terça-feira, 27 de setembro de 2016

CAIXA CULTURAL CURITIBA RECEBE O CURTA 8,

 
 

Festival Internacional exibirá o que há de melhor em produção atualmente, além de clássicos, os feitos em tomada única e ainda filmes caseiros
 
A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 6 a 9 de outubro, a 12ª edição do Curta 8 - Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba. Criado em 2005, o Festival cresceu rapidamente impulsionado pela paixão que ainda permanece pelo filme analógico. Atualmente, é o maior do gênero na América Latina, e aproxima realizadores, público e importantes nomes do cinema brasileiro, além de trazer o super 8 como alternativa estética para produções atuais. O Curta 8 tem o patrocínio da CAIXA desde 2008.  
A cada edição é exibido o que há de mais expressivo em produção de super 8 no Brasil e no mundo, além de obras que marcaram a história desta bitola. Na edição de 2016, o destaque da programação será a Mostra Leandro Bossy, em homenagem ao idealizador e coordenador de todas as edições anteriores do evento, que faleceu no início deste ano. Além da exibição de suas obras, diversos realizadores de todo o Brasil se organizaram para produzir filmes em sua homenagem.
Oficina e Home Movie Day
Uma das grandes atrações do Festival, que sempre gera aflição entre os participantes e público, são os filmes em tomada única. Realizados com apenas um cartucho, eles são filmados na ordem narrativa do roteiro e não passam por edição posterior.
Juntos, público e realizadores assistirão aos filmes pela primeira vez na tela grande e com a trilha executada ao vivo durante a projeção.
A maioria das películas em tomada única é fruto da oficina gratuita organizada pelo Curta 8, que antecede o evento. Durante as sessões, o público participa votando nos filmes que mais gostar em todas as mostras competitivas.
Na tarde de domingo (9), haverá ainda a sessão do Dia do Filme Caseiro ou Home Movie Day, tradicional na programação do Festival. Nele são exibidos filmes pessoais, em Super 8 e Single 8, que os espectadores podem trazer para avaliação técnica desde o primeiro dia de festival. A ideia da sessão é apresentar um pouco de tudo – desde trabalhos de ficção autorais até registros familiares.
Super 8
Surgiu em 1965 e foi popularizado pelo registro de imagens caseiras de forma descomplicada. O filme de fácil manuseio em câmeras de pequeno porte e que permite a reprodução com apenas um projetor, até hoje atrai amantes da arte cinematográfica espalhados pelo mundo todo.
 
Serviço
Cinema: Curta 8 – Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba
Local: CAIXA Cultural Curitiba, Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: 6 a 9 de outubro de 2016
Horário: consultar programação completa no site www.curta8.com.br
Ingressos: entrada franca, com retirada dos ingressos na bilheteria para as sessões do dia
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: não recomendado para menores de 16 anos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Nenhum comentário: