quarta-feira, 25 de novembro de 2015

OFICINA DISCUTE POÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE NA CAIXA CULTURAL CURITIBA


Atividade no dia 28 de novembro é gratuita e faz parte do Programa Gente Arteira

A CAIXA Cultural Curitiba oferece, no dia 28 de novembro, a oficina As velhas boas novas da arte – discussões acerca de estética, poética e filosofia da arte. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail caixacultural08.pr@caixa.gov.br até o dia 25 de novembro.

Ministrado por William Teca, o encontro é destinado a artistas, estudantes, professores e demais interessados em discutir as relações e fronteiras entre estética, poética e filosofia da arte. A ideia é estabelecer critérios que permitam perspectivas delineadas acerca de cada uma delas, buscando esclarecer alguns aspectos que permitam ao apreciador iniciante fundamentos para o julgamento artístico.

Para isso, o grupo utilizará como ferramenta de análise a exposição Mostra Bienal CAIXA de Novos Artistas, em cartaz nas galerias da CAIXA Cultural Curitiba. A oficina partirá do exame dos conceitos de arte levantando possibilidades de análise e crítica, e conduzindo à emulação de tais conceitos que leve ao estabelecimento, ainda que parcial, de suas fronteiras e pontos em comum.

O ministrante
William Teca é doutorando em Estudos Literários pela UFPR – Universidade Federal do Paraná., O interesse pela arte faz com que suas pesquisas entrem no campo da poética e da filosofia da arte, e não somente literatura. Trabalhou como mediador junto à Fundação Cultural de Curitiba, coordenando a Casa de Leitura Paulo Leminski, onde se dedicou à mediação não só de literatura, como também de música e artes visuais.

Programa Gente Arteira
O Programa Educativo Gente Arteira é um programa de arte-educação da CAIXA, que tem como objetivo contribuir no fomento à cultura, atuando como elemento de formação educacional e de incentivo à criatividade. Inclui-se em suas ações visitas individuais ou em grupos, pré-agendadas ou não, no espaço da CAIXA Cultural e oficinas de arte planejada por profissionais especializados que promovem a construção dos sentidos entre a obra de arte e o participante.

Com projetos de natureza cultural e de arte-educação que alcancem todos os segmentos sociais, priorizando o público composto por pessoas de classes menos favorecidas, como alunos de escolas públicas, portadores de necessidades especiais e pessoas assistidas por instituições de apoio à infância, à adolescência, juventude e à terceira idade, o Programa Gente Arteira busca contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade, gerando conhecimento a partir da experiência educativa, artística e cultural, constituindo-se em um espaço de aproximação da arte e da cultura.


Serviço:
Oficina: As velhas boas novas da arte – discussões acerca de estética, poética e filosofia da arte
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: 28 de novembro de 2015
Hora: sábado, das 14h às 18h
Inscrições gratuitas: até o dia 25 de novembro pelo e-mail caixacultural08.pr@caixa.gov.br
Informações: (41) 2118-5114
Vagas: 15

Nenhum comentário: