quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Dia Nacional do Samba será comemorado nesta quarta-feira na Boca Maldita



Passistas, ritmistas, intérpretes e bambas locais tomam conta da Boca Maldita nesta quarta-feira (2), das 16h às 21h, para comemorar o Dia Nacional do Samba. Na programação estão previstas apresentações de mais de 60 músicos interpretando samba de partido alto, samba de raiz, samba rock, pagode, samba canção, samba enredo entre outros estilos. Para fechar a festa o evento terá a apresentação da escola Leões da Mocidade. 
A celebração é promovida pela Associação Cultural dos Sambistas e Ritmistas do Estado do Paraná e Prefeitura de Curitiba e Fundação Cultural dentro da programação do Mês da Consciência Negra e Diversidade.

Patrimônio

O Dia Nacional do Samba surgiu por iniciativa do vereador baiano, Luis Monteiro da Costa, para homenagear Ary Barroso. Sem conhecer o estado, Ary já tinha composto seu sucesso "Na Baixa do Sapateiro", mas só depois da criação, em  2 de dezembro de 1940, o músico visitou Salvador pela primeira vez.
O samba de roda do recôncavo baiano foi registrado como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2004 e proclamado Obra-Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela Unesco em 2005. É uma expressão musical, coreográfica, poética e festiva das mais importantes e significativas da cultura brasileira. Seus primeiros registros, já com esse nome e com muitas das características que ainda hoje o identificam, datam dos anos 1860.
Depois disso, o Samba de Roda baiano continuou sendo uma das referências do samba nacional, presente nas obras de baianos nacionais como Dorival Caymmi, João Gilberto e Caetano Veloso, assim como na ala das baianas das escolas de samba e nas letras de inúmeros compositores de todo o País.
Fonte:
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Serviço: 

Dia Nacional do Samba

Data: 02/12/2015
Horário: 16h às 21h
Local: Boca Maldida – calçadão da rua XV de Novembro
Gratuito

Nenhum comentário: