quarta-feira, 16 de março de 2016

Começam as obras na Casa Kozak



As obras de reforma e ampliação da Casa da Leitura Wladmir Kozak , no bairro Uberaba, estão em andamento e passam por vistorias periódicas da Fundação Cultural de Curitiba e da Secretaria Municipal de Obras. Na última semana, os técnicos da Prefeitura estiveram no local e constataram que os trabalhos seguem o cronograma previsto. A reforma teve início em janeiro e a previsão de conclusão é de seis meses.

A obra, com custo total de R$ 362.118,28, inclui a reconstituição de toda a estrutura de madeira, com substituição do piso, esquadrias e telhado, e também a renovação dos sistemas elétrico, hidráulico, de lógica e telefonia. A casa passa a contar com sistema de prevenção de incêndio, estrutura de acessibilidade para deficientes físicos, estacionamento para quatro veículos e bicicletário. No terreno, de 849 metros quadrados, será construído um anexo, com banheiros, copa e área de serviço, além de um deck que poderá ser utilizado para eventos ao ar livre. Internamente, a casa continuará tendo espaço para biblioteca e salas de leitura.
O imóvel, que foi residência do pesquisador e cineasta Wladmir Kozak, pertencia à Secretaria de Estado da Cultura e era utilizado pela Fundação Cultural por meio de um convênio, foi doado ao município em dezembro de 2013. A própria Prefeitura solicitou a doação com o intuito de recuperar a casa e reativar a biblioteca. O processo de registro em cartório foi concluído em dezembro de 2014.

“As características originais da casa serão mantidas, ainda que não seja oficialmente uma Unidade de Interesse de Preservação (UIP)”, explica a arquiteta Doris Teixeira, responsável pelo projeto arquitetônico de reforma. Além de Doris, também vistoriaram as obras o engenheiro civil Jorge Castro, responsável pelos projetos estrutural, hidráulico e elétrico, e a engenheira civil Viviane de Jesus, da SMOP. A empresa contratada, vencedora da licitação, foi a PR Logística Engenharia Ltda.
A dona de casa Otília Oliveira, moradora da rua Júlio Saavedra, onde está localizada a Casa Kozak, também acompanha com expectativa o andamento das obras. “Freqüentei e emprestei muitos livros da biblioteca. Vai ser muito bom quando ela voltar a funcionar, principalmente por causa das crianças, que vão ter um novo lugar para leitura e diversão”, afirmou.

"O início das obras para revitalizar a Casa Kozak significa que o espaço já volta a ser vivo. Estou eufórica e na expectativa para tão logo ver a biblioteca e as rodas de leitura funcionando aqui."
Nadzieja Didycz, professora e moradora do bairro Uberaba.

Nenhum comentário: