terça-feira, 29 de março de 2016

Concerto nas Igrejas da Camerata Antiqua tem sua primeira apresentação de 2016



A temporada 2016 do projeto ‘Concerto nas Igrejas’ da Camerata Antiqua de Curitiba começa na próxima quinta-feira (31), às 20h, na Igreja Batista Alameda, no bairro Bigorrilho. Neste concerto, Alexandre Razera, chefe de naipe da Camerata, rege o grupo com um programa diversificado, imerso em obras clássicas de vários períodos. 

Nesta nova temporada o trabalho social da Camerata Antiqua de Curitiba se intensifica, com o aumento no número de concertos, um por mês nas igrejas num total de 10 apresentações até o final do ano. O programa “Concerto nas Igrejas” foi ampliado também para novas paróquias que passam a integrar o roteiro de apresentações da Camerata nos bairros de Curitiba. 

Segundo Marino Galvão Junior, diretor presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, a intenção é democratizar o acesso. “Estamos cumprindo um papel de aproximação do público com a música erudita, no qual muitas vezes existem barreiras que parecem intransponíveis. Acreditam que a música erudita é para poucos ou entendidos, mas queremos popularizar e mostrar que é para todos”, conclui Marino. 

O repertório desse concerto também reflete a característica e a proposta musical do projeto sendo um apanhado histórico das grandes obras clássicas de compositores estrangeiros e brasileiros, representativos em sua época, como: Johann Sebastian Bach, George Friedrich Händel, Heitor Villa-Lobos, Antônio Carlos Gomes, Mozart Camargo Guarnieri e Edmundo Villani-Côrtes.
Regente
Alexandre Razera, chefe de naipe de viola da Camerata estará a frente do grupo na regência. Razera também é primeiro violista da Orquestra da Rádio e Televisão Eslovênia de Ljubljana e músico convidado da Mahler Chamber Orchestra, desde 2008. Participou de gravações com a Filarmônica de Berlim, sob a regência de Cláudio Abbado, Simon Rattle, Daniel Barenboim, Lorin Maazel, Kurt Masur, Nikolaus Harnoncourt, Trevor Pinnock, Gunter Wand.
Concerto nas Igrejas
O programa Concerto nas Igrejas foi idealizado pela Camerata Antiqua de Curitiba como parte de suas atividades de relacionamento com a comunidade desde o ano de 2002. Até o presente, foram centenas de concertos distribuídos nas regiões mais periféricas da cidade, com milhares de pessoas que tiveram acesso a essa atividade da Camerata Antiqua de Curitiba. Independente da denominação religiosa dessas igrejas, a Camerata visitou com seus concertos as mais diversas denominações religiosas, como igrejas Católica, Batista, Metodista, Menonita, Igreja Messiânica Mundial, Terreiro de Umbanda do Pai Maneco, entre outras.

PROGRAMAÇÃO 2016 – CONCERTO NAS IGREJAS 
Regentes Mara Campos (São Paulo), Alexandre Razera (São Paulo/Paraná)
31 de março (quinta-feira), 20h – Igreja Batista Alameda –
Alameda Princesa Izabel, 2192 – Bigorrilho, Curitiba – PR 

28 de abril (quinta-feira), 20h – Igreja Batista do Bacacheri
13 de maio (sexta-feira), 20h – Paróquia Nossa Senhora Aparecida 
16 de junho (quinta-feira), 20h – Igreja São José da Vila Oficinas
15 de julho (sexta-feira), 20h – Paróquia Senhor Bom Jesus do Cabral
05 de agosto (sexta-feira), 20h – Paróquia Nossa Senhora de Lourdes
01 de setembro, 20h (quinta-feira) – Santuário Santa Rita de Cássia
14 de outubro (sexta-feira), 20h – Paróquia Divino Espírito Santo
17 de novembro (quinta-feira), 20h – Santuário Nossa Senhora do Guadalupe
02 de dezembro (sexta-feira), 20h – Comunidade do Redentor

Nenhum comentário: