quarta-feira, 8 de junho de 2016

Concerto cênico do Coro da Camerata Antiqua apresenta ‘La Barca di Venetia per Padova’


Adaptação da obra do compositor italiano Adriano Banchieri (1568-1634), ‘La Barca di Venetia per Padova’ será apresentada pelo Coro da Camerata Antiqua de Curitiba no próximo final de semana (dias 10, 11 e 12). A direção cênica é de Roberto Innocente, regência de Mara Campos e conta com Marcelo Leonel Felczak e Wenry Martiliano Bueno como atores convidados. O programa que também embala os apaixonados no dia 12, encerra o Festival Mia Cara Curitiba.
A composição de Banchieri é uma comédia com 20 madrigais, ela apresenta a viagem de um grupo de passageiros no barco conhecido com o nome de “Burchiello”, que de Fusina (Veneza) percorrendo o rio Brenta chega até Padova. Este barco era utilizado pelos nobres senhores de Veneza que iam passar férias nas residências luxuosas que se encontram, ainda hoje, a beira do rio.
A montagem utiliza a segunda edição impressa de 1623, ápice do teatro na Comédia dell’Arte (1545 – 1700), e inevitavelmente, também nas produções musicais da época. “Nessa montagem esta relação é explícita, criando interferência entre canto e atuação com a presença em cena dos Cantores da Camerata, de uma turma de atores de comédia, e de um pequeno ensemble com instrumentos da época”, explica o diretor cênico.
A obra prevê uma série de madrigais dialógicos ligados a situações da vida cotidiana, com personagens de vários tipos e condições, com acentuações caricaturais relacionadas a proveniência regional e espirituosas imitações onomatopaicas. Innocente acrescenta ainda que na ópera aparecem várias personagens, no gosto do autor. “Banchieri gosta de representar a vida real, coisa que a Comédia dell’Arte levará ao extremo sintetizando a sociedade da época em personagens tipos (máscaras), por isso, criar esta ligação apareceu como um caminho já explícito” conclui o diretor.

Direção Cênica
Roberto Innocente é italiano residente no Brasil. Trabalha como diretor, ator, dramaturgo e professor de interpretação, com diploma realizado na Academia Veneta de Teatro em Padova. Nasceu em 1957, em Padova (Itália), depois de ter estudado em escola secundária conseguindo o diploma de geômetra, estuda Psicologia na universidade de Padova e depois Disciplina Artes Musica e Espetáculo (DAMS) em Bologna, na área de teatro.

Serviço:
CORO DA CAMERATA ANTIQUA DE CURITIBA
LA BARCA DI VENEZIA PER PADOVA
MIA CARA CURITIBA 
Regência Mara Campos (São Paulo) 
Direção Cênica Roberto Innocente (Itália/Brasil) 
Atores – Marcelo Leonel Felczak (Paraná) e Wenry Martiliano Bueno (Paraná)
Grupo convidado Arte da Comédia 
Datas e horários: 10 de junho, 20h
11 e 12 de junho, 18h30
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural
Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro
Ingressos: R$30 e R$ 15
Compra onlinehttps://www.ingressorapido.com.br/compras/?id=48772#!/tickets

PROGRAMA 
Adriano Banchieri (1568 – 1634) 
La Barca di Venezia per Padova

Nenhum comentário: