quinta-feira, 7 de maio de 2015

JAZZISTA ITALIANO FAZ SHOW PARA LANÇAR MIA CARA CURITIBA


 
O lançamento da programação do Mia Cara Curitiba 2015 será realizado na próxima-segunda-feira (11/5), com show do saxofonista italiano Enzo Favata, um dos mais respeitados músicos do estilo em seu país. Ele se apresenta no Teatro Guaíra, às 20h, com entrada franca, para celebrar a proximidade do evento. O Mia Cara, realizado pela Embaixada da Itália no Brasil e Consulado da Itália em Curitiba, acontecerá de 23 a 31 de maio, com eventos nas áreas da música, artes plásticas, cinema, dança, gastronomia e terá até uma pedalada cultural - a grande maioria gratuitos. A produção é do Solar do Rosário Arte e Cultura.
 
Os ingressos para o show podem ser retirados no Solar do Rosário, gratuitamente. O Mia Cara Curitiba foi viabilizado via Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, com patrocínio das empresas Blount, CNH/New Holland, Peróxidos, Incepa, Propex, Igarashi e GME.
 
Enzo Favata conta com mais de 30 anos de carreira dedicados à música, contando com trilhas sonoras para cinema, teatro, apresentações solo e em orquestras e 16 discos com suas produções. Seu repertório vai do clássico ao popular, coletando influências regionais italianas da Sardenha. Entram na mistura ainda rock, tango, milonga e outras melodias. Sua banda traz os músicos Danilo Gallo (baixo), UT Gandhi (bateria) e Enrico Zanisi (Piano), todos experimentados no circuito jazzístico europeu contemporâneo.
 
SERVIÇO: SHOW COM ENZO FAVATA QUARTETO
 
DATA: Segunda-feira (11/5)
HORÁRIO: às 20h
ENTRADA: franca - Os ingressos devem ser retirados no Solar do Rosário, nos seguintes horários: De segunda à sexta-feira, das 10h às 20h. Sábado, das 10h às 17h.
LOCAL: Teatro Guaíra
 
DEMAIS EVENTOS DO MIA CARA CURITIBA:
 
CINEMA – MOSTRA: O FAROESTE AL DENTE DE SERGIO LEONE
 
Os filmes de Sergio Leone que criaram o gênero Western Spaghetti ganham destaque na Cinemateca de Curitiba com exibições entre os dias 23 e 28 de maio. Com curadoria de Antonio Cava, seis filmes foram selecionados para representar os trabalhos mais marcantes da carreira deste que é um dos maiores diretores do cinema italiano. O evento de abertura, no Museu Oscar Niemeyer, contará com apresentação da Orquestra à Base de Corda de Curitiba e bate-papo com o crítico Marden Machado e o cineasta Marcos Jorge.
 
Abertura: dia 23 de maio (sábado) no Museu Oscar Niemeyer - 16h – com Orquestra à Base de Corda de Curitiba, exibição de vídeo com cenas dos filmes de SergioLeone e bate-papo com o crítico Marden Machado, o cineasta Marcos Jorge e o curador Antonio Cava
 
Exibição dos filmes na Cinemateca de Curitiba:
- Era Uma Vez no Oeste – dia 23 de maio, sábado, 19h
- Por um Punhado de Dólares – dia 24 de maio, domingo, 17h
- Por Uns Dólares a Mais – dia 24 de maio, domingo, 19h
- Três Homens em Conflito – dia 26 de maio, terça-feira, 19h
- Quando Explode a Vingança – dia 27 de maio, quarta-feira, 19h
- Era Uma Vez na América – dia 28 de maio, quinta-feira, 19h
 
SERVIÇO: MOSTRA: O FAROESTE AL DENTE DE SERGIO LEONE
 
DATA: dias 23, 24, 26, 27 e 28 de maio.
HORÁRIOS: dias 23, 26, 27 e 28 as 19h. Dia 24 as 17h.
ENTRADA: franca
LOCAL: Cinemateca de Curitiba - Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco.
 
 
CINEMA - MOSTRA ETTORE SCOLA
 
Outro grande diretor italiano ganha espaço na mostra de cinema que toma conta da Cinemateca, entre os dias 29 e 31 de maio: Ettore Scola. Outro grande nome do cinema italiano, o diretor expõe temas relevantes e delicados como o anti-semitismo, o ativismo político e os conflitos humanos. Serão exibidos os filmes “Concorrência Desleal”, “Feios, Sujos e Malvados” e “Nós que Nos Amávamos Tanto”.
 
Exibição de filmes na Cinemateca:
- Concorrência Desleal – dia 29 de maio, sexta-feira, 19h
- Feios, Sujos e Malvados – dia 30 de maio, sábado, 19h
- Nós que nos Amávamos Tanto – dia 31 de maio, domingo, 19h
 
SERVIÇO: MOSTRA ETTORE SCOLA
 
DATA: de 29 a 31 de maio.
HORÁRIOS: às 19h.
ENTRADA: franca
LOCAL: Cinemateca de Curitiba - Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco.
 
 
EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA DE NICODEMO MISITI
 
O fotógrafo italiano Nicodemo Misiti ganha exposição no Paço da Liberdade com duas mostras: Formosa Arberia e Luz & Sombra. A abertura da exposição acontece no dia 13, com imagens expostas até o dia 31. Misiti, formado em Línguas Modernas, começou a trabalhar com fotografia em 1996. Em 2000, abriu um Estudo de produções multimídia em Corigliano Calabro. Hoje, dá cursos na área e expõe seus trabalhos, com temas que passam por tradições culturais e linguísticas, os quatro elementos e luzes e sombras.
 
Em Formosa Arberia, ele retrata os moradores de regiões povoados por descendentes de albaneses, no Sul da Itália, que preservam sua identidade por meio de costumes e trajes típicos. Já em Luz & Sombra, as lentes buscam retratar exclusivamente em preto e branco o lado histórico, cultural, antropológico, religioso e natural da Calábria. A série de retratos mostra o cotidiano de pescadores, festas populares, tradições gastronômicas e outros momentos da vida na localidade.
 
SERVIÇO: EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA DE NICODEMO MISITI
 
DATA: de 13 a 31 de maio.
HORÁRIO PARA VISITAÇÃO: Terça a sexta-feira, das 10h às 21h; Sábados, das 10h às 18h; Domingos e feriados, das 11h às 17h.
ENTRADA: franca
LOCAL: Paço da Liberdade – Praça Generoso Marques, 189 – Centro, Curitiba, PR
 
 
EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA - “A  Festa Ru me paisi” (“A Festa da minha cidade”)
Fotografo: Massimo Palimigiano (Italiano)   Curadora: Francisca Guimarães
 
A paixão de Massimo Palmigiano pela fotografia ganha as paredes do Museu da Fotografia. Imagens do fotógrafo italiano ficam expostas do dia 23 a 31 de maio, na programação do Mia Cara Curitiba. A relação do artista com a fotografia vem da infância, mas o uso profissional da imagem acontece a partir dos anos 2000. Depois de passar por campanhas publicitárias, produz fotos autorais e se torna jurado e organizador de importantes prêmios e competições de fotografia na Itália.
 
SERVIÇO: EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA - “A  Festa Ru me paisi”
 
DATA: de 23 a 31 de maio
HORÁRIO: terça a sexta das 9h às 12h e das 14h às 18h, e sábado e domingo das 12h às 18h.
ENTRADA: franca
LOCAL: Museu da Fotografia – R. Presidente Carlos Cavalcanti, 533 – Centro, Curitiba, PR.
 
 
MÚSICA ERUDITA - FABIO BONIZZONI E CAMERATA ANTIQUA
 
O cravista italiano Fabio Bonizzoni encontra a Camerata Antiqua de Curitiba para dois shows especiais durante o Mia Cara. As apresentações acontecem nos dias 30 e 31, na Capela Santa Maria. Bonizzoni é considerado um dos principais cravistas e organistas de sua geração. Formou-se em órgão barroco e cravo no Conservatório de Haia, estudando com Ton Koopman. A Camerata Antiqua, em seus 37 anos de existência, se consolidou como forte nome da cultura curitibana, com reconhecimento nacional.
 
SERVIÇO: MÚSICA ERUDITA - FABIO BONIZZONI E CAMERATA ANTIQUA
 
DATA: 30 e 31 de maio
HORÁRIO: a partir das 18h30
ENTRADA: R$20,00 (50% desconto para Clube do Assinante Gazeta do Povo, estudantes, idosos.)
LOCAL: Capela Santa Maria – R. Conselheiro Laurindo, 273 – Centro, Curitiba, PR.
 
 
CORAIS ITALIANOS
 
Com o cenário belíssimo da Catedral de Curitiba compondo o pano de fundo, cinco corais especializados em canções italianas se apresentam numa noite única e mágica. Temas populares e eruditos se encontram nos repertórios, que prometem preencher com muita emoção este encontro musical. Participam da apresentação o Coral Allegro, Coral Folclórico Italiano Santa Felicidade, Coral Itálico, Coral da Sociedade Dante Alighieri e Coral da Catedral Basílica de Curitiba.
 
SERVIÇO: CORAIS ITALIANOS
 
DATA: 29 de maio
HORÁRIO: às 19h
ENTRADA: franca
LOCAL: Catedral de Curitiba - Pça. Tiradentes - Centro, Curitiba, PR.
 
 
DANÇA FOLCLÓRICA ITALIANA
 
A alegria das danças folclóricas italianas toma conta do Memorial de Curitiba. Grupos de várias partes da cidade participam deste evento, levando mais música e diversão para o Mia Cara Curitiba 2015. Participam: Grupo Folclórico Italiano Santa Felicidade, Grupo Giardino D'Amuri,  Grupo Dante Aliguieri, Grupo de Rondinha, Grupo Isola Del Sole, Grupo Piccola Itália, Grupo Ítalo Brasileiro.
 
SERVIÇO: DANÇA FOLCLÓRICA ITALIANA
 
DATA: 31 de maio
HORÁRIO: às 9h
ENTRADA: franca
LOCAL: Memorial de Curitiba – R. Dr. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco, Curitiba, PR.
 
 
TOUR CULTURAL - DESCIDA DE TREM PARA MORRETES
 
Uma das novidades desta edição do Mia Cara Curitiba é o passeio cultural de trem pela Serra do Mar. O evento acontece no dia 30, com um trem da Serra Verde Express saindo de Curitiba em direção a Morretes às 8h15. No caminho, a vista da Mata Atlântica é acompanhada por uma trilha sonora italiana, além de surpresas ligadas ao país homenageado. A linha férrea, que contou com o engenheiro italiano Antonio Ferrucci como um dos principais coordenadores, completa 130 anos em 2015. Participaram da obra centenas de imigrantes italianos, muitos deles perdendo sua vida em acidentes de trabalho.
 
SERVIÇO: DESCIDA DE TREM PARA MORRETES
 
DATA: 30 de maio, sábado
HORÁRIO: saída 8h15
INGRESSO: a confirmar
LOCAL: saída da Rodoferroviária de Curitiba - Av. Presidente Affonso Camargo, 330 - Jardim Botânico, Curitiba, PR.
 
 
BICICLETADA CULTURAL
 
As duas rodas voltam a ganhar destaque no Mia Cara Curitiba. Dessa vez, o convite é para que os ciclistas enfeitem suas bikes com motivos italianos, para um passeio pela Avenida Cândido de Abreu. As bicicletas decoradas de forma mais criativa vão ganhar prêmios. O passeio terá duração na medida para comportar tanto crianças como adultos. O que vale mais é a criatividade e a diversão.
 
SERVIÇO: BICICLETADA CULTURAL
 
DATA: 31 de maio
HORÁRIO: 10h
ENTRADA: franca
LOCAL: Ciclofaixa da Avenida Cândido de Abreu - Centro Cívico, Curitiba, PR.
 
 
GASTRONOMIA - FEIRA GASTRONÔMICA DO MIA CARA CURITIBA
 
Grandes chefs, restaurantes consagrados e aulas show fazem parte da Feira Gastronômica do Mia Cara Curitiba, que ganha sua segunda edição, embalada pelo sucesso do ano passado. Mais de quinze restaurantes vão apresentar os pratos, temperos e sabores que fazem da comida italiana uma das mais celebradas do mundo. Em clima de descontração, as delícias serão servidas em barraquinhas que permitem o contato direto com os mestre-cucas. Estão confirmados Marcolini Gastronomia, Empório Rosmarino, Alfredo’s Gallery, Armazém La Grappa, Geppetto Pizzaria, Ristorante Salumeria, Zea Mais, Cantina do Délio, Salumeria Monte Bello, Osteira Capitolina, Quermesse, Armazém Santo Antonio, Paneolio, Cuori di Cacau e Vinícola Família Fardo. Chefs do Centro Europeu vão fazer aulas show e atrações musicais garantirão a trilha sonora.
 
SERVIÇO: FEIRA GASTRONÔMICA DO MIA CARA CURITIBA
 
DATA: 23 de maio
HORÁRIO: das 11h às 17h
ENTRADA: R$10,00 (50% desconto para Clube do Assinante Gazeta do Povo, estudantes, idosos. Crianças até 10 anos não pagam entrada)
LOCAL: Museu Oscar Niemeyer - R. Mal. Hermes, 999 - Centro Cívico, Curitiba, PR.
 
 
BUFFET TEMÁTICO DO RESTAURANTE DO SENAC
 
Para prestar homenagem ao Mia Cara Curitiba, o Restaurante do Senac promove um buffet temático italiano no dia 26 de maio. No cardápio, saladas, massas, carnes, peixes e sobremesas preparados com receitas daquele país.
 
SERVIÇO: BUFFET TEMÁTICO DO RESTAURANTE DO SENAC
 
DATA: 26 de maio
HORÁRIO: almoço, das 11h30 às 14h
VALOR: R$ 35,50 por pessoa
LOCAL: Restaurante do Senac - R. André de Barros, 750 - Centro, Curitiba, PR.
 
 
 

Nenhum comentário: