quinta-feira, 24 de setembro de 2015

OITO BAILARINAS APRESENTAM ELOGIADO ESPETÁCULO NA CAIXA CULTURAL CURITIBA


Jogo de Damas mostra a dança singular e trabalho em grupo de integrantes com experiências e formações variadas
A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 18 a 20 de setembro (sexta a domingo), o espetáculo Jogo de Damas, da Esther Weitzman Companhia de Dança. No palco, oito intérpretes mulheres, com idades entre 23 e 53 anos, experiências e formações de dança variadas, desenvolvem o duplo sentido que dá nome à obra, sob a direção da coreógrafa Esther Weitzman.
As damas que formam o jogo são Cláudia Horta, Giselda Fernandes, Gisele Alvim, Mônnica Emilio, Manuela Weitzman, Patricia Riess, Renata Maciel e Roberta Repetto. Elas dançam em grupos ou realizam solos em um cenário vazio, embaladas pela música de Daniel Belquer. Criada especialmente para o espetáculo, a trilha sonora é interpretada pelos instrumentistas Isadora Medella, Breno Hirata, além do próprio Daniel.
"Jogo de Damas acontece a partir dos afetos criados entre as intérpretes, da conversa entre mulheres de diferentes gerações. E é entre o lúdico e o poético que a dança singular de cada bailarina desponta em meio ao trabalho do grupo", comenta Esther Weitzman, coreógrafa, professora, bailarina e preparadora corporal que criou a companhia de dança que leva seu nome, em 1999.
Sob sua direção, a companhia já realizou dez espetáculos, entre eles Tudo que imagino sobre a morte (2009), com a participação especial de Toni Rodrigues e Paulo Marques, e Territórios (2006), que reunia oito intérpretes, entre eles os bailarinos convidados Alexandre Franco, Marcelo Lopes e Marcellus Ferreira.
Jogo de Damas é o trabalho mais recente da companhia e estreou em julho de 2013, quando foi eleito uma das 10 melhores montagens daquele ano pelo jornal O GloboO desenho de luz do premiado José Geraldo Furtado e o figurino, assinado por Gerah Diaz e André Camacho, composto por vestidos de modelos diferentes, em preto, cinza e branco, completam o ambiente do espetáculo.
Artistas:
Cláudia Horta - bailarina, já integrou diversas companhias de dança como as de Andréa Jabor, João Saldanha e Regina Miranda. Jogo de Damas é o primeiro trabalho dela com Esther Weitzman.
Giselda Fernandes - é bailarina, coreógrafa, produtora e professora. Com sua premiada companhia, Os Dois Cia de Dança, produz espetáculos para o palco e performances onde o corpo e o objeto se relacionam. Integra a Esther Weitzman Companhia de Dança desde 2013.
Gisele Alvim - é professora, bailarina profissional e coreógrafa desde 1997.  Fundou em 2010 o Gisele Alvim Espaço de Dança. Integra a Esther Weitzman Companhia de Dança desde 2013.
Mônnica Emilio - bailarina, atriz e professora, fez parte de diferentes companhias de dança, entre elas State Ballet of Missouri (KC/USA) e Companhia de Ballet do Theater Magdeburg (Alemanha). Desde 2011, integra a Esther Weitzman companhia de Dança.
Manuela Weitzman é bailarina. Desde 2013, integra o grupo de Maracatu de Baque Virado Tambores de Olokun. Desde 2014, faz parte da Esther Weitzman Companhia de Dança.
Patricia Riess - é bailarina e professora especialista em Dança Criativa. Já atuou em várias escolas e academias, no Rio de Janeiro, assim como integrou companhias de dança como o Vacilou Dançou, Tanzhaus , Ana Vitória Dança Contemporânea. Integra a Esther Weitzman Companhia de Dança, desde 2013.
Renata Maciel - é bailarina, fisioterapeuta, instrutora de pilates. Trabalhou com os coreógrafos Lia Rodrigues e João Saldanha, entre outros.  Em 2013, foi convidada pela coreógrafa Esther Weitzman para o projeto Jogo de damas.
Roberta Repetto - bailarina e atriz, atua profissionalmente em teatro e dança, desde 1996. Participa da Esther Weitzman companhia de Dança desde 2005, criando e dançando nos espetáculos: TerrasPor Minha Parte e Jogo de Damas.
Serviço:
Dança: Jogo de Damas
Local: CAIXA Cultural Curitiba, Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro – Curitiba (PR)
Data: 18 a 20 de setembro de 2015
Horário: sexta e sábado às 20h, domingo às 19h
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). (meia - conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA)
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: não recomendado para menores de 10 anos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Nenhum comentário: