terça-feira, 27 de setembro de 2016

Projeto Mais Cor Mais Vida é aprendizado lúdico para crianças da rede pública de ensino



As oficinas da iniciativa cultural deve contemplar cerca de 90 alunos entre 8 e 10 anos durante os meses de setembro e outubro em Curitiba e a entrega de três murais de grafite e lambe na escola municipal e uma intervenção num vagão de trem
Setembro é o mês que inicia a primavera no Brasil, a estação mais colorida do ano e também é quando iniciam as atividades do Projeto Mais Cor Mais Vida, em Curitiba. A iniciativa leva oficinas gratuitas de arte para dezenas de crianças entre 8 e 10 anos, da rede pública de ensino da capital paranaense. As oficinas têm duração de seis dias e acontecem na Escola Municipal Francisco Klemtz, no bairro Portão, até o dia 4 de outubro (terça-feira). A ideia é colorir com arte lúdica o cotidiano das crianças envolvidas, contribuindo criativamente com o processo do ensino aprendizagem.
Viabilizado pelo Mecenato Subsidiado da Prefeitura Municipal de Curitiba e Fundação Cultural com incentivo da Serra Verde Express, o projeto Mais Cor, Mais Vida é essencialmente composto por fotografia e pintura. Os artistas responsáveis por ministrar as oficinas são Estevan e Douglas Reder e a artista plástica YvyCapponi. Como resultado do projeto oserão entregues três painéis em grande escala para a escola, misturando a arte do lambe-lambe (fotografia) e do graffiti para transformar a paisagem arquitetônica do local.

Crianças do IPCC
O embelezamento de locais e a realização das atividades lúdicas não param por aí, sendo estendidas também para fora da escola. Segundo a produtora cultural Beth Capponi, que coordena a ação junto com os artistas, será realizada uma oficina de arte para crianças atendidas pelo IPCC – Instituto Pró-Cidadania de Curitiba. Essa oficina acontece dentro de um vagão de trem da Serra Verde Express, que faz a linha Curitiba/Serra do Mar.O vagão, de aproximadamente 17mts, também receberá a intervenção dos artistas num painel composto com o diferencial da obra de cada um. Todas as ações são um presente da equipe para a comunidade curitibana e suas crianças.

Sobre as Oficinas
No primeiro período serão apresentados os diversos tipos de fotografia, bem como seus enquadramentos e a forma de se fotografar. Então os alunos saem para a prática da fotografia, com distribuição de câmeras em grupos. As fotos serão reveladas a tarde e no segundo dia acontece a amostragem dos negativos e como se processa uma revelação. No final todas as crianças serão também fotografadas e entenderão como a fotografia se transforma em lambe, que mais tarde irão compor o mural da escola.
Na oficina de artes, os instrutores irão focar no uso da cor selecionando uma gama de tons para trabalhar desenho livre com as crianças que depois servirá para compor um mural. Depois serão abordadas as diferentes formas de desenho com destaque para o traçado. As aulas serão divididas em teoria das cores e formas, prática e composição. Cada artista irá criar elementos relacionados a natureza para compor o grande mural.
O projeto é realizado através do Mecenato Municipal de Curitiba/Fundação Cultural, incentivado pela Serra Verde Express.

SERVIÇO
Datas das oficinas:
26 e 27/09 às 8h20 até 11h20 – Fotografia, com Estevan Reder
28 e 29/09 às 8h20 até 11h20 – O Uso da Cor, com Douglas Reder
3 e 4/10 às 8h20 até 11h20 – As Formas, com YvyCapponi
28/09 – Produção e finalização dos painéis na escola (03 paredes externas no pátio com intervenção em grafite e lambe)
06,06 e 07/09 – Intervenção em vagão de trem – Serra Verde Express
Local da realização:
Escola Municipal Francisco Klemtz – R. Francisco Tissot, 119 – Portão, Curitiba

Nenhum comentário: