quarta-feira, 26 de agosto de 2015

CEZZINHA APRESENTA SAMBA COM SANFONA NA CAIXA CULTURAL CURITIBA




Músico pernambucano faz show especial para projeto Samba de Bamba no dia 1º de setembro

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, dentro do projeto Samba de bamba, o show do músico Cezzinha no dia 1º de setembro. O artista pernambucano tem como proposta colocar sanfona e sotaque nordestino em sambas autorais e de compositores consagrados.

Cezzinha preparou um repertório especialmente para o projeto, com canções que vão de Jackson do Pandeiro a Zeca Pagodinho. “Nossa ideia é reafirmar a célebre frase de Jackson do Pandeiro: ‘No Brasil, tudo é coco’”, diz o sanfoneiro referindo-se às afinidades rítmicas brasileiras.

“No repertório do show, vou cair no samba com muito Jackson do Pandeiro, Gordurinha e temas de minha autoria. Mas vai ter um pouco de forró também. Existe um diálogo musical muito interessante entre esses ritmos e é isso que eu pretendo”, promete Cezzinha, que vem acompanhado por Junior Xânfer (guitarra), Heraldo Bandeira (baixo), Raminho (zabumba), Ulisses (triângulo) e Hito Pereira (bateria).

Músico autodidata e um dos maiores sanfoneiros da atualidade, Cezzinha tem intimidade com a música brasileira, especialmente o forró e o samba mais tradicional. Entre seus trabalhos, já gravou com Alcione e com Zeca Pagodinho, que fez uma participação em seu mais recente álbum Eu gosto de tudo em você.

Trajetória
Cézar Thomaz ou Cezzinha, como é conhecido, começou a carreira aos 13 anos por incentivo do pai. Seus primeiros passos no caminho da profissionalização musical foram dados ainda na adolescência, na Orquestra Sanfônica. Rapidamente, Cezzinha tornou-se um grande instrumentista e suas habilidades surpreenderam grandes nomes do cenário musical brasileiro.

O músico Dominguinhos foi o primeiro a reconhecer sua desenvoltura e passou a apenas convidá-lo para participar de seus shows e a indicá-lo para acompanhar vários artistas. Foi assim que ele se apresentou ao lado de nomes como Elba Ramalho, Belchior, Antônio Nóbrega, Geraldo Azevedo, Margareth Menezes e Daniela Mercury.

Samba de bamba
Em sua terceira temporada, o projeto Samba de Bamba tem a proposta de mostrar ao público que o ritmo brasileiro transcendeu as fronteiras de rodas de samba do Rio de Janeiro. “Se por um lado, o recorte temporal se dá a partir das novas vozes reveladas na revitalização musical da Lapa carioca, por outro é importante observar que seus representantes estão espalhados por todo o país”, explica o coordenador e curador Rodrigo Browne.

O formato é semelhante ao programa de mesmo nome, que Browne comanda há 19 anos na rádio E-Paraná FM. Durante a transmissão, os convidados comentam a escolha de seus sambas prediletos. No palco, cada artista faz o mesmo, contando o porquê de suas escolhas, bem como suas influências.


Serviço:
Música: Samba de bamba apresenta Cezzinha
Local:CAIXA Cultural Curitiba, Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: 1º de setembro de 2015, terça-feira
Horário: 20h
Ingressos: vendas a partir de 29 de agosto (sábado). R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA. A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura)
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: livre para todos os públicos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Nenhum comentário: