quarta-feira, 3 de agosto de 2016

RENATO BORGHETTI REVISITA REPERTÓRIO DE GONZAGÃO AO LADO DE MÚSICOS ERUDITOS NA CAIXA CULTURAL CURITIBA

 
 

Com acordeon, quinteto de cordas, piano e vozes, projeto inédito reúne diferentes universos musicais para homenagear Rei do Baião

 

 

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta o show Velho Lua – Uma homenagem a Gonzagão, de 11 a 14 de agosto. O projeto inédito tem o objetivo de fundir a música instrumental erudita à folclórica regional do norte e do sul do Brasil. Para isso, contará com o acordeonista Renato Borghetti juntamente com outros músicos, incluindo um quinteto de cordas.

 

O encontro dos artistas proporcionou uma nova roupagem às tradicionais músicas de Luiz Gonzaga. O time de músicos é composto também por Daniel Bortholossi, assinando a direção artística e tocando piano, Daniel Sá no violão, Francyene Rosset na voz e um quinteto de cordas da Orquestra Curitiba Sinfônica.

 

O resultado da união dos universos erudito e popular brasileiro conta com releituras de grandes sucessos, como Qui nem jiló, Asa branca, O xote das meninas, A vida do viajante e Assum preto.

 

Luiz Gonzaga é um dos grande ícones da música no Brasil. Intitulado como O Rei do Baião, nasceu em Pernambuco e iniciou sua caminhada como músico desde cedo. Teve como um dos grandes feitos de sua carreira agregar ritmos nordestinos à música popular, em meio aos tão tocados ritmos paulistanos e cariocas da época.

 

Os músicos

Renato Borghetti: com mais de 20 discos gravados em sua carreira, é um dos músicos mais icônicos da música brasileira. Seus ritmos passam pelo vanerão, xote, milonga e chamamé. Além de ter uma consolidada carreira no Brasil, é constantemente convidado para se apresentar em diversos países da Europa, América do Norte e América do Sul.

 

Daniel Bortholossi: tem se destacado como um dos mais promissores e atuantes regentes da sua geração. Como maestro convidado, tem trabalhado com vários grupos sinfônicos brasileiros, além de orquestras na Argentina, Portugal, Itália, Bulgária, Cazaquistão, Inglaterra, República Tcheca, Romênia, Sérvia, Ucrânia e Rússia.

 

Daniel Sá: violonista desde os oito anos de idade, tornou-se profissional aos 14, atuando tanto na música erudita quanto popular. Compositor, arranjador e diretor musical, dividiu o palco com nomes como Guinga, Osvaldinho do Acordeon, Arismar do Espírito Santo, Paulo Moura e Sivuca, além de acompanhar Renato Borghetti há quase 20 anos.

Francyene Rossett: cantora e professora de canto há 18 anos, participou como solista de diversas gravações, dentre as quais Luz da luz e Roda de choro UEM.

 

Orquestra Sinfônica de Curitiba: concebida para dialogar com a atualidade, tem uma proposta artística pós-moderna e incorpora elementos que permitem realizar concertos de forma criativa.

 

Informações e entrevistas

Fabiana – (41) 8403-1653


 

Serviço:

Música: Velho Lua – Uma homenagem a Gonzagão

Local: CAIXA Cultural Curitiba - Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba (PR)

Data: 11 a 14 de agosto de 2016

Hora: quinta-feira a sábado, às 20h. Domingo, às 19h

Ingressos: vendas a partir de 06 de jagosto (sábado). R$ 20 e R$ 10 (meia - conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura.

Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h. Domingo, das 16h às 19h)

Classificação etária: livre para todos os públicos

Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Nenhum comentário: