quarta-feira, 20 de julho de 2016

Subtropikal é festival de criatividade urbana que acontece em agosto em Curitiba

 

Evento ocupará diversos espaços com atividades ligadas a artes, cultura e economia criativa. Fórum, festas, exposições, oficinas e a pintura de um grande mural compõem a programação.

Maior cidade brasileira abaixo do Trópico de Capricórnio, Curitiba é reconhecida pela criatividade na organização de seu espaço urbano, qualidade de vida e também por ser lar de inúmeros personagens igualmente criativos  como escritores, poetas, músicos, artistas e planejadores.
Celebrar este traço da identidade local explorando o que a cidade proporciona hoje, refletindo sobre seu presente e futuro e curtindo suas possibilidades é o mote do
Subtropikal, Festival de Criatividade Urbana que acontece de 13 a 21 de agosto. A semana contempla um período que se identifica naturalmente com a capital paranaense: durante o inverno, com seus dias frios e azuis.
O evento propõe três plataformas que se desdobram ao longo de oito dias: a “Explore” é uma provocação e um convite aos habitantes  da cidade  a explorá-la melhor, ocupando seus espaços e festejando seus novos e velhos talentos em diversas áreas criativas. A pintura de um imenso mural na fachada do Moinho Rebouças (sede da Fundação Cultural de Curitiba), projeções (algumas mapeadas) espalhadas pela noite e um circuito de oficinas fazem parte da “missão exploradora” do festival. Já a “Reflita” consiste em um fórum de discussão com dois dias de duração no emblemático Teatro do Paiol. Mobilidade, ocupação, colaborativismo, empoderamento e manifestações artísticas na cidade são alguns dos temas que estarão em discussão.  Por fim, a plataforma “Curta” compreende uma grande festa reunindo núcleos e artistas destacados na noite curitibana, que acontece no dia 20 de agosto, na Ópera de Arame.
O Subtropikal conta com o apoio da Red Bull e da Uber e o patrocínio da Heineken, que é a cerveja oficial do festival. O evento foi construído com colaboração de oito co-criadores - que forneceram visões distintas sobre diferentes áreas culturais e da economia criativa. São eles: Antonio Wolff (fotógrafo e artista visual), Cristina Pagnoncelli (designer), Celestino Dimas (artista visual e empresário), Carolina Zibetti (produtora cultural), Fernanda Paludo (empresária), Henrique Cabral (especialista em economia colaborativa), Priscila Prestes (empresária) e Fabio Toshiro (artista visual).
Os ingressos e passaportes estão à venda e podem ser adquiridos no site
www.diskingressos.com.br (link direto: bit.ly/Subtropikal2016).
 Subtropikal – Festival de Criatividade Urbana
13 a 21 de agosto de 2016
Curitiba – Paraná
www.subtropikal.com.br

PROGRAMAÇÃO:

Explore:
- Mural Subtropikal
Onde: Fundação Cultural de Curitiba (Moinho Rebouças)
Quando: 18, 19, 20 e 21 de agosto (18 e 19 das 17:00 às 22:00, 20 e 21 das 11:00 às 19:00)
Atrações: pintura de mural (obra de Cristina Pagnoncelli e Celestino Dimas), ações de live-painting, oficina de drinks, oficina de arte urbana, bazar de marcas locais e apresentação de coletivos musicais.

- Circuito de Projeções
Onde: circuito a confirmar
Quando: 13, 14, 17, 18, 19 e 20 de agosto
Atrações: intervenções artísticas projetadas em diversos locais da cidade, curadoria de Antonio Wolff (UmLoboh) e Fabio Arida (VJ Toshiro)

- Circuito de oficinas
Programação completa no site

Reflita:
FÓRUM Subtropikal
Onde: Teatro do Paiol.
Quando: 17 e 18 de Agosto, das 15:00 até as 21:30
Programação disponível em
www.subtropikal.com.br

Curta:
Festa de encerramento Subtropikal
Onde: Ópera de Arame
Quando: 20 de Agosto, das 15:00 às 23:30
Atrações: HNQO + ALTER DISCO (Barbara Boeing e Phil Mill) + FUNK YOU (Murillo e Schasko)

Nenhum comentário: