sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Educação na América Latina e Caribe: grandes grupos influenciam políticas na região

 
A Iniciativa da “Campaña Latinoamericana por el derecho a La educación” mostra o panorama da privatização da educação na América Latina e no Caribe na atualidade. As tendências indicam várias formas de participação do setor privado no campo educativo, como a transferência de obrigações públicas a instituições privadas.
Segundo mapeamento desta entidade, a maior rede de natureza empresarial com incidência no setor educativo no Brasil é a “Todos pela educação”, que atua em diversas frentes. A rede tem apoio do Instituto Ayrton Senna, Grupo Gerdau, Itaú Social, Fundação Bradesco, Instituto Unibanco, Fundaçao Lemman e Instituto Natura. O mapeamento aponta outras redes semelhantes em outros países da região.
O mapeamento traz ainda uma interessante análise sobre os grupos empresariais da comunicação e sua atuação na educação. Aponta-se a presença de 4 grandes grupos com essa característica:
i) Grupo Abril, com uma rede de jornais e revistas, mas também a cursinhos pré-vestibular (anglo, ph), escolas, rede de ensino de inglês etc.
ii) Pearson, dona, por exemplo, da Companhia das Letras, Editora Objetiva etc.
iii) Oi Futuro, grupo da área de telefonia que trabalha com a venda de TICs para escolas, conectado ainda aos grupos Expoente, Positivo e à Saraiva.
iv) Rede Globo, que, junto com o Grupo Abril, é sócia do “Todos pela Educação”, que integra REDUCA.
Os autores do mapeamento analisam que os meios de comunicação, como atores sócio-políticos, constroem representações sobre as realidades, estabelecendo narrativas que influenciam a forma como os cidadãos veem o mundo.
Além disso, apontam os autores que os grupos de comunicação são parte importante das articulações empresariais que identificam a educação como alvo de investimento e que estes influenciam a adoção de determinadas políticas públicas. Há casos em nossa região de grandes conglomerados formados por empresas da educação e do setor da comunicação. Os autores chamam a atenção ao fato de de que esta realidade está modificando de maneira notável o panorama da política pública educativa da região.

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