terça-feira, 18 de agosto de 2015

Casa de Rui Barbosa | Agenda 15-31.08 2015




4º Encontro de encadernação
   
21.08,
sexta, 10h
 
O evento trará informações sobre a pluralidade de aplicações da atividade de encadernação, bem como sobre os rumos atuais do ensino e da formação de novos profissionais. Estarão, entre os palestrantes, Ana Beny, conservadora-sênior na Thesaurus Islamicus Foundation & Dar Al Kutub Manuscript Project, e a professora Marisa Garcia, Associação Brasileira de Encadernação e Restauro/ABER. Auditório. Entrada franca.
   
 
IDEIAS
18.08
terça, 14h
 
A emergente economia solidária
Simpósio composto por mesa-redonda sobre regulação de economia solidária e palestra com Genauto França Filho, referência acadêmica no assunto. Sala de cursos. Entrada franca.
   
25.08
terça, 18h
 
História e culturas urbanas
Palestra “História, espaços e pedaços: uma história dos africanos no Rio de Janeiro (1860 – 1900)", ministrada por Flávio Gomes, professor e pesquisador ligado ao Laboratório de Antropologia e História da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Sala de cursos. Entrada franca.
   
26.08
quarta, 14h30
 
Memória & Informação
Palestra “Uma casa construída com palavras: o Museu da Inocência em Istambul”, ministrada pelo escritor, tradutor e fotógrafo Pedro Afonso Vasquez. Sala de cursos. Entrada franca.
   
26.08
quarta, 18h
 
Palestra “Práticas botânicas e experiências estéticas: as múltiplas faces de Auguste François Marie Glaziou no Brasil do século XIX”
Conferência ministrada por Mariana Reis de Brito (doutora pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas / Botânica da Universidade Federal do Rio de Janeiro). Sala de cursos. Entrada franca.
   
27.08
quinta, 16h
 
Lançamento de "Corpos diversos: imagens do corpo nas artes, na literatura e no arquivo"
O livro, resultado do evento de mesmo nome realizado em 2003, reúne artigos de pesquisadores, artistas e escritores das áreas de literatura, artes visuais e cênicas. Evento com a exibição de vídeo tematizando as performances do corpo. Sala de cursos. Entrada franca.
   
28.08
sexta, 16h
 
Cultura Brasileira Hoje: Diálogos
A série recebe o cartunista Cássio Loredano e o artista plástico Carlos Zilio. O evento terá a participação de dez debatedores conversando com os artistas. Sala de cursos. Entrada franca.
   
 
MÚSICA
27.08,
quinta, 12h30
 
Música no Museu
Concerto do duo formado pelos músicos Edison Monteiro (violino) e Anderson Alves (piano). No programa, composições de A. Corelli e Heitor Villa-Lobos. Auditório. Entrada franca.
   

Nenhum comentário: