quinta-feira, 31 de março de 2016

FCC divulga composi ções selecionadas para o Festival de Cultura Popular


            A Fundação Cultural de Curitiba divulgou a relação dos compositores selecionados para participar do Festival de Cultura Popular, que será realizado nos próximos meses de maio e junho. Foram selecionadas 30 composições autorais que receberão como prêmio o valor de R$ 500,00 e um DVD da apresentação no festival.
O Festival de Cultura Popular será realizado em três etapas: dias 14 de maio, na Cancha de Esportes da Escola Municipal Papa João XXIII (Portão); 21 de maio, no Centro de Esporte e Lazer Avelino Vieira (Tingüi); e 4 de junho, no Ginásio de Esportes do Portal do Futuro Bairro Novo (Sítio Cercado).
Uma comissão julgadora, formada pelos músicos Du Gomide, Fábio Elias e Ricardo Gomes de Almeida (Caxaria), fez a análise das composições inscritas. “Tivemos composições muito boas”, avalia Du Gomide, compositor e produtor dos mais requisitados da cena musical curitibana. Para o músico, o edital foi de grande valia para compositores que estão iniciando a carreira e almejam se relacionar com a Fundação Cultural, participando dos seus editais.
As músicas selecionadas abrangem os vários estilos musicais, especialmente rock, sertanejo, pop, funk e balada. Du Gomide explica que o critério de seleção não foi o estilo, mas a qualidade da composição. “Avaliamos a letra, a melodia, a harmonia e a fluência da música. Também procuramos focar na capacidade musical do artista e visualizar sua apresentação no evento”, disse.
De acordo com o coordenador dos Núcleos Regionais da Fundação Cultural, Crisanto Westphalen, o edital atende a uma demanda efetiva da comunidade, comum a todas as regionais. “Muitos músicos procuram nossos núcleos atrás de uma chance de mostrar seus trabalhos”, conta Crisanto, lembrando que a iniciativa é inédita. É a primeira vez que um festival reúne compositores das dez regionais de Curitiba. “Com o festival, queremos valorizar o trabalho autoral e revelar nossos talentos”, afirmou.
A relação dos selecionados para o Festival de Cultura Popular está disponível no site da Fundação Cultural de Curitiba:

Nenhum comentário: