quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Duo Chão de Pedra com Rogério Gulin e Gianpiero Pilatti no Conservatório de MPB



O Conservatório de MPB de Curitiba apresenta o show de lançamento do Cd ‘Chão de Pedra’ do Duo Gulin-Pilatti nesta sexta-feira (16),  às 19h30. Em show aberto ao público, a dupla formada por Rogério Gulin e Giampiero Pilatti propõe uma conversa entre dois dos instrumentos mais representativos das tradições musicais populares brasileiras – a viola caipira e a flauta transversal.

Essas tradições vêm de áreas distintas e têm diferentes influências: uma é a música de raiz, personificada pela viola caipira. O instrumento representa o rico imaginário de regiões como Minas Gerais, Goiás e Nordeste, assim como o interior paulista e o litoral paranaense. A outra, a da flauta transversal, tem o status de ser ao mesmo tempo popular e sofisticada, sendo usada em gêneros como o choro e também na música erudita.

As músicas para os dois instrumentos põem à prova tanto a virtuosidade dos instrumentistas como a capacidade para executar passagens líricas e delicadas. O repertório do duo conta com composições de Rogério Gulin arranjadas para viola caipira e flauta transversal, tendo ainda dois temas eruditos bastante conhecidos: um de Johann Sebastian Bach e outro de Maurice Ravel.

Rogério Gulin tem uma formação que a princípio contou com o rock e o folk como influências, passando pela tradição da música instrumental brasileira dos anos 70 e chegando à viola caipira em todas suas escolas. Dessa síntese, Gulin tem feito músicas com uma linguagem muito particular, sendo cada vez mais reconhecido como um compositor e instrumentista da viola caipira com estilo próprio e identificável.

Por outro lado, GiampieroPilatti traçou sua carreira a partir do rigor da música erudita, primeiro estudando, depois atuando como professor e concertista – participou como músico convidado em orquestras como a Sinfônica do Paraná, Orquestra de Câmera de Curitiba e Camerata Antiqua de Curitiba.
Serviço:
Duo Chão de Pedra com Rogério Gulin e Gianpiero Pilatti
Lançamento do CD “Chão de Pedra”
Dia 16 de setembro de 2016 – sexta-feira às 19h30
Conservatório de MPB – Auditório Nhô Belarmino - Rua Mateus Leme, 66, Largo da Ordem – São Francisco
Entrada franca
Informações pelo telefone: 3321-2855

 
Coordenação

Nenhum comentário: