quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

HERMETO PASCOAL REVISITA CARREIRA EM TRÊS SHOWS NA CAIXA CULTURAL CURITIBA


Acompanhado por seis músicos, artista comemora 79 anos em espetáculo com repertório cheio de surpresas

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 11 a 13 de dezembro, o show do compositor e multi-instrumentista Hermeto Pascoal. Conhecido como bruxo da musicalidade, pela sua capacidade de obter som de qualquer objeto, Hermeto fará um espetáculo que repassa a história de sua carreira, ao lado de seis músicos, entre os quais a maioria o acompanha há mais de 40 anos.

O show Hermeto Pascoal e grupo, uma comemoração estendida dos 79 anos completados pelo artista alagoano em 2015, não tem todo repertório previamente definido. Algumas canções, no entanto, podem ser antecipadas, como Viva o RJAcuriCirco voadorTamancos e pilõesBrasil com z Tainara. Todas as outras são escolhidas durante o show, a partir da sintonia entre Hermeto, o grupo e a plateia.

A espontaneidade na seleção musical é fruto da intimidade entre os músicos, que participaram do disco A música livre de Hermeto Pascoal, em 1973, e desde então se apresentam com o artista. São eles: Itiberê Zwarg (contrabaixo), Ajurinâ Zwarg (bateria), Fábio Pascoal (percussão), Vinicius Dorin (saxes e flautas), André Marques (piano) e Aline Morena (voz e viola caipira). No show, Hermeto toca teclado, chaleira, escaleta, berrante, copo com água, oito baixos, flauta-baixo, entre outros instrumentos e objetos inusitados.

Hermeto Pascoal
Nascido em Alagoas em 1936, desde criança foi fascinado pelos sons da natureza. A partir de um cano de mamona de abóbora, fazia um pífano e ficava tocando para os passarinhos. Em Pernambuco, casou-se em 1954 com Ilza da Silva, com quem viveu 46 anos e teve seis filhos. Em 1958, mudou-se para o Rio de Janeiro e depois São Paulo. Criou o grupo Quarteto Novo em 1966, que inovou com sua sonoridade refinada e riqueza harmônica.

No ano de 1969, viajou para os Estados Unidos e gravou dois discos, atuando como compositor, arranjador e instrumentista. Nessa época, conheceu Miles Davis e gravou com ele duas músicas suas: Nem um talvez eIgrejinha. Em 1978, participou do Festival de Montreux, na Suíça, quando teve editado o álbum duplo Hermeto Pascoal ao vivo, e seguiu para Tóquio.

Sua discografia conta com mais de 20 trabalhos lançados. Entre seus discos mais recentes, alguns contam com a produção de seu filho, Fábio Pascoal. Gravou e lançou trabalhos também com Aline Morena, namorada e companheira que conheceu em 2002.


Serviço:
Música: Hermeto Pascoal e grupo
Local: CAIXA Cultural Curitiba - Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba (PR)
Data: 11 a 13 de dezembro de 2015
Hora: sexta-feira e sábado às 20h. Domingo, às 19h
Ingressos: vendas a partir de 05 de dezembro (sábado). R$ 20 e R$ 10 (meia - conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura.
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h. Domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: livre para todos os públicos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)


Nenhum comentário: