terça-feira, 29 de setembro de 2015

WORKSHOP NA CAIXA CULTURAL CURITIBA REALIZARÁ MAPA AFETIVO DO CENTRO DA CIDADE


 
Projeto Histórias latentes propõe mergulho multimídia na região central entre os dias 6 e 11 de outubro
 
A CAIXA Cultural Curitiba oferece, entre os dias 06 e 11 de outubro, o workshop Histórias latentes. Os encontros vão gerar um mapeamento criativo, emotivo e geográfico do centro da cidade, região onde está localizada a CAIXA Cultural. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 30 de setembro pelo site http://garapa.org/historias.
 
O projeto é destinado a 30 participantes e será ministrado pelos artistas Paulo Fehlauer, Leo Caobelli e Rodrigo Marcondes, integrantes do coletivo Garapa. A ideia é buscar histórias de pessoas e paisagens. “É quase a criação de uma psicogeografia, um mapeamento afetivo da cidade onde as memórias das pessoas se conectam com a paisagem urbana”, explica Fehlauer.
 
Para isso, o trio vai propor aos participantes discussões para pautas que serão executadas nas ruas do entorno da CAIXA Cultural Curitiba sob supervisão. O resultado será um painel que, usando vários tipos de mídia, produza um mapa afetivo, ou seja, um mapa que além de mostrar o espaço físico, também humanize a cidade e traduza a relação dessas pessoas com ela.
 
“Queremos desconstruir formatos, estamos sempre confrontando as fronteiras entre o documental e a ficção”, revela Fehlauer. Fotografias, textos, memórias, mapas, vídeos, são os vários materiais que serão empregados para estimular o pensamento e a criação coletiva em artes visuais.
 
Bate-papo com o público
Junto aos participantes do grupo, o público também vai poder interagir em um bate-papo aberto no dia 8 de outubro com os integrantes do Garapa sobre o trabalho deles e a desconstrução das fronteiras entre linguagens audiovisuais e a fotografia.
 
Coletivo Garapa
O grupo formado pelos três fotógrafos jornalistas conta com trabalhos conjuntos com a lendária agência de fotografia Magnum e exposições no MASP, CCSP e MIS-SP. Na produção independente, tem como destaque a mostra Calma (2013), da 1ª FotobienalMASP; A Margem(2013), exibido no Centro Cultural São Paulo; e o documentário Doble Chapa (2014), que fez parte de mostras internacionais no Rio de Janeiro e São Paulo.

 
Serviço:
Histórias latentes – Workshop com o coletivo Garapa
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Galeria Térreo - Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: 06 a 11 de outubro de 2015
Hora: terça a sexta das 14h às 18, sábado e domingo das 10h às 17h
Inscrições: gratuitas até o dia 30 de setembro pelo site http://garapa.org/historias.
Vagas: 30
 
Bate-papo com o coletivo Garapa
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Teatro da CAIXA - Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: 08 de outubro de 2015
Hora: quinta-feira, às 19h
Entrada: franca. Os ingressos devem ser retirados a partir das 18h do dia do evento
 

Nenhum comentário: