sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Paulo Meirelles estreia mostra “Rogai por Nós” no Museu de Arte Sacra

Artista plástico recriou santos católicos que dão nome a lugares conhecidos de Curitiba em vidro, tela, tecido e madeira de demolição

Conhecido por suas obras multicoloridas, que flertam com a pop art, o artista plástico Paulo Meirelles faz neste segundo semestre de 2016 um retorno às suas origens espirituais. Será aberta no dia 17 de setembro, no Museu de Arte Sacra (centro histórico) sua mostra Rogai por Nós, conjunto de cerca de 30 trabalhos nos quais ele recria santos protetores populares na pintura em vidro, tela, tecido e madeira de demolição. Os trabalhos podem ser visitados até o dia 20 de novembro.
Paulo elegeu santos que foram escolhidos para nomear os lugares onde as pessoas vão, estão ou vivem e que por isso estão intimamente ligados à ideia de proteção, de lar. O artista imprime tons fortes aos seus santos-personagens, presenteando seu interlocutor com um roteiro ilustrado pela iconografia católica de Curitiba.

Nossa Senhora de Guadalupe, São Bento, São Lourenço, Santa Bárbara, Carmo, Mercês, Santa Terezinha, São Francisco, entre outros, foram trabalhados em pequenos formatos com materiais recuperados e pintados a óleo. Embora a técnica usada não seja a tradicional, a pesquisa do artista preserva as características originais de cada santo.

Ao voltar-se para a arte sacra, Meirelles faz uma prece pessoal, se reconectando à sua curiosa origem religiosa. Foi batizado já grande, por volta dos 10 anos, por influência de sua madrinha, que era legionária. Uma Bíblia ilustrada presenteada pela mãe abriu duas possibilidades em sua vida: ser padre ou artista. Chegou a frequentar grupos de jovens, mas a arte falou mais alto. A busca pela espiritualidade em outras religiões, no entanto, pontuou sua trajetória. Recentemente, diante da observação da incredulidade e da desesperança atuais, fez o caminho de volta ao catolicismo por meio da arte. “Este trabalho é uma busca por minhas raízes, um repúdio ao vazio, minha celebração da esperança. Voltei à minha fé, não por desespero, sofrimento ou desilusão, voltei porque todas as ideias que li e vi, que ostentam a negação da existência do espírito na mais pura luz da razão, invariavelmente acabaram me provando exatamente o contrário”, conta.
A religiosidade e a arte popular presentes em Rogai por Nós têm pontos de contato com a mostra Viva la Vida, interpretação original de Paulo Meirelles da artista mexicana Frida Khalo e sua obra, lançada no ano passado, no Pátio Batel durante o LabModa. Além disso, revela o apreço do artista em reproduzir a figura humana nos seus mais variados estados de espírito – do profano ao santo.

Sobre Paulo Meirelles
Artista plástico, designer de moda, professor de desenho, Paulo Meirelles nasceu em Marília, interior de São Paulo. Mudou-se para Curitiba nos anos 1980. Sua formação inicial se baseou no aprimoramento do desenho da figura humana. Cursou museologia no COSEM/PR. Trabalhou como estilista por mais de dez anos, período em que também ministrou cursos de estilismo no SENAC de Curitiba e Apucarana. Nos anos 1990 foi colunista e ilustrador de moda do suplemento semanal Viver Bem do jornal Gazeta do Povo, atuando paralelamente em seu requisitado ateliê de costura. Como artista plástico assinou dezenas de exposições individuais, coletivas, além da participação em salões de arte. Foi premiado no Salão do Mar de Antonina pela Secretaria de Estado da Cultura. Algumas de suas obras estão em acervos de museus do Paraná e Santa Catarina. Atualmente, dedica-se à pintura e às aulas de desenho em seu ateliê, no bairro Mercês, em Curitiba.

Serviço:
Exposição Rogai por Nós, de Paulo Meirelles
De 17 de setembro a 20 de novembro
Museu de Arte Sacra -­ Largo da Ordem s/n anexo a Igreja da Ordem
Visitação: de terça a sexta, das 9 às 12hs e das 13 às 18hs, sábados, domingos e feriados das 9 às 14hs
 

Nenhum comentário: