segunda-feira, 4 de maio de 2015

ODETTE ERNST DIAS ABRE SÉRIE SOLO MÚSICA NA CAIXA CULTURAL





A flautista octogenária inaugura sétima temporada do projeto em Curitiba com recital exclusivo que funde composições de épocas distintas

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, em 12 de maio (terça-feira), show da flautista Odette Ernst Dias, que abre a sétima temporada da Série Solo Música em Curitiba. Até o final do ano, serão realizados dez concertos, sempre na segunda terça-feira de cada mês.

O primeiro recital do projeto é uma homenagem à Odette, que, aos 85 anos, realiza recital inédito, baseado no seu álbum solo Horizontes (2011). 

A flautista francesa chegou ao Brasil no início dos anos 1950 e construiu uma carreira sólida como intérprete e professora de flauta. “É um recital perfeito para a abertura da temporada, pela importância de Odette Ernest Dias e pelo repertório escolhido”, conta Alvaro Collaço, produtor, criador e curador da Série.

A musicista é reconhecida pela ousada fusão de obras de compositores de épocas distintas, como o barroco Johann Sebastian Bach e o norte-americano Paul Horn, morto no ano passado, além do barroco François Couperin, do impressionista Claude Debussy e de Heitor Villa-Lobos.

A ideia de convidar Odette para a Série Solo Música surgiu quando Collaço ouviu o álbum Horizontes na Igreja do Caraça, em Catas Altas, interior de Minas Gerais.

Odette uniu as sarabandas das suítes de Bach com as músicas do disco Inside, de Paul Horn, gravado em 1968 no Taj Mahal, quando o compositor viajou com os Beatles à Índia. O álbum traz o espírito dos dois compositores: a música abstrata de Bach e a world music de Horn, que explorou a acústica de espaços como a pirâmides do Egito e o Taj Mahal.

A flautista:
Odette Ernest Dias graduou-se em 1951 pelo Conservatório Nacional Superior de Música de Paris, no Curso Superior de Música, sendo contemplada com o primeiro prêmio de Flauta e a medalha de Estética. Ainda nesse ano, participou do Concurso Internacional de Genebra (Suíça) e foi agraciada com a Primeira Medalha de Flauta.

Em 1952, veio para o Brasil, e recebeu o convite do Maestro Eleazar de Carvalho para fazer parte da Orquestra Sinfônica Nacional, na qual atuou até 1974. Também integrou as orquestras das rádios Tupi, Mayrink Veiga e Nacional e da TV Globo. Participou de gravações com inúmeros artistas da música popular. Exerceu as funções de solista de orquestra, recitalista e camerista. Fundou a Camerata do Rio.

De 1974 a 1994, deu aulas de flauta, Estética e Musicologia na Universidade de Brasília e foi professora visitante da Universidade do Texas em Austin (EUA, 1982) e da Universidade Federal de Minas Gerais em 1992. Gravou diversos discos, entre eles, RecitalSarau brasileiro,História da flauta brasileiraCarlos GomesModinha sem palavrasSonatas de BachLe rossignol e Horizontes. Publicou o livro Mateus-André Reichert: um flautista belga na corte do Rio de Janeiro, pela Editora Universidade de Brasília/CNPq. Foi agraciada pela Funarte e pelo governo do Distrito Federal com a Comenda de Mérito Cultural por suas atividades musicais. É cidadã honorária de Brasília.


Serviço:
Música: Série Solo Música apresenta Odette Ernest Dias (flauta)
Local: CAIXA Cultural Curitiba - Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: 12 de maio de 2015
Hora: terça-feira, às 20h
Ingressos: vendas a partir de 9 de maio (sábado). R$ 10 e R$ 5 (meia - conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA. A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura )
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: livre para todos os públicos
Lotação máxima: 125 lugares (dois para cadeirantes)

Nenhum comentário: