sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Gravado no Paraíso


Entrevista com Giridhari Dasa
Canal de YouTube sobre a consciência de Krishna completou um ano em maio, e Volta ao Supremo entrevistou seu criador para saber como o canal teve início, qual foi a inspiração, quais os vídeos favoritos e mais.
Volta ao Supremo: Seu canal de YouTube completou um ano de atividades em maio, com quase 100 mil visualizações e bem mais de 1000 inscritos [hoje está com 143 mil visualizações e 1832 inscritos]. Para quem não o conhece, pode comentar sobre qual é a proposta do seu canal de vídeos?
Giridhari: A proposta do meu canal é igual a tudo mais que tento fazer: facilitar às pessoas em geral o acesso ao maravilhoso caminho da consciência de Krishna e Srila Prabhupada.
Volta ao Supremo: Além da plataforma relativamente inovadora, a forma como o conhecimento é apresentado também é, de alguma forma, inovadora?
Giridhari: De fato estou, sim, explorando novas maneiras de apresentar nossa milenar tradição e seus pontos mais importantes. Estou buscando uma linguagem bem acessível e universal. Busco tocar em assuntos corriqueiros e enfatizar a aplicação real, no dia-a-dia, dos nossos conceitos.
Volta ao Supremo: São, em geral, vídeos curtos. Por quê?
Giridhari: Pesquisas mostram que os vídeos mais compartilhados no YouTube têm uma duração média de 3 minutos. Tem muita gente, falando muita coisa, muitos vídeos, muitos textos, muitos livros... estamos sobrecarregados. Assim, para ser ouvido, é melhor manter sua mensagem curta e simples, bem como facilmente digerível. Caso contrário, são poucos e raros os que terão tempo (vontade) para lhe dar atenção todas as semanas.
Volta ao Supremo: Qual vídeo mais gostou até agora?
Giridhari: Difícil dizer. Gosto de todos, para ser sincero! Fico feliz que um dos mais visualizados seja o primeiro, onde ensino a fazer a meditação de japa, nossa meditação mântrica. Já está com quase 9 mil visualizações. (goo.gl/7TuwhD) Outro que gosto muito é aquele que explico a importância histórica de Srila Prabhupada. (goo.gl/YHhPZl)
Volta ao Supremo: A que acha que se deve o sucesso do vídeo sobre meditação mântrica?
Giridhari: Acho que preencheu uma lacuna: um vídeo prático ensinando esta poderosa e milenar prática de meditação em português. Simplesmente não tinha um, que eu saiba.
Volta ao Supremo: O público interage bem com os vídeos? As pessoas costumam escrever comentando o impacto dos mesmos em suas vidas?
Giridhari: Sim, isso tem me inspirado muito. Tenho recebido muitos e muitos comentários incríveis. Pessoas me escrevem pelo Facebook, pelo meu site e direto na página dos vídeos, com testemunhos belíssimos. Isso tem me motivado e me mostra que esta abordagem é muito válida e eficaz.
Volta ao Supremo: De onde surgiu a ideia do canal? No princípio, imaginou que teria o sucesso que tem?
Giridhari: Krishna tem me inspirado, há anos, a trabalhar com vídeos. Ficava sem saber por onde começar, como fazer. Fiquei enrolando Krishna! Aí finalmente venci minha inércia e comecei a fazer, em maio de 2014.
Imaginei que, no começo, teria algo em torno de 60 visualizações para um vídeo, ou até menos. Me surpreendi com o resultado. Ao mesmo tempo, nunca esqueço que, no mundo YouTube, um vídeo com mil visualizações é um zero à esquerda. Não é nada. Então, estou ciente que 100 mil visualizações em um ano é completamente insignificante. Mas neste caminho fazemos nosso melhor e oferecemos o resultado a Krishna. Assim, não dou bola quando surge na minha mente essa ânsia sobre o número de visualizações ou de inscritos. Deixo isso com Krishna e simplesmente tento fazer bons vídeos.
Volta ao Supremo: Qual a periodicidade dos vídeos?
Giridhari: Sempre coloco um novo vídeo no ar todas as terças-feiras, às 8 da manhã.
Volta ao Supremo: Qual o perfil do público alcançado? É um público amplo ou mais específico?
Giridhari: Creio que seja um público bem amplo, até pelo fato de tantas novas pessoas me procurarem pelo Facebook, pessoas que não conhecia antes.
Volta ao Supremo: Onde acontecem as gravações? Como são feitas?
Giridhari: As gravações acontecem aqui no Paraíso dos Pândavas. Temos 400 hectares aqui, com muitos lugares bonitos – afinal, é realmente um paraíso. Faço em diferentes lugares, de acordo com a inspiração e o horário do dia. Faço de forma muito simples. Até o final do ano passado, estava fazendo com meu celular mesmo! Agora estou com uma câmera de vídeo simples, mas boa: a Canon Vixia Mini X. Faço tudo sozinho. Levo o tripé, a câmera e uma almofada (às vezes esqueço a almofada e me arrependo!) e gravo o vídeo. Faço sem script, na inspiração, sem cortes.
Volta ao Supremo: Você comentou sobre ter demorado para haver um vídeo explicando como cantar japa. Que outras coisas básicas você acha que já deveríamos ter há muito tempo e ainda não temos?
Giridhari: Acho que temos que ter tudo bem explicado em vídeo: como adorar a Deidade, como oferecer prasada, tocar harmônio, aulas e cursos completos etc.
Volta ao Supremo: Você pretende fazer tudo isso ou parte disso? Quais os planos agora com um ano de experiência?
Giridhari: Tenho um estilo mais intuitivo. Deixo Krishna me guiar, sem planos muitos distantes. Vou sentindo e vendo o que Krishna quer e tentando satisfazê-lO.
Volta ao Supremo: Gostaria de deixar uma última mensagem?
Giridhari: Gostaria de encerrar esta entrevista encorajando mais devotos a explorarem este recurso, o YouTube. É uma questão de tempo, pouco tempo, eu imagino, até chegarmos ao ponto de termos redes 4G pelo Brasil nas grandes cidades e, assim, planos de celular cada vez mais baratos de uso livre de dados. Com isso, haverá um tremendo aumento na visualização de vídeos na internet. Diferentes devotos podem fazer diferentes canais, cada um com seu ângulo. Já imaginou um canal de culinária Hare Krishna? E, então, outro de música, de palestras, outro no estilo do meu com curtas mensagens, ainda outro só sobre adoração de Deidade etc.? Vamos pensar nisso?
Inscreva-se no canal: www.youtube.com/user/gdtubebr.


Do Blog Volta ao Supremo. Leia outros artigos em www.voltaaosupremo.com.

Nenhum comentário: