terça-feira, 2 de agosto de 2016

Aula de Mestres resgata memória musical dos imigrantes

 
Uma das maiores conhecedoras da História da Música no Brasil, Anna Maria Kieffer, ministra quatro encontros sobre a tradição musical preservada pelos imigrantes
Encontros  acontecem na Fundação Ema Klabin e tem entrada franca. Foto F. Pepe Guimarães
A Fundação Ema Klabin promove mensalmente a série  Aula de Mestres que traz palestras sobre diferentes temas musicais.  Nesse segundo semestre, a pesquisadora Anna Maria Kieffer irá resgatar a memória musical de 12 grupos de imigrantes em São Paulo, por meio da pesquisa que realizou junto às comunidades que ainda mantém vivas tradições musicais de suas culturas originais, incluindo música sacra, música profana, cantigas, danças e depoimentos.
Cantora, pesquisadora, Anna Maria Kieffer dedica-se especialmente à música contemporânea, a pesquisa e divulgação da música antiga e da memória musical brasileira. Realizou diversos trabalhos no Brasil e no exterior, ( Studio de Recherches et de Structurations Électroniques Auditives, em Bruxelas, GRM-Groupe de Recherches Musicales, em Paris) . É membro da EMF–Electronic Music Foundation (Albany, N. York),  autora da série “Memória Musical Brasileira”(AKRON) e tem 22 CDs gravados, o último “Antonio Vieira: do Tejo ao Amazonas” (2015).
 
Casa-museu Ema Klabin
Polo cultural da cidade  de São Paulo, a Fundação Ema Klabin tem uma programação variada  e gratuita que reúne shows, palestras, oficinas, exposições, grafite, feira de trocas, cursos e exposições. A casa-museu possui um  acervo de mais de 1.500 obras, entre pinturas do russo Marc Chagall e do holandês Frans Post, dos modernistas brasileiros Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Portinari e Lasar Segal; talhas do mineiro Mestre Valentim, mobiliário de época, peças arqueológicas e decorativas. A casa-museu pode ser visitada de terça a sábado. 
 
Serviço:
Aula de Mestres:
18/08   Populações anteriores à chegada dos imigrantes: As populações encontradas aqui pelos colonizadores e suas manifestações musicais; Música dos imigrantes portugueses, italianos, sírios e libaneses.
15/09   Judeus, Japoneses, Húngaros: Cantigas sefaradís, música Klezmer e música tradicional religiosa, música monástica japonesa e danças de roda húngaras.
20/10   Alemães, Armênios, Poloneses: Contadores de histórias e orquestra de bandolins alemães; canções litúrgicas armênias e cantigas tradicionais polonesas.
24/11   Russos, Espanhóis e Nordestinos: Música da liturgia ortodoxa russa, música flamenca e orquestra de gaitas-de-fole espanhóis, poesias de Cego Aderaldo e aboios.
Horário:  19h30    
Entrada Gratuita
Lotação: 30 -  Indicação: 10 anos
Local: Fundação Ema Klabin
Endereço: Rua Portugal, 43, Jardim Europa, São Paulo. 01446-02
Tel. 3897-3232
http://emaklabin.org.br/

Nenhum comentário: