quarta-feira, 6 de maio de 2015

TECNOLOGIA E FOLCLORE BRASILEIRO SE MISTURAM EM INSTALAÇÃO NA CAIXA CULTURAL CURITIBA


Exposição Folclore Digital, da dupla VJ Suave, abre no dia 12 de maio com vídeo, sons, arte gráfica e poesia

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta a instalação Folclore Digital, da dupla VJ Suave, reconhecida internacionalmente pelo trabalho com intervenções e mídias digitais. Com abertura no dia 12 de maio, terça-feira, o projeto propõe um mergulho nas lendas do folclore brasileiro utilizando elementos tecnológicos multimídia.

Combinando grafite digital, poesia, personagens animados, luzes e música, os artistas Ygor Marotta e Cecilia Soloaga proporcionam aos visitantes uma performance sensorial. A ideia da instalação é dar a crianças e adultos a oportunidade de explorar imagens e sons da natureza, familiarizar-se com lendas do folclore brasileiro e ter contato com novas linguagens de mídia. As antigas histórias populares ganharão vida combinadas com a tecnologia da projeção em video mapping – projeção de imagens em superficies irregulares.

“O público sentirá que penetrou em um outro mundo, em que monstros correm em suas costas e animais se transformam em pessoas sob a luz das estrelas. Som ambiente também será incorporado, criando um cenário acústico e imagético”, explica Ygor.

A trilha eletrônica utilizará referências dos tambores africanos e cantos indígenas. O trabalho explora os quatro elementos da natureza – água, fogo, terra e ar – e quatro das lendas do folclore brasileiro – boto-cor-de-rosa, curupira, mula sem cabeça e saci-pererê.

Ygor Marotta e Cecilia Soloaga, os nomes por trás do VJ Suave, moram em São Paulo e são especialistas em intervenções urbanas e grafite digital. Seus trabalhos já circularam o mundo, tendo passado por Espanha, Suíça, Eslováquia, Argentina, Alemanha e Rússia. Gravaram também quatro curtas metragens: Trip, La cena, Homeless eRun.

Entre suas performances mais conhecidas está suaveciclo, um triciclo adaptado para projetar imagens nas ruas, muros e fachadas. A dupla também iniciou o movimento Mais amor, por favor, em 2009. A frase, que surgiu nos muros de São Paulo, logo passou para os cartazes lambe-lambes, ganhou a internet e hoje está presente em inúmeras cidades brasileiras.


Serviço:
Exposição: Folclore Digital
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Galeria Térreo (Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba)
Abertura: 12 de maio (terça-feira)
Hora: 19h
Visitação: 13 de maio a 28 de junho
Horário da Galeria: terça a sábado das 10h às 20h. Domingo, das 10h às 19h
Ingressos: entrada franca
Informações: (41) 2118-5111
Classificação etária: livre para todos os públicos

Nenhum comentário: