terça-feira, 4 de agosto de 2015

Fundação Cultural abre inscrições para curso de canto para ópera



A Fundação Cultural de Curitiba abriu, nesta segunda-feira (3), as inscrições para o curso livre “Núcleo de Ópera de Curitiba” que iniciará dia 14 de setembro na Sala Scabi no Solar do Barão. As atividades serão orientadas pelo tenor Ivan Paulo Leme de Moraes envolvem técnica de canto, expressão corporal, história da arte, interpretação, formação de personagem entre outros temas fundamentais para formação em canto para ópera. 
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 28 de agosto nos Núcleos Regionais FCC (horário comercial) e no Solar do Barão – Sala Scabi das 14h às 18h. Haverá uma pré-seleção dos inscritos dias 1º, 3, 8 e 10 de setembro no Solar do Barão das 09h ao meio dia e das 14h às 18h. O curso é dirigido para pessoas de 16 a 35 anos.
Sobre Ivan Moraes - Tenor da Camerata Antiqua de Curitiba desde 1994, atuou nas óperas Carmen de Bizet, Fausto de Gounod, Viúva Alegre Opereta de Franz Lehár, Os Sete Pecados Capitais de Kurt Weill, Flauta Magica de Mozart, Barbeiro de Sevilha de Rossini, Don Giovanni de Mozart, Julio Cesar de Handel, Tosca Puccini, La Boheme de Puccini, il guarany de Carlos Gomes, l'elisir d'amore de Donizetti, Bastien und Bastienne de Mozart, entre outros. Tendo como direção cênica Sergio Brito, Gianni Ratto, Oswaldo Loureiro, Milko Sparemblek, Stefano Poda ( assistente do diretor Franco Zeffirelli) , Marcelo Marchioro, Edson Bueno, Maria Fernanda, entre outros.

Produziu as óperas L’elisir D’Amore em 2005 e “As Estrepulias de Teresica” em 2008, essa última com Direção Musical de Roberto de Regina e Cênica de Edson Bueno. Em Lá Bohéme teve importante participação como Parpignol com concepção cênica do italiano Roberto Inocente e regencia de Alessandro Sangiorgi.

Em 2006 e 2007 esteve em tournée com o Coro da Camerata Antiqua de Curitiba na Alemanha e Portugal com o concerto cênico “Cores do Brazil”; “A Fantasia” e “Música Brasileira do Século XX”.

Também em 2007 e 2008, além dos concertos com a Camerata Antiqua de Curitiba, realizou com o grupo os programas cênicos “A Comédia do senhor Carlo Goldoni – Crônica com Música”, sob regência de Wagner Polistchuk, direção cênica de Roberto Innocente e participação especial do ator Luís Melo; “Cores do Brasil” e “Lampejos da Música Sacra no Brasil”, sob direção geral e regência de Helma Haller e direção cênica de Jacqueline Daher. Estes dois últimos, foram selecionados e representaram o Brasil em 2008 no 8th World Symposium on Choral Music, Copenhagen-Dinamarca.

Em 2009, o grupo participou do 18º Festival Corale Internazionale “La Fabbrica Del Canto” em Legnano-Itália com apresentação de 4 concertos cênicos distintos. Em 2010, no concerto cênico “Impressões”, atuou ao lado de Letícia Sabatella, com direção musical de Bia de Lucca e direção cênica de Jacqueline Daher.

Em 2011, no Espetáculo “A Máquina do Tempo” interpretou o personagem “Carlos”, um espetáculo didático para crianças explicando a música, que teve como regente Beatriz De Luca.
Durante 9 anos, de 2005 a 2013 foi representante e membro do Conselho Artístico da Camerata Antiqua de Curitiba. Foi professor assistente na Oficina de Musica de Curitiba no curso de canto coral em 2012 e 2013 sendo assistente da regente Mara Campos .

Serviço:
Curso Livre - “Núcleo de Ópera de Curitiba”
Local: Solar do Barão – Sala Scabi.
Endereço: Rua Carlos Cavalcanti, 533 – Centro.
Inscrição: gratuita
Faixa etária: – Idade de 16 a 35 anos.
Inscrições: de 03 a 28 de agosto, nos Núcleos Regionais FCC (horário comercial) e no Solar do Barão – Sala Scabi das 14h às 18h ou baixe aficha de inscrição aqui e envie para ivan.moraes@globo.com

Os candidatos selecionados serão avisados por e-mail ou telefone
Professor do curso: Ivan Paulo Leme de Moraes
Informações com Vivonéia: 3213-7587

Nenhum comentário: