sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Casa de Rui Barbosa | Agenda 14-30.09 2015

 
 
Curso Mestrado Profissional em Memória e Acervos da FCRB
   
até 30.09,
quarta
 
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo com a área de concentração em Acervos Públicos e Privados: Gerenciamento, Preservação, Acesso e Usos. Serão duas linhas de pesquisa: Linha 1 - Patrimônio Documental: Representação, Gerenciamento e Preservação de Espaços de Memória; Linha 2 - Práticas Críticas em Acervos: Difusão, Acesso, Uso e Apropriação do Patrimônio Documental Material e Imaterial.
   
 
IDEIAS
14 a 18.09
às 10h
 
Seminário Rio 450 anos de História
Encontro de pesquisadores brasileiros e estrangeiros com a finalidade de discutir os 450 anos da cidade do Rio de Janeiro. Auditório.
   
21.09
segunda, 17h00
 
Perspectivas em conservação preventiva
Palestra "Preservo - uma solução interdisciplinar e integradora de preservação e acesso aos acervos da Fiocruz", ministrada pela arquiteta Carla Coelho, Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz. Sala de cursos. Entrada franca.
   
22 a 27.09
 
9ª Primavera de Museus
O evento tem como tema Museus e Memórias Indígenas. Este tópico provoca uma reflexão sobre a diversidade sociocultural dos mais de 200 povos indígenas que vivem no país, constituindo-se como um dos maiores patrimônios existentes no território nacional. Museu e BIMM. Entrada franca.
   
23.09
quarta, 14h30
 
Memória & Informação
Palestra "Rodas do Saber, um encontro da memória dos saberes e fazeres do Vale do Café", ministrada por Beatriz Vidal, pedagoga, arte-educadora e ceramista. Sala de cursos. Entrada franca.
   
28.09
segunda, 18h
 
Mário de Andrade, arte e política hoje
Seminário que pretende avaliar o legado do artista para o Brasil contemporâneo. A primeira conferência é "Mário no Departamento de Cultura de São Paulo" por Carlos Augusto Calil (USP/Cinema, Rádio, TV). Sala de cursos. Entrada franca.
   
29.09
terça, 18h
 
História e culturas urbanas
Palestra "A cidade e suas árvores: do Passeio Público ao PDAU Rio", ministrada por Claudia Brack, arquiteta paisagista da Fundação Parques e Jardins e Isabela Lobato, engenheira florestal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Sala de cursos. Entrada franca.
   
29.09
terça, 15h30
 
Geografias Rivais? Espaço, movimento e escravidão em Cuba no século XIX
Palestra ministrada pela historiadora Camillia Cowling, professora da Universidade de Warwick (Reino Unido). Sala de cursos. Entrada franca.
   
 
MÚSICA
24.09
quinta, 12h30
 
Música no Museu
A edição de setembro é dedicada aos pianos e conta com a presença do músico Álefy Santos. No programa, composições de Bach, Mozart, Beethoven, Liszt, Hans Zimmer, Francisco Mignone e Arnaldo Rebello. Auditório. Entrada franca.
   

Nenhum comentário: