terça-feira, 15 de novembro de 2016

CAIXA CULTURAL TRAZ A CURITIBA INÉDITA MOSTRA DE CINEMA RUSSO CONTEMPORÂNEO


 


Durante os seis dias da programação, curadores e críticos renomados da Rússia participam de palestras e mesas-redondas
 
 
A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 22 a 27 de novembro, a Mostra de Cinema Russo Contemporâneo, com a exibição de 12 filmes representativos do período da Perestroika e da produção dos últimos 20 anos do país. A Mostra contará ainda com a participação dos curadores Luiz Gustavo Carvalho e Maria Vragova e do crítico de cinema russo Maksim Pavlov, especialmente convidado para palestras e atividades durante o evento.  
                                   
Serão exibidos filmes relevantes para a história do cinema russo e do próprio país como Penitência, de Tenguiz Abuladze, considerado marco da Perestroika nas artes visuais; Garota Internacional, de Piotr Todorovskiy, um dos primeiros filmes a abordar o tema da prostituição na União Soviética; O Assassino do Czar, de Karen Shakhnazarov, que conta a verdadeira história do assassinato da família imperial russa, e O Sol Enganador, de Nikita Mikhalkov, ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro em 1994.
 
“O cinema russo foi, com certeza, um dos mais expressivos do mundo e o país contribuiu de maneira singular para o desenvolvimento da sétima arte no século XX, por meio de filmes de realizadores como Serguei Eisenstein, Andrey Tarkovsky e Alexander Sokurov, que são conhecidos internacionalmente. O cinema russo atual e os realizadores responsáveis pela continuação desta grande escola são, ao contrário, desconhecidos de grande parte do público. A Mostra de Cinema Russo Contemporâneo tem o objetivo de proporcionar a mudança dessa situação, apresentando ao público brasileiro alguns dos melhores exemplos do cinema russo após a queda da União Soviética”, explica Luiz Gustavo.
 
 
Programação
 
Data: 22 de novembro (terça-feira)
 
Horário: 16h
PENITÊNCIA – diretor Tenguiz Abuladze (URSS) – 1984 – 153’
Classificação: livre para todos os públicos
Sinopse:
Apesar de ter sido realizado em 1984, Penitência, o último filme do diretor georgiano Tenguiz Abuladze, só pode ser exibido ao público em 1987. Artistas como Sandro Barateli e sua esposa são os primeiros a sofrer com o regime totalitarista instaurado em seu país. Anos depois, a filha decide vingar a morte dos pais e três gerações de uma família pagam pelos pecados dos seus antepassados. Penitência representa o final de uma época no cinema soviético e anuncia uma nova página na história do país, sendo considerado um dos primeiros marcos na arte audiovisual da época da Perestroika.
 
Horário: 19h
Mesa-redonda com a participação dos curadores Gustavo Carvalho e Maria Vragova e do crítico de cinema russo Maksim Pavlov.
 
Data: 23 de novembro (quarta-feira)
 
Horário: 16h
MELODIAS DAS NOITES BRANCAS – diretor Serguei Soloviev (URSS) – 1976 – 97’
Classificação: livre para todos os públicos
Sinopse:
O maestro e compositor russo Ilya e a jovem pianista japonesa Yuko conhecem-se em Leningrado. Após o seu regresso para o Japão, Yuko tenta esquecê-lo, porém, durante uma gravação ressurgem sentimentos, acompanhados das lembranças das noites brancas do verão russo e a consciência do obstáculo que os separa.
 
 
Horário: 19h
ASSA – diretor Serguei Soloviev (URSS) – 1987 – 153’
Classificação: não recomendado para menores de 14 anos
Sinopse:
Um mafioso intelectual vai à cidade de Yalta para roubar um precioso violino. Bananan, um jovem e talentoso músico, apaixona-se por Alika, amante do velho bandido. O filme narra o conflito entre duas épocas, o velho mafioso que incorpora a URSS e o rapaz sonhador da Rússia, na época da Perestroika. Uma das principais obras de Serguei Soloviev, o filme relata o fim do antigo império, e mostra-nos como tudo de positivo e atraente dos novos tempos nada mais é do que o resultado deste sistema e, por isso, é também condenado a naufragar com ele.
 
Data: 24 de novembro (quinta-feira)
 
Horário: 16h
ROSA PRETA – EMBLEMA DA TRISTEZA, ROSA VERMELHA – EMBLEMA DO AMOR – diretor Serguei Soloviev (URSS) – 1989 – 139’
Classificação: livre para todos os públicos
Sinopse:
Este filme é um hino tragicômico de uma época louca. Querendo proteger a filha, os pais de Alexandra a trancam na casa do avô. Isto não impede que ela conheça o dissidente Tolik, que acabou de sair do manicômio, e o extravagante órfão Mitia. Rosa preta, emblema da tristeza; rosa vermelha, emblema do amor passou a ser também o emblema de uma marcha da luta e do entusiasmo de artistas que descrevem com veemência uma época caótica e de mudanças.
 
Horário: 19h
Palestra “O Cinema de Serguei Soloviev e o cinema de Perestroika”, com o crítico russo Maksim Pavlov
 
Data: 25 de novembro (sexta-feira)
 
Horário: 16h
QUERIDA ELENA SERGUEEVNA – diretor Eldar Ryazanov (URSS) – 1988 –  94’
Classificação: livre para todos os públicos
Sinopse:
Elena Sergueevna, professora de um ginásio russo durante a Perestroika, recebe no dia do seu aniversário uma inesperada visita de quatro alunos. Grata e surpresa, ela os convida para a sua casa, e só durante a noite percebe o verdadeiro motivo da visita. Um filme importante para se compreender as mudanças no sistema escolar durante a época da Perestroika.
 
 
Horário: 18h
Palestra “O cinema na Rússia pós soviética” com o crítico de cinema russo Maksim Pavlov.
 
Horário: 20h
MERCADORIA 200 – diretor Alexei Balabanov (URSS) – 2007 – 90’
Classificação: não recomendado para menores de 18 anos
Sinopse:
Inspirado em um pequeno artigo de jornal, Mercadoria 200 é, provavelmente, o filme mais importante na carreira de Balabanov, que faz, aqui, uma autópsia do seu país. Tendo como fundo a guerra do Afeganistão, este thriller conta a história de um policial maníaco, sua mãe, um professor universitário ateu, o líder do partido local e sua filha desaparecida, entre outros habitantes da pequena cidade soviética de Leninsk.
 
 
Data: 26 de novembro (sábado)
 
Horário: 14h
A POMBA BRANCA – diretor Serguei Soloviev (URSS) – 1986 – 95’
Classificação: livre para todos os públicos
Sinopse:
Em 1946, na pobre cidade de Poinciana, as crianças são confrontadas com a formação militar, a elite local ostenta falsas histórias nas salas de bilhar e bandos  divertem-se com brigas sangrentas. É neste contexto que aparece na cidade uma linda pombinha branca. Quase morrendo, Ivan consegue apanhá-la e logo passa a ser cobiçado pela "máfia dos pombos".
 
 
Horário: 16h
O SOL ENGANADOR – diretor Nikita Mikhalkov (URSS) – 1994 – 151’
Classificação: não recomendado para menores de 14 anos
Sinopse:
Durante o verão de 1936, o premiado drama de Nikita Mikhalkov retrata as perseguições stalinistas da década de 1930. O legendário militar Kotov, camarada preferido de Stalin, passa as férias com sua família em uma "datcha" (casa de campo). Tudo muda com a inesperada chegada de Mitia, quem a família não via durante muitos anos.
 
 
Horário: 19h30
O ASSASSINO DO CZAR – diretor Karen Shakhnazarov (URSS) – 1991 –  104’
Classificação: livre para todos os públicos
Sinopse:
Um novo médico assume a direção de um hospital psiquiátrico em uma província russa. Ele desperta um interesse especial por um doente que alega ter matado Nikolai II, o último Czar da Rússia. Ao longo das conversas com o paciente, ele compreende que a tragédia da família imperial é também a sua tragédia. O Assassino do Czar é o primeiro filme russo realizado sobre o fatídico destino do último Czar e da sua família.
 
 
Data: 27 de novembro (domingo)
 
Horário: 14h
ESSA NÃO SOU EU – diretora Maria Saakyan (URSS) – 2012 – 102’
Classificação: livre para todos os públicos
Sinopse:
Um retrato de duas gerações femininas. Uma mãe, diretora de um coral de renome internacional, e sua filha, perdida entre a solidão e a tecnologia. Indiferentes aos seus próprios sentimentos, a distância entre ambas leva-as a arriscarem suas vidas, sem pensar nas consequências.
 
Horário: 16h
FAROL – diretora Maria Saakyan (URSS) – 2006 – 98’
Classificação: livre para todos os públicos
Sinopse:
Lena, originária de uma pequena cidade cáucasa, foi procurar a sua felicidade em Moscou. Ela regressa para a sua cidade natal, onde moram os seus avós e onde eclodiu a guerra. Todos preferem não falar sobre a guerra, mas é impossível ignorá-la e agora Lena tem que descobrir o mundo dentro da guerra e compreender que fugir não quer dizer se salvar ou salvar os outros. O destino dela é encontrar a si própria nesta situação.
 
 
Horário: 19h
MENINA INTERNACIONAL – diretor Piotr Todorovsky (URSS) – 1989 – 151’
Classificação: não recomendado para menores de 16 anos
Sinopse:
Garota internacional é um dos primeiros filmes na história do cinema soviético que aborda um dos temas tabus da URSS: a prostituição. Tânia trabalha oficialmente como enfermeira, mas ganha a sua vida como prostituta. Em busca de um novo começo, ela quer fugir da difícil realidade soviética. Porém, a única saída para ser independente é deixar o país e casar-se com um estrangeiro.
 
 
 
 
Serviço
Cinema: Mostra de Cinema Russo Contemporâneo
Local: CAIXA Cultural Curitiba, Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: 22 a 27 de novembro de 2016 (terça a domingo)
Horário: confira a programação completa em www.caixacultural.gov.br
Ingressos: vendas apenas no dia da apresentação de cada um dos filmes. R$ 4 e R$ 2 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura. As palestras e mesas-redondas têm entrada franca. Os ingressos para as palestras serão distribuídos a partir de uma hora antes do início do evento.
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: consultar programação
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Nenhum comentário: