terça-feira, 29 de novembro de 2016

Coletivo Entre Elas promove Oficina de Intervenção Urbana para mulheres


A dupla Josie Berezin e Sylvia Aragão, artistas da dança e da performance que integram o coletivo “Entre Elas”, orientam nesta semana, na Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento, uma oficina gratuita de intervenção urbana voltada para mulheres. Serão três encontros nos dias 30 de novembro, 1º e 2 de dezembro, das 14h30 às 16h. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail elascoletivo@gmail.com.
A oficina propicia às participantes pensar e questionar seu papel como mulher nos espaços de convivência (em sua casa, na comunidade onde moram, lugares que frequentam e na sociedade de modo geral), assim como refletir sobre as notícias que envolvem violações de direitos das mulheres. A oficina proporcionará tempo para trocas de experiências e abordará algumas ferramentas para composição de dança: trabalhar questões de percepção do espaço, corpo, imagem e movimento, alguns princípios básicos da técnica de dança moderna, dinâmicas de improvisação como viewpoints, assim como
experimentar estruturas coreográficas orientadas para o espaço urbano.
Josie Berezin e Sylvia Aragão desenvolvem projeto de residência artística no Centro de Referência da Dança de São Paulo (CRDSP) e propõem a investigação do corpo na fronteira dança/performance com interesse em questionar padrões de comportamento do “ser mulher” na atualidade, problematizando-os na esfera relacional em espaços públicos.
As artistas trabalham especialmente a questão de um olhar construído pela e para a mulher, que integra ou denuncia uma cultura de violência contra o gênero feminino, mostrando que a arte pode se constituir também como espaço de debate e processo político de desconstrução deste olhar de violência. A pesquisa artística busca inspiração nas personagens literárias de Ofélia, tanto da obra “Hamlet”, de Shakespeare (escrita por volta de 1600), quanto da obra “Hamlet-Machine”, de Heiner Müller (escrita em 1977).

Serviço:
Oficina de Intervenção Urbana – Coletivo Entre Elas
Local: Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento – R. Claudino dos Santos, 56
Data e horário: dias 30 de novembro e 1º de dezembro, das 14h30 às 16h, e 2 de dezembro, às 12h30
Inscrições gratuitas pelo e-mail: elascoletivo@gmail.com

Nenhum comentário: