas, nas quais a gravura, sempre presente, muitas vezes dividiu espaço com a pintura, o desenho, a fotografia ou mesmo a cerâmica. Mais uma vez reunidos no Museu da Gravura, os artistas retomam o ato de enfrentar uma matriz, num projeto comum que se apresenta hoje como um desafio para diálogos que se materializam em relações de similaridade, complementaridade ou contraste.
 
A PROFUNDIDADE DA DISTÂNCIA
Artista: Viniciús Buzzatto
Gravuras em metal do ciclo “a profundidade da distância”. Do artista: "precisamos tornar ao imo e entender a imensidão que nos aprofunda".
 
FOLIANDO
Artista: Miriam Fischer
O trabalho parte do olhar a natureza tendo como elemento propulsor a paisagem e suas sensações. Percebendo como se a natureza dançasse em alguns momentos, a mostra tem o nome “Foliando”. As experimentações são desenvolvidas com sobreposição de linha camada por camada, surgindo uma variedade de cores com um novo imaginário das sensações presentes na natureza. 
 
Serviço:
Novas exposições do Museu da Gravura Cidade de Curitiba
Local: Museu da Gravura – Solar do Barão – R. Carlos Cavalcanti, 533
Datas e horários: de 24 de novembro de 2016 (abertura às 19h) a 26 de fevereiro de 2017. De terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18; sábados e domingos, das 12h às 18h
Entrada franca

Nenhum comentário: