sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Introdução à mise en scène com Marcelo Müller

                       

A construção da mise en scène é a tarefa central do trabalho do diretor cinematográfico na realização de qualquer tipo de filme de ficção. Antes de ser o autor, o idealizador do projeto ou um profissional contratado, o diretor é o responsável pela passagem das palavras escritas no roteiro às cenas registradas em algum tipo de suporte cinematográfico. Este processo de construção acontece em etapas, que vão das primeiras ideias à mixagem, mas fica mais intenso durante a preparação para a filmagem, a captação e a reconstrução das cenas a partir dos planos captados, no inicio da montagem.
O objetivo do curso é aproximar os estudantes às tarefas básicas do diretor cinematográfico na construção da mise en scène. Para isso, serão analisados os elementos que compõe a cena, tanto no espaço físico quanto no suporte cinematográfico, discutindo as opções disponíveis para o diretor em cada um dos momentos da realização.
A prática será experimentada em alguns exercícios em grupo, durante as aulas.Saiba mais
Datas De 17 a 22 de outubro
Segunda a sexta, das 19h às 23h
+ Sábado, das 11h às 20h
INSCREVA-SE
Marcelo Müller, 38, é diretor e roteirista. 
Doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA/ USP e formado pela  Escuela Internacional de Cine y Televisión (EICTV- Cuba, 1999- 2001). Entre os diversos cursos livres que participou, destaca-se a oficinaComo Contar un Cuento, do Prêmio Nobel de Literatura Gabriel Garcia Marquez, ministrada na EICTV em dezembro de 2005 e em Guadalajara em março de 2006.
Dirigiu Eu Te Levo, seu primeiro longa-metragem de ficção como diretor, que estreou no 11o Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo (2016) e os curtas-metragens São Paulo Railway (2010), Bendita TV (2001) e do documentário Cititur pelo Velho e Novo Santo Amaro (2010). Atuou também na área institucional e publicitária. Entre seus trabalhos institucionais de mais destaque está o vídeo para a Petrobras Sonidos de la Tierra: La musica transforma las personas, filmado no Paraguai (2011).
É roteirista de O Outro Lado do Paraíso, pelo qual recebeu o Prêmio Assembleia Legislativa de melhor roteiro no Festival de Brasília e Infância Clandestina, que recebeu o Prêmio Coral de Melhor Roteiro Inédito, o Prêmio Sur e o Prêmio Condor de melhor roteiro.
Atua como professor de direção e de roteiro na EICTV- Cuba desde 2007 até hoje.

Nenhum comentário: