quinta-feira, 31 de março de 2016

FCC abre consultas públicas para editais do PAIC



A Fundação Cultural de Curitiba abriu nesta segunda-feira (28) as consultas públicas dos editais do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura (PAIC) da Prefeitura de Curitiba. Até às 23h59 do dia 12 de abril ficam abertas as consultas para os editais Livre, Ações Culturais Regionalizadas em Curitiba e Pesquisa do Fundo Municipal da Cultura. A Consulta Pública do Mecenato Subsidiado 2016 estará disponível até às 23:59 horas de domingo, dia 17/04/2016. No dia 5 de abril, às 19h, o Conselho Municipal de Cultura realiza no Palácio dos Estudantes Consulta Pública presencial. 
Segundo Maria Angélica da Rocha Carvalho, Diretora de Incentivo à Cultura, esta é a primeira vez que a FCC publica de maneira simultânea os textos dos editais do PAIC previstos para o mesmo ano. " A vantagem da publicação dos editais previstos é que o proponente pode eleger em qual modalidade seu projeto cultural melhor se encaixa", disse.
Consulta online
Para facilitar o processo de participação, a Fundação Cultural de Curitiba e a Secretaria de Estado da Cultural estabeleceram uma parceria para o uso do SISPROFICE, sistema desenvolvido pela Celepar para o Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná. As sugestões, críticas e observações serão realizadas exclusivamente pelo sistema. Com a nova ferramenta os usuários terão acesso a todas as críticas e sugestões enviadas. Para acessar os editais e as consultas públicas visitehttp://www.sic.cultura.pr.gov.br/consultapublica.php.
"Continuamos estimulando a participação dos setores interessados na construção dos editais da FCC e melhorando cada vez mais as ferramentas de consulta", diz o presidente da FCC, Marcos Cordiolli. "As consultas legitimam os editais e  permitem que cada vez mais áreas culturais e artistas sejam incluídos e concorram aos recursos destinados para a cultura da cidade", completa.
Edital – Livre do Fundo Municipal da Cultura
Serão contemplados projetos nas áreas das artes e da cultura: música; artes cênicas, compreendendo teatro, dança, circo e ópera; audiovisual – cinema, vídeo, internet, televisão e rádio; literatura; artes visuais – fotografia, artes plásticas, design e artes gráficas e tecnológicas; patrimônio histórico, artístico e cultural; folclore, artesanato, cultura popular e demais manifestações culturais tradicionais, contempladas pelo Programa de Apoio e Incentivo à Cultura. O valor total disponível para o Edital será definido pela Secretaria Municipal de Finanças até a publicação do texto final. O valor mínimo para os projeto será de R$ 5 mil e o valor máximo de R$ 50 mil.
Edital Ações Culturais Regionalizadas em Curitiba – Ações Culturais como Constituição de Memória e Preservação do Patrimônio Imaterial 2016
Serão contemplados projetos nas áreas de música; artes cênicas, compreendendo teatro, dança, circo e ópera; audiovisual, compreendendo cinema, vídeo, internet, televisão e rádio;  literatura;  artes visuais, compreendendo fotografia, artes plásticas, design e artes gráficas e tecnológicas; patrimônio histórico, artístico e cultural; folclore, artesanato, cultura popular e demais manifestações culturais tradicionais e suas novas linguagens.
Edital de Pesquisa 2016
Serão contemplados projetos nas áreas de música; artes cênicas, compreendendo teatro, dança, circo e ópera; audiovisual, compreendendo cinema, vídeo, internet, televisão e rádio; literatura; artes visuais, compreendendo fotografia, artes plásticas, design e artes gráficas e tecnológicas; patrimônio histórico, artístico e cultural; folclore, artesanato, cultura popular e demais manifestações culturais tradicionais e suas novas linguagens nas modalidades PATRIMÔNIO CULTURAL MATERIAL,  PESQUISA DE CAMPO ARTÍSTICO e PESQUISA E DESENVOLVIMENTO ARTÍSTICO.
Mecenato 2016
Nas categorias Iniciante e Não Iniciante serão selecionados projetos nas áreas das artes e da cultura elencadas: música; artes cênicas, compreendendo teatro, dança, circo e ópera; audiovisual, compreendendo cinema, vídeo, internet, televisão e rádio; literatura; artes visuais, compreendendo fotografia, artes plásticas, design e artes gráficas e tecnológicas; patrimônio histórico, artístico e cultural; folclore, artesanato, cultura popular e demais manifestações culturais tradicionais, que tenham por objetivo promover a criação, produção e difusão artística e cultural; a preservação e a difusão do patrimônio histórico, artístico e cultural; e ainda a pesquisa e o estímulo ao amplo conhecimento dos bens e valores culturais.
Para acessar os editais e as consultas públicas visite http://www.sic.cultura.pr.gov.br/consultapublica.php

Nenhum comentário: