terça-feira, 19 de abril de 2016

Investida liberal e a luta contra a desigualdade


Em um momento de investida liberal, que coloca em risco a manutenção dos direitos conquistados nos anos 2000 ou até mesmo na era Vargas, é importante que se tenha em mente que o Brasil ainda precisa lidar com um de seus maiores problemas: a desigualdade social. Tal desigualdade na distribuição da riqueza e da renda está relacionada também à desigualdade no acesso aos direitos sociais.

Gráfico abaixo, retirado de artigo de Marcelo Medeiros, mostra a relação entre a porcentagem da população e a concentração de renda a partir das declarações de Imposto de Renda de Pessoa Física. Percebe-se que, em 2012, 1% da população brasileira detinha em torno de 26% da renda do Brasil.



Segundo o autor, a concentração de renda entre os mais ricos é, de acordo com os dados tributários, substancialmente maior do que a estimada pelos levantamentos domiciliares (PNADs, POF e Censos), sem que tenha havido tendência de queda nos últimos anos.

Assim, em um contexto de ajuste fiscal e de ataque liberal ao combate à desigualdade e ao provimento de direitos sociais, a bandeira da redução da desigualdade em suas diversas formas precisa ser defendida, pois se mostra como um dos maiores problemas do Brasil.

Nenhum comentário: