quinta-feira, 24 de setembro de 2015

PONDÉ ANALISA "A TENSÃO DA DEMOCRACIA" EM CURITIBA gracio


O escritor, filósofo e  jornalista Luiz Felipe Pondé apresenta em Curitiba no dia 5 de outubro (segunda-feira), às 19h30, a palestra "A Tensão da Democracia", na Sede Social do Graciosa Country Club. Realizado em parceria pelo Graciosa, UniBrasil Centro Universitário e B’nai B’rith e apoio da Editora Leya, o evento faz parte do projeto Pensando o Brasil, idealizado pela Diretoria Cultural do clube, que tem à frente a professora Liana Leão.
Esta série de encontros tem como objetivo discutir questões importantes sobre o cenário político, social, econômico e cultural do país. As duas primeiras edições contaram com presença do cientista político Demétrio Magnoli e do jornalista William Waack. O evento é reservado a sócios e convidados.
Com a verve que lhe é característica, pontuada por inteligência e ironia, Pondé discorrerá sobre o momento do país e a turbulenta situação que paira sobre nossas instituições, governantes e, em última análise, respinga até no processo democrático. Mais do que isso, trará sua opinião sobre o futuro de nossas instituições e a necessidade de participação política de todos.
As opiniões contundentes do escritor não costumam poupar ideologias, política nacional e internacional, instituições filosóficas e, em última instância, a própria condição humana e sua mediocridade, como ele faz questão de frisar. Tiradas certeiras e raciocínios mordazes podem ser esperados, ressaltando outro de seus grandes méritos, o de aproximar a discussão da filosofia do nosso dia-a-dia e de uma linguagem que consegue ser acessível sem descambar no simplismo.
Apontado como o filósofo mais  polêmico do país, ele também aproveita para lançar na ocasião o livro “Guia Politicamente Incorreto do Sexo”, em que discorre sobre a praga do politicamente correto no campo do sexo e do afeto.
SOBRE O AUTOR
Luiz Felipe Pondé é filósofo, graduado pela na Universidade de São Paulo. Fez doutorado pela mesma instituição em parceria com a Universidade de Paris. Realizou pós-doutorado da Universidade de Tel Aviv. Atualmente, é Vice-Diretor e Coordenador de Curso da Faculdade de Comunicação da FAAP; professor de Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e de Filosofia na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP).
Como colunista, tem uma produção que ganha destaque na imprensa nacional em jornais como Gazeta do Povo e Folha de São Paulo. É autor, entre outros livros, de “A Era do Ressentimento”, “Guia politicamente incorreto da Filosofia”, “Contra um mundo melhor – Ensaios do afeto”, todos com grande sucesso.
Sua última obra lançada é “Os Dez Mandamentos (+ Um)”, em que aborda a modernidade e sua relação, mais próxima do que supomos, com os Dez Mandamentos; segundo ele mesmo, comete a “arrogância” de sugerir mais um mandamento: “Terás esperança no mundo”.
"Tensões da Democracia" - Palestra com Luiz Felipe Pondé
DATA E HORÁRIO: Dia 5 de outubro (segunda-feira), às 19h30
LOCAL: Graciosa Country Club
Evento para sócios e convidados.

Nenhum comentário: