terça-feira, 6 de outubro de 2015

Cinemateca apresenta filmes para celebrar “Dia da Hispanidade”





            A Cinemateca de Curitiba exibe nesta semana, de 8 a 11 de outubro, a mostra “Hispanidade vai ao Cinema”, com filmes do Peru, México, Argentina e Espanha. A mostra foi organizada pelo Centro Cultural da Espanha e pela Colônia Chilena de Curitiba, com apoio da Fundação Cultural de Curitiba. A mostra celebra o “Dia da Hispanidade”, comemorado em 12 de outubro pelas nações de língua espanhola. As sessões acontecem às 19h30, com entrada franca. Os filmes serão exibidos com áudio original em espanhol e legendas em português.
           
8 de outubro
CONTRACORRENTE, de Javier Fuentes-León (Peru, Drama/Romance, 1h40m)
Miguel (Cristian Mercado) é um homem respeitado na vila de pescadores onde vive com sua esposa Mariela (Tatiana Astengo), que está grávida do primeiro filho do casal. Embora viva bem com a esposa, Miguel tem um caso secreto com um artista forasteiro, Santiago (Manolo Cardona), chamado pelas costas pelo povo do vilarejo de ‘Príncipe Encantado’. Quando a história toma um rumo sobrenatural, Mariela começa a questionar Miguel, que eventualmente terá de decidir se é homem suficiente para assumir a sua sexualidade.
Classificação: 14 anos

9 de outubro
ISMAEL, de Marcelo Piñeyro (Espanha, Drama, 1h46m)
Ismael Tchu (Larsson do Amaral), um menino negro de 8 anos, toma um trem em direção a Barcelona para encontrar o seu pai que nunca conheceu. Sua única pista é o endereço de um apartamento, escrito em uma carta devolvida para sua mãe. Quando encontra o edifício, no apartamento está Nora (Belén Rueda), uma mulher elegante nos seus 50 anos, que vem a ser mãe de Félix (Mario Casas), que nunca disse nada a ela da existência dessa criança. Então, com a ajuda de sua avó, eles partem para localizar o paradeiro do seu pai. Isso fará com que todos os envolvidos tentem resolver suas dívidas com o passado.
Classificação: 7 anos

10 de outubro
DESPUÉS DE LUCÍA, de Michel Franco (México, Drama, 1h43m)
Quando a esposa de Roberto (Gonzalo Vega Jr.) morre, a relação dele com sua filha Alejandra (Tessa Ia), de 15 anos, fica abalada. Para escapar da tristeza que toma conta da rotina dos dois, pai e filha deixam a cidade de Vallarda e rumam para a Cidade do México em busca de uma nova vida. Alejandra ingressa em um novo colégio, e sentirá toda a dificuldade de começar de novo quando passa a sofrer abusos físicos e emocionais. Envergonhada, a menina não conta nada para o pai, e à medida que a violência toma conta da vida dos dois, eles se afastam cada vez mais.
Classificação: 16 anos

11 de outubro
VIUDAS, de Marcos Carnevale (Argentina, Drama, 1h40m)
Elena (Graciela Borges) é uma diretora de documentários, bastante reconhecida e casada com o músico Augusto. Um dia ela recebe uma ligação anônima, avisando que o marido está em um hospital. Acompanhada de sua amiga e assistente Esther (Rita Cortese), Elena descobre que Augusto a estava traindo com Adela (Valeria Bertucelli). Além de ficar chocada com a revelação, Elena ainda tem que lidar com o pedido do marido, à beira da morte, para que ajude Adela.
Classificação: 12 anos

Horário: às 19h30

Local: Cinemateca de Curitiba – R. Carlos Cavalcanti, 1174

Ingresso: Gratuito

Nenhum comentário: