segunda-feira, 17 de outubro de 2016

A CHEGADA DE LAMPIÃO NO INFERNO PROMETE SURPREENDER O PÚBLICO NA CAIXA CULTURAL CURITIBA



Espetáculo da Companhia PeQuod apresenta temas atuais como identidade, pertencimento e territorialidade com beleza, qualidade e inteligência


A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 28 a 30 de outubro, o espetáculo A chegada de Lampião no Inferno, da PeQuod - Teatro de Animação, uma das principais companhias de teatro de bonecos do país. A montagem recria o famoso cordel que dá nome ao espetáculo. O elenco formado por bonecos e atores envolve a plateia com suas cores quentes, sua bela iluminação e fotografia. A montagem foi indicada ao Prêmio Shell de Teatro em duas categorias - Melhor Cenografia e Melhor Iluminação.

A trilha sonora de André Abujamra completa a atmosfera sonora do espetáculo. “O Nordeste do Abujamra é extremamente rico de informações e, principalmente, não se fecha em um purismo que não mais existe. Há desde rock pesado até influências do oriente médio na trilha. E eu queria exatamente isso, um Nordeste contaminado de influências”, afirma o diretor da companhia, Miguel Vellinho.

Outra participação marcante é do ator Othon Bastos, narrador que conduz o público aos confins do sertão e às artimanhas do cangaço. A chegada de Lampião no inferno é dividida em duas partes. Na primeira, apenas com bonecos e o narrador, o grupo conta a vida de Lampião e o ciclo do cangaço. Esta fase se passa dentro de uma olaria. Versos, preces, notícias de jornal e relatos sustentam a narrativa nesta parte.

Na segunda, a sensação é a de ser um documentário ao vivo. Os manipuladores dos bonecos assumem um novo lugar na cena e passam a mostrar o momento seguinte à morte de Lampião com ares de Divina Comédia. Já no inferno, o cangaceiro desafia o dono do lugar, exigindo a posse daquele mundo quente igual ao sertão. O demônio, no entanto, não permite que ele fique lá. A única saída para Lampião é refazer o caminho de volta.
A companhia
A PeQuod produz montagens que conjugam profundo detalhamento artístico à ousadia, entrelaçando tradição e cultura pop contemporânea. Em seus espetáculos, o grupo se aproxima de outras manifestações artísticas, como a dança, a literatura, os quadrinhos, o cinema, a fotografia, sem perder o caráter artesanal da confecção dos bonecos, figurinos e cenários. Essas foram, desde o princípio, as bases do trabalho da companhia de teatro de animação, que tem repertório sólido, ativo e reconhecido em todo o país.
Depois da estreia de A chegada de Lampião no inferno, em 2009, no Rio de Janeiro, o trabalho circulou por outros estados do país e festivais internacionais.

Serviço
Teatro: A chegada de Lampião no inferno
Local: CAIXA Cultural Curitiba - Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba (PR)
Data: 28 a 30 de outubro de 2016
Horário: sexta e sábado, às 20h. Domingo, às 19h.
Ingressos: vendas a partir de 22 de outubro (sábado). R$ 10 e R$ 5 (meia - conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura.
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h. Domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: não recomendado para menores de 16 anos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Nenhum comentário: