terça-feira, 27 de outubro de 2015

Solar do Barão recebe aulas do Núcleo de Ópera de Curitiba





As aulas do Núcleo de Ópera de Curitiba vão ajudar Juliana de Lara Silveira, integrante da banda de rock  "Fearless Women", a apresentar um show ainda mais empolgante. A roqueira é aluna do curso e utiliza as recém-adquiridas técnicas de canto em suas composições. Desde setembro, a Sala Scabi no Solar do Barão recebe semanalmente 31 aprendizes que recebem lições individuais sobre canto, repertório, performance, expressão corporal, dicção e fisiologia da voz.  Aulas coletivas de estruturação musical, história da música e palestras com médicos, fonoaudiólogos, artistas e filósofos também compõem a grade do curso.

“O aprendizado do núcleo vai influenciar diretamente no som do grupo, colaborando com a criação de músicas ainda mais originais e misturando rock curitibano com ópera”, afirma Juliana. Seu conhecimento musical é cada vez mais abrangente, conta a aprendiz que já participou também do coral "Nosso Canto" da Regional Boa Vista. O teatro, a música e a ciência da voz são os principais temas estudados nas aulas. Em aulas de 40 minutos, os alunos aprendem técnicas que envolvem a performance do canto lírico com o orientador Ivan Moraes. O objetivo é preparar a turma para a mais completa arte, que envolve todas as áreas artísticas em sua apresentação.
“Além de ensinar a técnica, a função do núcleo é formar multiplicadores que continuem a prática da arte e do canto de ópera”, afirma o orientador Ivan Moraes. Por isso, a escolha de alunos entre a faixa etária de 16 a 35 anos, “quando a voz é mais apta à preparação”, conta o mestre.
A aluna Milena Gimenez, 23 anos, é formada em história e fazia atividades de canto popular quando descobriu o núcleo, “é muito interessante observar a mudança na técnica, o diferencial do curso está na abordagem completa da música erudita”, diz a cantora.
Além das aulas individuais, os alunos também recebem orientações de profissionais ligados a voz e interpretação. A fonoaudióloga Dóris Beraldo, realizou uma palestra sobre a ciência da voz, "a pesquisa científica também contribui muito com a arte, permitindo novas possibilidades vocais aos cantores”, conta a especialista em Voz pelo Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica e mestranda em Música pela UFPR.
Segundo Ivan, o curso do Núcleo de Ópera é livre e continuará por tempo indeterminado no Solar do Barão. Nas próximas aulas os alunos terão contato com temas como filosofia e arte. “O objetivo é oferecer uma formação humanística para que os cantores compartilhem a arte em sua forma verdadeira”, conclui Moraes.
Sobre Ivan Moraes - Tenor da Camerata Antiqua de Curitiba desde 1994, atuou nas óperas Carmen de Bizet, Fausto de Gounod, Viúva Alegre Opereta de Franz Lehár, Os Sete Pecados Capitais de Kurt Weill, Flauta Magica de Mozart, Barbeiro de Sevilha de Rossini, Don Giovanni de Mozart, Julio Cesar de Handel, Tosca Puccini, La Boheme de Puccini, il guarany de Carlos Gomes, l'elisir d'amore de Donizetti, Bastien und Bastienne de Mozart, entre outros. Tendo como direção cênica Sergio Brito, Gianni Ratto, Oswaldo Loureiro, Milko Sparemblek, Stefano Poda ( assistente do diretor Franco Zeffirelli) , Marcelo Marchioro, Edson Bueno, Maria Fernanda, entre outros.
Produziu as óperas L’elisir D’Amore em 2005 e “As Estrepulias de Teresica” em 2008, essa última com Direção Musical de Roberto de Regina e Cênica de Edson Bueno. Em Lá Bohéme teve importante participação como Parpignol com concepção cênica do italiano Roberto Inocente e regencia de Alessandro Sangiorgi. Durante 9 anos, de 2005 a 2013 foi representante e membro do Conselho Artístico da Camerata Antiqua de Curitiba. Foi professor assistente na Oficina de Musica de Curitiba no curso de canto coral em 2012 e 2013 sendo assistente da regente Mara Campos.
Serviço:
Curso Livre – “Núcleo de Ópera de Curitiba”
Local: Solar do Barão – Sala Scabi.
Endereço: Rua Carlos Cavalcanti, 533 – Centro.
Obs.: as inscrições serão abertas novamente em 2016.

Nenhum comentário: