quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Evento gratuito promove grande festival multicultural


Nascido na Alemanha, Carnaval das Culturas do Mundo reúne arte, dança, costumes e músicas num só lugar
 
 
 
Reunir toda pluralidade do nosso país num só lugar, essa é a proposta do “11º Carnaval das Culturas do Mundo”. Aberto ao público e com entrada franca, o evento reunirá a diversidade cultural em forma de canto, música, arte e dança. As apresentações acontecem na Praça Almirante Júlio de Noronha, no Leme, entre os dias 23 e 25 de setembro, das 10h às 22h.
 
Organizada pela ONG Pra fazer Cultura (PRAFAC), a iniciativa tem como objetivo promover uma grande miscelânea cultural. A programação contará com sanfoneiros de Forró e ritmos do Norte e Nordeste e festivais de cultura cigana, árabe e folclore. O palco receberá ainda bandas de todos os estilos, grupos jovens, infantis e projetos sociais. No local haverá também cerca de 50 stands com artesanato, moda, arte e gastronomia.
 
Nessa edição terá uma novidade: um espaço reservado especialmente para instituições não-governamentais, que será chamado de Feira das ONGs. A ideia é manter essa vitrine para expor os trabalhos de cada ONG e angariar recursos que possibilitem a continuidade de suas atividades.
 
Segundo a idealizadora Lúcia Sons, o projeto foi inspirado num evento do mesmo nome que acontece há mais de 20 anos na cidade de Berlim, Alemanha. Sons diz que o ‘'Karneval Der Kulturen Der Welt’ foi criado para socializar as inúmeras nações que ocupam a capital alemã, com objetivo de estudar ou trabalhar. “Já no Brasil, ele é bem mais abrangente, pois mistura culturas, etnias e classes sociais”. 
 
Mas o intuito não é só promover alegria e animação. Incluído oficialmente esse ano no Calendário Oficial do Governo do Estado, a versão tropical realiza uma grande função social. Em todas as edições são convidados grupos artísticos de inúmeras comunidades de risco, como Cidade de Deus, Vidigal, Rocinha, Cantagalo, Borel, Vila Vintém, Gardênia Azul, Maré, Cidade Alta, Tavares Bastos entre outras. “É uma forma de apoiar os nossos jovens e crianças, mostrando para a sociedade todo o talento que eles têm”.
 
Lúcia ressalta que o impacto social está também na escolha dos representantes. Como Rainha, foi eleita a jornalista da TV Brasil Fernanda Honorato. Ela é a primeira repórter com síndrome de Down do país. E o rei é o coreógrafo Lúcio Santos. Ele coordena, juntamente com mais dois professores, a Companhia de Dança Trevo, na Cidade de Deus, que tem como objetivo oferecer aos jovens, moradores da comunidade e adjacências, uma opção de vida ligada à arte e à cultura.
 
- Por meio do projeto, pretendemos promover não só a inclusão social, como também o resgate de culturas quase extintas ou adormecidas, a mistura de classes e estilos num mesmo espaço. Assim podemos exaltar a importância da boa convivência e incentivar o respeito às diferenças – conclui Sons.
 
 
Serviço:
Carnaval das Culturas do Mundo
Gratuito e aberto ao público
Público: livre
Local:
Praça Almirante Júlio de Noronha, no Leme.
Rio de Janeiro, RJ
Datas: de 23 a 25 de setembro
Horário: das 10h às 22h.
Crédito fotográfico: Beatriz Lima
 

Nenhum comentário: