segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Fundação Cultural de Curitiba promove coleta de lixo eletrônico



A Fundação Cultural de Curitiba promove a coleta de equipamentos eletrônicos (em funcionamento ou não) até o próximo dia 30 de outubro. As pessoas poderão entregar computadores, celulares, eletrodomésticos e equipamentos elétricos em geral na sede administrativa da FCC no Moinho Rebouças (Rua Engenheiros Rebouças, 1732) e na Casa Hoffmann no Largo da Ordem. O material recolhido será encaminhado para reciclagem ou para reutilização pelo Instituto Pró-Cidadania de Curitiba-IPCC.

Palestra e Oficina
Em parceria com o ICAC, e com o apoio do IMAP, a FCC oferece aos servidores e a comunidade, o Curso Nós e o Meio Ambiente: Formação Continuada em Conscientização Ambiental na FCC – edição especial Semana Lixo Zero (Zero Waste Week) Na Semana Lixo Zero que ocorre de 21 a 30 de outubro de 2016, acontecem a palestra “Lixo: nossa atitude, novos destinos”, dia 25 na Casa de Leitura Wilson Bueno, com a Engenheira Florestal Joseane Baratto e a oficina "Prática de construção de minhocário", dia 27 no pátio da Capela Santa Maria, com Flavia Sotto Maior, advogada especializada em Direito Ambiental e integrante do Coletivo Curitiba Lixo Zero

Serviço:
Palestra “Lixo: nossa atitude, novos destinos”
Palestrante: Joseane Baratto - Engenheira Florestal com especialização em Gestão e Planejamento Ambiental, atualmente produtora do Museu Municipal de Arte (Muma).
Data: 25/10/2016 (3ª-feira)
Horário: das 14h30 às 16h30
Local: Casa de Leitura Wilson Bueno (Endereço: Av. República Argentina, 3430 – Portão Cultural)
Objetivo Conscientizar os participantes sobre a relevância da contribuição pessoal para o destino do lixo reciclável.

Conteúdo programático

A importância da separação de resíduos.
O processo de reciclagem de diversos materiais.
As novas possibilidades de reaproveitamento de alguns materiais, com amostras reais.
A importância da contribuição de cada indivíduo, buscando assim uma maior conscientização.
As conseqüências da destinação incorreta e seus custos, sociais, ambientais e financeiros.
A diferença entre lixão e aterro sanitário.

Oficina “Minhocário Doméstico”
A geração e destinação de resíduos se tornou um grande problema em todas as cidades do mundo. Por isso, é cada vez mais importante dar visibilidade para soluções como a compostagem, que transforma os resíduos orgânicos em adubo de forma simples e fácil, evitando que esse resíduo vá para lixões ou aterros sanitários.
Ministrante: Flavia Sotto Maior - Advogada especialista em direito ambiental, colaboradora do Instituto Nhandecy e do Coletivo Curitiba Lixo Zero
Data: 27/10/2016 (5ª-feira)
Horário: das 15h às 17h
Local: Pátio da Capela Santa Maria (Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 273)
Objetivo A oficina pretende abordar as questões legais e práticas da compostagem, o objetivo é que cada pessoa saia com a sua composteira pronta (minhocário), feita de materiais recicláveis, e possa levá-la para sua casa.

Conteúdo programático
Meio ambiente na constituição federal de 1988
Politica nacional dos resíduos sólidos
Compostagem, formas de compostagem e prática de construção de minhocários.

Nenhum comentário: