sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Programação British Council no Curtas SP

Parceira entre 26º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo e o britânico Encounters traz programação especial ao Brasil

Com apoio do British Council, os dois festivais trazem bate-papo e workshop com cineastas premiados nas maiores competições da Europa.


Pelo segundo ano seguido, a parceira entre o 26º Festival de Curtas-Metragens de São Paulo e o Encounters, um dos festivais de curtas e animações mais celebradas da Inglaterra, elaboraram uma programação especial para o apresentar no Brasil. Se em 2014 diretores e obras brasileiras foram destaque em Bristol -- sede do Encounters – neste ano, o público pode esperar atividades como workshops e bate-papos com cineastas premiados desembarcando por aqui.
 O intercâmbio entre os dois festivais acontece por intermédio do Programa Transform de Artes do British Council, com foco em promover trocas culturais entre Brasil e Reino Unido. Para o 26º Curtas estão confirmadas as presenças de Simon Ellis, com obras premiadas em Sundance, e Ainslie Henderson, ganhador de dois Baftas em animação e diretor do stop-motion “Stems”, um dos selecionados para exibição na mostra.

As atividades com os britânicos acontecem a partir do dia 22 de agosto. Na manhã do 22, às 11h00, Henderson ministra um workshop sobre processo de criação de personagens/bonecos para animação. Seu último filme, “Stems, indicado ao Bafta 2015 e premiado no Festival de Edimburgo com o McLaren Award 2015, trata de forma lúdica sobre a curta vida de bonecos de animação. À noite, no MIS, a partir das 19h00, acontece a sessão “Foco Simon Ellis”, seguida de Masterclass com o diretor,em que o público poderá participar do bate-papo, mediado pelo brasileiro Felipe Barbosa, diretor do  premiado “Casa Grande” (2014).
Nos dias 23 e 28 de agosto, acontecem, respectivamente, as sessões dos Programas Encounters, com a exibição das melhores produções já exibidas no festival britânico e uma seção especial, a “Comedy Highlights”, com destaque para obras de humor no formato curta. 
A mostra internacional de São Paulo conta com a participação de mais três diretores britânicos – Joel Veitch, Nick Jordan e Dan Dixon – que têm obras na disputa.
O Festival Internacional de Curtas de São Paulo, um dos mais tradicionais nessa modalidade, acontecerá entre os dias 19 e 30 de agosto na capital paulista. Anualmente uma série de programas especiais é desenvolvida, a partir dos próprios filmes inscritos e de sugestão dos curadores que visitam os principais festivais do Brasil e do mundo. Também são exibidos programas selecionados por festivais parceiros de vários países.
No âmbito da parceria entre o Curtas SP e o Encounters, estiveram em Bristol no ano passado diretores brasileiros como Marcelo Caetano (“Desbund”) para a Mostra de Curtas; Fernando Coimbra (“Lobo atrás da porta”), que participou de uma Masterclass seguida de workshop; Henrique Roscoe, para atividade sobre música ao vivo/performance de cinema e/ou instalações; além da diretora do Festival de Curtas SP, que fez parte do júri do Encounters 2014, Zita Carvalhosa
Ainda nesta ocasião, duas obras de diretores brasileiros foram selecionadas para competição e chamaram a atenção da mídia britânica -- “Cartoon Away”, de Augusto Bicalho Roque, e “TREMOR”, do mineiro Ricardo Alves Jr.

Serviço
Exibição de filmes e Conversa com Simon Ellis
Quando: 22 de agosto
Horário:19h00
Onde: Museu da Imagem e do Som
Endereço: Avenida Europa, 158, Jardim Europa.
*Mediada pelo diretor Felipe Barbosa
  Workshop com Ainslie Henderson
Quando: 22 de agosto
Horário: 11h00 às 17h00
Onde: Museu da Imagem e do Som
 Programas em Parceria com o Encounters
Foco Simon Ellis
Sessão Museu da Imagem e do Som
Quando: 22 de agosto
Horário: 19h00

Sessão Itaú Augusta
Quando: 25 de agosto
Horário: 19h00
Endereço: Rua Augusta, 1475 , Cerqueira César

Programa Melhor do Encouters
Museu da Imagem e do Som
Quando: 23 de agosto
Horário: 17h00

Itaú Augusta
Quando: 26 de agosto
Horário: 21h00
  
Programa Comédias Britânicas
Museu da Imagem e do Som
Quando: 24 de agosto
Horário: 19h00

Itaú Augusta
Quando: 28 de agosto
Horário: 19h00

Sobre Simon Ellis
Simon Ellis tem curtas premiados e exibidos coletivamente em retrospectivas de festivais de todo o mundo. Seu curta “Soft”, indicado ao Bafta e ao European Academy Awards, ganhou 38 prêmios, incluindo o Prêmio do Júri do Festival de Sundance e melhor curta no British Independent Film Awards (BIFAs). Presença em festivais tanto como diretor quanto como jurado, Ellis já foi mentor de diretores de curtas no Reino Unido e em outros países. Está, no momento, finalizando seu primeiro roteiro para longa-metragem.

Sobre Aislie Henderson
Ainslie Henderson é um escritor,diretor e animador britânico. Em 2012, recebeu o BAFTA pela co-autoria do roteiro de “The Making of Longbird”.  Os filmes “I Am Tom Moody” e “Monkey Love Experiments” foram nomeados ao BAFTA e ganharam prêmios em mais de 60 competições internacionais, incluindo Melhor Curta Britânico no Encounters; Disney; melhor filme de estudante em Ottawa; e o prêmio McLaren dos Festivais Internacionais de Annecy e Edimburgo.  

Nenhum comentário: