quinta-feira, 4 de junho de 2015

REFERÊNCIA MUNDIAL DA MÚSICA INDIANA É ATRAÇÃO NA CAIXA CULTURAL



Ken Zuckerman apresenta repertório com sarod na Série Solo Música no dia 9 de junho em Curitiba

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, no dia 9 de junho (terça-feira), o concerto do músico norte-americano Ken Zuckerman. Uma das maiores referências da música indiana no mundo, o artista fará uma apresentação com seu sarod, instrumento oriental de 25 cordas, na Série Solo Música.

Ken Zuckerman é internacionalmente reconhecido como um dos principais virtuoses de sarod na atualidade. Por três décadas, foi orientado pelo mestre indiano Ustad Ali Akbar Khan. Ele também se apresentou com o maestro Khan em concertos na Europa, Índia e Estados Unidos, bem como executou a música clássica indiana com alguns dos melhores virtuoses de tabla da Índia, entre eles Swapan Chaudhuri, Zakir Hussain e Anindo Chatterjee.

A música clássica indiana traz a improvisação como um dos seus elementos estruturais. Possui um sistema de padrões melódicos chamado de ragas e de padrões rítmicos conhecido como talas. ”Seguindo a tradição, o músico não realiza um programa conjunto, mas sim desempenha diferentes ragas como que inspirados no momento. A escolha de raga não é geralmente uma questão de capricho: de acordo com antigas tradições filosóficas, alguns ragas são considerados adequados para horários específicos, estações do ano, e até mesmo estados de espírito”, explica Zuckerman.

Segundo o músico, “embora existam sistemas de notação, a tradição é em grande parte oral, transmitida por cada mestre aos seus alunos. As performances são apreciadas pelo público, como improvisações de jazz”.

O instrumento
Fortemente assimilado pela cultura indiana, o sarod tem origem persa e se baseia do rabab afegão. Em persa, sarod significa “som bonito” ou “melodia”. Levado à Índia em meados do século 17, o instrumento passou por mudanças e aperfeiçoamentos, chegando a um formato mais longo e com 25 cordas nas mãos de Ustad Ayet Ali Khan (1884-1967) e Allauddin Khan (1862-1972), este último professor do célebre citarista Ravi Shankar.

Ken Zuckerman
Realizou inúmeros projetos misturando diferentes culturas, que incluem o álbum Diáspora sefardi, com Jordi Savall e Hesperion XXI, India meets Pérsia, com o virtuoso Hossein Alizadeh,Modal tapestry I & II, que traz composições de Zuckerman para um conjunto de 14 músicos de tradições diversas. Outro projeto é com o cantor de música medieval Dominique Vellard, que resultou nos álbuns Meeting Two worlds modal music e Indian ragas & medieval song, eleito o CD “Top of the World” pela Songlines Magazine.

Nos últimos anos, Zuckerman fez contribuições significativas para o desenvolvimento de instrumentos tradicionais da Índia. Além de sua extensa agenda de shows, é professor no Conservatório de Música de Basel e do Ali Akbar College of Music, instituição que dirigiu por 27 anos.



Serviço:
Música: Série Solo Música apresenta Ken Zuckerman (sarod)
Local: CAIXA Cultural Curitiba - Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro – Curitiba (PR)
Data: 9 de junho de 2015 (terça-feira)
Hora: 20h
Ingressos: vendas a partir de 6 de junho (sábado). R$ 10 e R$ 5 (meia - conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA. A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura)
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20hDomingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: livre para todos os públicos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes) 

Nenhum comentário: